A micro empresa familiar é envolvida por um carinho muito grande de seus administradores, porém esse amor, muitas vezes, deixa a empresa muito pessoal e pouco profissional. Principalmente, diante da reclamação de um cliente: a queixa é vista como ofensa pessoal.
Mesmo quando a micro empresa familiar tem um gerente esse profissional é descredibilizado quando sugere alguma mudança baseada em reclamação de clientes. Quando isso acontece o profissional se resigna a fechar a boca e seguir seu trabalho sem muitos palpites e, lamentavelmente, ele está certo pois pode perder o emprego se avançar com o assunto que foi banalizado pelo empreendedor.
Existem micro empresas familiares que são profissionalizadas? sim! sem dúvida! Todavia, o assunto de hoje é para as que não são. Existem clientes que reclamam do que não gostam (o que é ótimo para que serviços e produtos possam ser repensados) mas, também, existem os que não gostam e nunca mais aparecem.
Então: acredite! Leve em consideração quando um cliente faz uma reclamação e não para achar culpados e sim para avaliar o que daquela reclamação pode ser usada para melhorar processos gerenciais. Não desconsidere ou tome como ofensa pessoal.
Post Relacionado:
Organização: agrupar os semelhantes
Postura no atendimento
Chefe = Líder?
Faça triunfar seus princípios profissionais por conta própria
Seja impecável com sua palavra!
No meu instagram faço postagens sobre trabalho: Desenvolvimento profissional, livros, marmitas, mentoria, relacionamentos no trabalho e sustentabilidade! Me segue por lá: @svdanielle
No Facebook: @svdanielle
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!
Felicidades!