Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Mailchimp intuitivo

Reflexões sobre o diálogo: "Oi chefe, sabe aquela tarefa que você me explicou ontem?..."




Vamos refletir sobre esse diálogo? Lembrando que a intenção ao analisarmos esse diálogo não é crucificar ninguém e sim tornarmos os relacionamentos profissionais diários mais saudáveis condizentes com o ambiente. 

Reflexões: 

O colaborador está com dúvida e pediu ajuda! o que é ótimo! O líder imediato não lançou uma solução para dúvida e sim uma resposta que não ajuda em nada nem a prosperidade das tarefas e menos ainda no desempenho do colaborador. 

O líder de uma equipe tem o papel de ser facilitador e guia do trabalho da equipe para que juntos cheguem aos objetivos almejados. Ele pode estar ocupado em determinados momentos ou sem paciência? sem dúvidas mas ainda sim tem a responsabilidade de mostrar o caminho. Visando isso vou listar abaixo alguns exemplos de respostas que seriam condizentes com as intenções:

a) Quem sabe você pode pedir ajuda para fulano? Nesse momento estou ocupado mas gostaria de ajudar a solucionar sua questão. Se fulano não conseguir ajudar ou você não entender - retorne daqui uma hora que vou te explicar.

Nesse exemplo: o líder não pode ajudar mas trouxe soluções paliativas para o momento. 

b) Lembra daquele projeto que fizemos na semana passada? lá você irá encontrar a resposta para sua dúvida. Se não encontrar retorne aqui.

Nesse exemplo: o líder mostrou um caminho e mesmo assim se manteve o diálogo aberto quando diz para o colaborador retornar caso siga com a dúvida.

c) Podemos conversar dentro de uma hora? Nesse período você pode ir desenvolvendo a parte do trabalho que tem certeza? Se essa parte da dúvida é primordial para seguir quem sabe você vai adiantando outra tarefa? você tem essa outra tarefa?

Nesse exemplo: o líder se mostrou disponível para dialogar em uma hora e também gerenciou as tarefas a serem executadas para não deixar o colaborador sem produzir por uma hora.

Nesse post me refiro a uma equipe que tenha um líder direto seja ele o proprietário da empresa ou um contratado para o cargo. 

O líder vai passar boar parte do seu tempo ensinando sua equipe tudo que sabe e ensinar é escutar, ensinar é mostrar caminhos possíveis e ensinar é estar aberto ao diálogo

Posts Relacionados:






No meu instagram faço postagens sobre trabalho: Desenvolvimento profissional, livros, marmitas, mentoria, relacionamentos no trabalho e sustentabilidade! Me segue por lá: @svdanielle

No Facebook: @svdanielle

Para receber por e-mail posts e novidades se inscreve no blog!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

  1 - Lembre que ela é coletiva e não apenas sua:  Os bons hábitos de higiene e limpeza devem prevalecer em uma geladeira coletiva . Mas se você não tem bons hábitos de higiene e limpeza não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2- Armazene os seus alimentos em um espaço específico dentro da geladeira. Um alimento em cada canto, não: ok? Uma maçã em uma prateleira, um pote em outra e a garrafinha em outra: não é prático. Se todos os alimentos estiverem concentrados apenas em um canto da geladeira será mais fácil administrar a validade deles. 3 - Consuma apenas o que é seu!  Pode parecer estranho para alguns essa colocação mas para outros não! É muito comum uns consumirem os lanches dos outros sem permissão? Sim! Não deveria ser assim? Não! Mas sempre é tempo de aprender e ter atitudes melhores . Principalmente, na geladeira coletiva da empresa.  4 - Derramou algo? no mesmo momento: limpe. Cada um deve limpar

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras, por alguns motivos, são muito  importantes - aqui destaco dois deles: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira coletiva da empresa ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa maneira não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de trab

Como resolver um problema?

As vezes resolver problemas não é nada fácil! O mais importante é focar na solução pois o problema  existe. Então fiz quatro folhas (planners) para ajudar você a ponderar as possíveis soluções e ver qual será a mais acertada para aquele momento de vida.  Todas as folhas estão disponíveis para impressão só clicar nos títulos: 1) Folha 1 a) Preencha seu nome e data do dia.  b) Título do Problema: escreva o nome que você deu para esse problema. c) Resumo do Problema: escreva brevemente o que está acontecendo.  d) Possível Solução 1: Descreva a primeira forma de solucionar o problema que você pensou. e) A favor (prós) da solução 1: Relacione todos os pontos que são favoráveis a essa decisão. f) Contras da solução 1: Relacione todos os ponto que são desfavoráveis a essa decisão. g) A solução 1 atende ou não as minhas expectativas? por quê?: Compare os prós e contras e faça uma observação crítica dos dois e reflita qual o que mais atende a suas expectativas.