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Reconhecimento

       

Reconhecer o trabalho de quem faz bem feito é um dos primeiros itens na lista motivacional da equipe. Mas não é o reconhecimento falso ou apenas para constar e sim aquele que é feito genuinamente. Me refiro a elogios diretos para o profissional e verbais - por exemplo: o líder pede um trabalho e o colaborador fez acima do esperado ou muito satisfatório. Assim que for constatado essa bem feitoria: faça um elogio e reconheça os atributos daquele trabalho. 

Outra forma de reconhecimento é premiar os colaboradores que se destacam no mês ou na semana e quem mais se destacou no ano receber um prêmio mais interessante no final daquele ano. Aqui seria o conhecido como "funcionário do mês" não gosto muito desse termo pois ficou um tanto pejorativo ao longo dos anos.

 Reconhecimentos como: metas batidas, trabalhos bem feitos, pontualidade, assiduidade etc. devem ter regras claras e não devem ser abertas exceções (se o prêmio para pontualidade na entrega de trabalhos for todos eles ao longo de um mês e a pessoa se atrasou com um - ela não terá direito ao prêmio). E ainda: podem ser avaliados outros pontos dentro de um projeto mas eles devem ser listados claramente para o colaborador de preferência por escrito. O líder deve observar se as regras  e critérios foram compreendidas por todos e estar disposto a sanar dúvidas sempre que surgirem.

Mas e os prêmios? Um bombom engaja alguém? Na minha concepção os prêmios devem ser de interesse de todos pois se não forem relevantes ninguém se motivará a preencher os requisitos para receber. 

Ouço muito a seguinte frase: "Mas eu já reconheço meus funcionários com comissão". Comissão não é reconhecimento e menos ainda favor. Comissão é um acordo/benefício que, geralmente, é feito  no momento que o profissional é contratado. Outra frase comum: "Mas eu reconheço os meus funcionários - quando viajo trago presentes e as vezes compro lanches para tarde". Parabéns! Você gosta das pessoas que trabalham com você mas isso é agrado e não reconhecimento profissional". 

Aprender a observar o lado profissional das pessoas e querer que elas evoluam e se desenvolvam profissionalmente faz parte do reconhecimento e é um exercício constante.

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