Em muitos anúncios que buscam colaboradores é muito comum constar a palavrinha que parece mágica: ser pró-ativo! Mas o que significa ser pró-ativo? Ser pró-ativo é antecipar futuros problemas, necessidades ou mudanças para o bom desempenho da sua atividade.
Porém, a pró-atividade é muito confundida com quantidade de tarefas terminadas, com pessoas falantes, agitadas, populares e/ou ágeis. Isso não é pró-atividade. Uma pessoa que faz uma quantidade volumosa de tarefas por dia e não pensa na influência e nas consequências delas em curto, médio e longo prazo não é um pró-ativo e sim um fazedor de tarefas. Isso quer dizer ansioso para fazer quantidade de tarefas mas muitas vezes não entrega qualidade. Fato é que: na maior parte das vezes, o pró-ativo pensa na qualidade do que está entregando até porque ele é um antecipatório.
Um profissional pode ser calmo, lento, tranquilo e ser pró-ativo. Portanto, é necessário pensar em quais atividades esse profissional que está faltando na empresa irá desempenhar pois nem todas elas irão exigir um pró-ativo.
Posts Relacionados:
No meu instagram faço postagens sobre trabalho: Desenvolvimento profissional, livros, marmitas, mentoria, relacionamentos no trabalho e sustentabilidade! Me segue por lá: @svdanielle
No Facebook: @svdanielle
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!
Felicidades!