Frases comuns: "Fulano (a) não é de confiança", "meu chefe não dá para confiar", "sicrano é malandro, cuidado" etc. Mas e você? é uma pessoa confiável? Você tem atitudes cofiáveis?
O mais comum de grande parte dos profissionais é perceber no outro características que não são observadas em si. Porém, o observador não tem gerência sobre a vida e as escolhas do observado, por isso, é mais relevante olhar para si e tentar perceber quais as mudanças que podem ser feitas na própria vida.
O líder confiável exerce um grande poder de influência em sua equipe. Porém, a confiança não é um presente que é recebido e sim uma relação que é trabalhada e conquistada com o tempo. Muitos profissionais têm a confiança como um presente e nesse momento ela é confundida com manipulação. Uma relação de confiança é pautada no ganha - ganha. Já uma relação pautada em manipulação é fruto do egoísmo e benefício próprio e não comum.
Exercer atitudes confiáveis é essencial para a construção dessas relações profissionais para isso é necessário: não contar mentiras, nem mesmo pequenas mentirinhas, ter atitudes em conformidade com o discurso ( exemplo de atitude que não condiz com o discurso: diz não ter dinheiro para pagar os salários em dia mas expõe viagens e vida de ostentação na internet), não falar da vida das outras pessoas, exigir dos funcionários atitudes que são perceptíveis em si (educação, respeito, tom de voz adequado), etc.
Antes de cobrar atitudes adequadas elas devem partir do líder.
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