Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Reconhecimento

       

Reconhecer o trabalho de quem faz bem feito é um dos primeiros itens na lista motivacional da equipe. Mas não é o reconhecimento falso ou apenas para constar e sim aquele que é feito genuinamente. Me refiro a elogios diretos para o profissional e verbais - por exemplo: o líder pede um trabalho e o colaborador fez acima do esperado ou muito satisfatório. Assim que for constatada essa bem feitoria: faça um elogio e reconheça os atributos daquele trabalho. 

Outra forma de reconhecimento é premiar os colaboradores que se destacam no mês ou na semana e quem mais se destacou no ano receber um prêmio mais interessante no final daquele ano. Aqui seria o conhecido como "funcionário do mês" não gosto muito desse termo pois ficou um tanto pejorativo ao longo dos anos.

 Reconhecimentos como: metas batidas, trabalhos bem feitos, pontualidade, assiduidade etc. devem ter regras claras e não devem ser abertas exceções (se o prêmio para pontualidade na entrega de trabalhos for todos eles ao longo de um mês e a pessoa se atrasou com um - ela não terá direito ao prêmio). E ainda: podem ser avaliados outros pontos dentro de um projeto mas eles devem ser listados claramente para os colaboradores e de preferência por escrito. O líder deve observar se as regras  e critérios foram compreendidas por todos e estar disposto a sanar dúvidas sempre que surgirem.

Mas e os prêmios? Um bombom engaja alguém? Na minha concepção os prêmios devem ser de interesse de todos pois se não forem relevantes ninguém se motivará a preencher os requisitos para receber. 

Ouço muito a seguinte frase: "Mas eu já reconheço meus funcionários com comissão". Comissão não é reconhecimento e menos ainda favor. Comissão é um acordo/benefício que, geralmente, é feito  no momento que o profissional é contratado. Outra frase comum: "Mas eu reconheço os meus funcionários - quando viajo trago presentes e as vezes compro lanches para tarde". Parabéns! Você gosta das pessoas que trabalham com você mas isso é agrado e não reconhecimento profissional". 

Aprender a observar o lado profissional das pessoas e querer que elas evoluam e se desenvolvam profissionalmente faz parte do reconhecimento e é um exercício constante.

Posts Relacionados






No meu instagram faço postagens sobre trabalho: Desenvolvimento profissional, livros, marmitas, mentoria, relacionamentos no trabalho e sustentabilidade! Me segue por lá: @svdanielle

No Facebook: @svdanielle

Meu canal do youtube: Danielle SV

Para receber por e-mail posts e novidades se inscreve no blog!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

A razão pela qual incluímos um guia como este em um blog focado em Educação Estratégica e Gerencial é que a organização e o respeito ao espaço coletivo são aspectos essenciais em qualquer ambiente de trabalho. Bons hábitos e práticas de convivência podem influenciar significativamente a produtividade e a harmonia entre as equipes, refletindo diretamente na eficácia gerencial e no sucesso organizacional.  Assim, mesmo dicas como o uso adequado da geladeira coletiva contribuem para um ambiente de trabalho mais eficiente e colaborativo, alinhando-se perfeitamente com os princípios da Educação estratégica e gerencial que promovemos. 1. Lembre-se: a geladeira é coletiva, não apenas sua Bons hábitos de higiene e limpeza são essenciais em uma geladeira compartilhada. Mas se você ainda não tem, não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2. Armazene seus alimentos em um espaço específico Colocar uma maça em uma pratel...

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras, por alguns motivos, são muito  importantes - aqui destaco dois deles: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira coletiva da empresa ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa maneira não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de ...

Como resolver um problema?

Ás vezes, resolver problemas não é nada fácil! A parte mais importante é focar na solução, pois o problema  existe. Para ajudar você a ponderar as possíveis soluções e escolher a mais adequada para o momento de vida, criei quatro folhas (planners) que estão disponíveis para impressão. Basta clicar nos títulos: 1) Folha 1 a) Preencha seu nome e data do dia.  b) Título do Problema : escreva o nome que você deu para esse problema. c) Resumo do Problema : descreva brevemente o que está acontecendo.  d) Possível Solução 1 : descreva a primeira forma que pensou para solucionar o problema. e) Prós da solução 1 : liste todos os pontos favoráveis a essa decisão. f) Contras da solução 1 : liste todos os pontos desfavoráveis a essa decisão. g) A solução 1 atende ás minhas expectativas? Por quê? : compare os prós e contras, faça uma observação crítica e reflita sobre qual deles melhor atende às suas expectativas. 2) Folha 2 A folha 2 é idêntica a fol...