Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

A cozinha a nu: uma visão renovadora do mundo da gastronomia


Esse é um daqueles livros bem atípicos pois é um livro do cozinheiro Espanhol com mais estrelas Michelin, porém sem receitas. É um livro com olhar pessoal do cozinheiro em relação a diversos temas que envolvem a gastronomia e o cotidiano de um Chef. Um livro muito legal tanto para quem está começando a gostar de cozinhar como para aqueles mais avançados na relação com os alimentos.

Vou colocar descrever aqui um pouco da contracapa do livro:"...Santi Santamaria, o cozinheiro espanhol com mais estrelas Michelin, tenta responder a essas e outras perguntas em um livro atípico e sugestivo, sem receitas mágicas, mas salpicado de recordações e referências pessoais e profissionais, escrito à margem das modas imperantes e contra a cozinha-espetáculo por alguém que passou a vida toda entre fogões e que, acima de tudo, sente um amor extraordinário pela cozinha mediterrânea...."

No livro o autor traz para o debate assuntos como: o mundo visto a partir dos rótulos, peixes do mercado versus produtos de viveiros de peixes, o significado de sustentabilidade na cozinha, produtos orgânicos, ecológicos e biológicos dentre outros. Termino esse post com uma de suas passagens: "Muito se tem escrito sobre o movimento da nouvelle cuisine (1973) desenvolvido na França, imediatamente depois dos acontecimentos de maio de 1968, e sobre a importância que ele representou para a culinária. Hoje, algumas décadas após seu nascimento, podemos avaliá-lo. Seus dez mandamentos, de acordo com a proposta de Christian Millau e Henri Gault, ainda são válidos? Vamos repassá-los:

1) Reduzir a complicação inútil
2) Reduzir os tempos de cocção e recuperar a cocção a vapor
3) Praticar uma cozinha de mercado, selecionando o melhor produto fresco
4) Aliviar o cardápio para poder trabalhar apenas com o produto fresco
5) Evitar temperos e faisandages
6) Eliminar os molhos pesados, brancos e gratinados
7) Voltar à gastronomia regional
8) Interessar-se pelas técnicas de vanguarda
9) Buscar uma cozinha dietética
10) Ser inventivo"

Livro: A cozinha a nu: uma visão renovadora do mundo da gastronomia
Autor: Santi Santamaria 
Tradução: Magda Lopes
Número de páginas: 280 páginas
ISBN: 978-85-7359-863-6
Ano de edição: 2009






Posts Relacionados:









Posts Relacionados









Sabia que aqui no blog tem mais de 50 títulos que já li e gostei?

A maior parte dos meus livros compro na Amazon então deixo abaixo link para você, também, poder ver o livro na Amazon.  Se você não tem tempo agora mas quer lembrar de ver em outro momento faz como eu: entra na Amazon e coloca o livro no carrinho para ver depois.


Gostou do conteúdo? Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

No Instagram: @svdanielle

No Facebook: @svdanielle

No Facebook: @sobremarmita (Marmita: para levar para o trabalho e ou piquenique)

No Facebook: @dsegundamao (Sustentabilidade)

Bom trabalho!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

A razão pela qual incluímos um guia como este em um blog focado em Educação Estratégica e Gerencial é que a organização e o respeito ao espaço coletivo são aspectos essenciais em qualquer ambiente de trabalho. Bons hábitos e práticas de convivência podem influenciar significativamente a produtividade e a harmonia entre as equipes, refletindo diretamente na eficácia gerencial e no sucesso organizacional.  Assim, mesmo dicas como o uso adequado da geladeira coletiva contribuem para um ambiente de trabalho mais eficiente e colaborativo, alinhando-se perfeitamente com os princípios da Educação estratégica e gerencial que promovemos. 1. Lembre-se: a geladeira é coletiva, não apenas sua Bons hábitos de higiene e limpeza são essenciais em uma geladeira compartilhada. Mas se você ainda não tem, não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2. Armazene seus alimentos em um espaço específico Colocar uma maça em uma pratel...

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

🕒  Tempo de leitura: de 4 a 5 minutos  - Você tem uma geladeira coletiva na empresa e está se perguntando se precisa de regras? Sim, precisa - e não apenas por questões de organização, mas por respeito à convivência e à cultura da empresa.   Regras são fundamentais por pelo menos dois motivos principais:  1. A cultura da empresa deve estar presente em todos os espaços.  Ambientes compartilhados, como a cozinha e a geladeira, também refletem os valores da organização. Regras claras e visíveis reforçam comportamentos desejados e mostram que o cuidado com o coletivo está em todos os detalhes. 2. Toda atividade coletiva exige normas para funcionar bem. Quando várias pessoas utilizam o mesmo espaço, é essencial que haja orientações prévias sobre como se comportar. Preferencialmente, essas regras devem ser comunicadas antes do "jogo começar", para que todos saibam o que é esperado e possam contribuir com o bom uso do ambiente.  📌Uma sugestão prática: ter um Gui...

Não seja leva e traz!

Situação muito mais comum do que se imagina é a do " leva e traz" . Mas o que significa uma pessoa "leva e traz"? é o colega de trabalho que não se sente um fofoqueiro (mas é) e entende que contando assuntos que sabe é uma forma de alertar ou mesmo "ajudar" os colegas de trabalho . Essa pessoa gosta, geralmente, de manipular os outros por intermédio da informação privilegiada. Fique atento com esse colega pois, muitas vezes, ele está disposto a levar e trazer um assunto desnecessário. Dificilmente ele está concentrado em seu trabalho e sabe tudo que acontece com os outros dentro da empresa. Lamentavelmente, alguns líderes têm essa pessoa como "pessoa de confiança" mal sabem eles que esse colaborador (que não colabora de forma nenhuma) leva e traz informações inclusive do chefe e da empresa . Ele não poupa ninguém. Se você tem um colega que com frequência conta histórias que soube de outros colegas ou do chefe: desconfie! pois ele nã...