Vamos começar esclarecendo que admirar um profissional é diferente de bajular e/ou adular alguém. Essa admiração a qual vamos refletir hoje é aquela quando pensamos: "esse profissional é tão bom em determinada função que eu adoraria ser igual a ele". Ser igual a ele também não é o mesmo que querer o lugar dele ok?
Observe que quando admiramos algo em alguém tendemos a pensar que o profissional é perfeito, simplesmente, não erra nunca. O que não é verdade! Podemos e devemos admirar profissionais mas temos que ter consciência do que admiramos naquela pessoa. É um determinado trabalho? é uma determinada atividade? é uma determinada decisão? é a postura? é a ética? é o quê?
No momento que percebemos que podemos admirar um profissional em uma determinada situação ou atitude passamos a ser mais genuínos em nossas colocações e assim não sendo confundidos com um bajulador. Por exemplo: desejo expressar minha admiração para um profissional que fez um trabalho incrível (perceba: um determinado trabalho incrível). Vou dizer: "fulano, gostaria de te dizer que achei seu tal trabalho muito bom, que legal, parabéns" ou "fulano, gostaria de lhe dizer que o seu tal trabalho foi inspirador pra mim! colaborou muito com meu crescimento profissional".
O que evitar: "fulano que trabalho incrível você faz! é muito perfeito!". As afirmações estão deixando subentendido que todo o trabalho desse profissional é perfeito para quem está elogiando. Porém, é quase impossível isso acontecer pois todas as pessoas erram inclusive os melhores profissionais do mundo. Então quando alguém faz um elogio tão genérico tende a parecer um bajulador e não uma expressão genuína de admiração.
Posts Relacionados:
No instagram faço postagens sobre trabalho: Desenvolvimento profissional, empreendedorismo, livros, marmitas, mentoria, relacionamentos no trabalho e sustentabilidade! Me segue por lá: @svdanielle
No Facebook: @svdanielle
Para receber por e-mail posts e novidades se inscreve no blog!
Bom Trabalho!
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!
Felicidades!