Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Mailchimp intuitivo

Reconhecimento

       

Reconhecer o trabalho de quem faz bem feito é um dos primeiros itens na lista motivacional da equipe. Mas não é o reconhecimento falso ou apenas para constar e sim aquele que é feito genuinamente. Me refiro a elogios diretos para o profissional e verbais - por exemplo: o líder pede um trabalho e o colaborador fez acima do esperado ou muito satisfatório. Assim que for constatada essa bem feitoria: faça um elogio e reconheça os atributos daquele trabalho. 

Outra forma de reconhecimento é premiar os colaboradores que se destacam no mês ou na semana e quem mais se destacou no ano receber um prêmio mais interessante no final daquele ano. Aqui seria o conhecido como "funcionário do mês" não gosto muito desse termo pois ficou um tanto pejorativo ao longo dos anos.

 Reconhecimentos como: metas batidas, trabalhos bem feitos, pontualidade, assiduidade etc. devem ter regras claras e não devem ser abertas exceções (se o prêmio para pontualidade na entrega de trabalhos for todos eles ao longo de um mês e a pessoa se atrasou com um - ela não terá direito ao prêmio). E ainda: podem ser avaliados outros pontos dentro de um projeto mas eles devem ser listados claramente para os colaboradores e de preferência por escrito. O líder deve observar se as regras  e critérios foram compreendidas por todos e estar disposto a sanar dúvidas sempre que surgirem.

Mas e os prêmios? Um bombom engaja alguém? Na minha concepção os prêmios devem ser de interesse de todos pois se não forem relevantes ninguém se motivará a preencher os requisitos para receber. 

Ouço muito a seguinte frase: "Mas eu já reconheço meus funcionários com comissão". Comissão não é reconhecimento e menos ainda favor. Comissão é um acordo/benefício que, geralmente, é feito  no momento que o profissional é contratado. Outra frase comum: "Mas eu reconheço os meus funcionários - quando viajo trago presentes e as vezes compro lanches para tarde". Parabéns! Você gosta das pessoas que trabalham com você mas isso é agrado e não reconhecimento profissional". 

Aprender a observar o lado profissional das pessoas e querer que elas evoluam e se desenvolvam profissionalmente faz parte do reconhecimento e é um exercício constante.

Posts Relacionados






No meu instagram faço postagens sobre trabalho: Desenvolvimento profissional, livros, marmitas, mentoria, relacionamentos no trabalho e sustentabilidade! Me segue por lá: @svdanielle

No Facebook: @svdanielle

Meu canal do youtube: Danielle SV

Para receber por e-mail posts e novidades se inscreve no blog!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

  1 - Lembre que ela é coletiva e não apenas sua:  Os bons hábitos de higiene e limpeza devem prevalecer em uma geladeira coletiva . Mas se você não tem bons hábitos de higiene e limpeza não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2- Armazene os seus alimentos em um espaço específico dentro da geladeira. Um alimento em cada canto, não: ok? Uma maçã em uma prateleira, um pote em outra e a garrafinha em outra: não é prático. Se todos os alimentos estiverem concentrados apenas em um canto da geladeira será mais fácil administrar a validade deles. 3 - Consuma apenas o que é seu!  Pode parecer estranho para alguns essa colocação mas para outros não! É muito comum uns consumirem os lanches dos outros sem permissão? Sim! Não deveria ser assim? Não! Mas sempre é tempo de aprender e ter atitudes melhores . Principalmente, na geladeira coletiva da empresa.  4 - Derramou algo? no mesmo momento: limpe. Cada um deve limpar

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras são importantes por alguns motivos mas dois são muito importantes: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa forma não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de trabalho . Evitar desavenças de

Geladeira coletiva da empresa: não deixe comida velha!

Assunto que pode parecer um pouco estranho para alguns - já para outros nem tanto! É muito comum, inclusive, as empresas abolirem a geladeira em virtude dos maus hábitos dos colaboradores. Se você é a pessoa que esquece comida dentro da geladeira e nunca mais lembra até criar mofo: anote na agenda uma vez por semana fazer uma limpa ou melhor tenha um dia especial para fazer a limpeza em seus alimentos. Quem sabe todas as sextas-feiras, assim, não fica comida ruim na geladeira no final de semana. A geladeira da empresa é um utensílio coletivo que deve ser tratado com educação e cuidado por todos. Deixar os alimentos envelhecerem dentro dela é o verdadeiro descaso com o resto dos colegas. Não espere que um colega lhe avise que tem algo ruim seu na geladeira. A responsabilidade por manter limpo o que usa é de cada um. Assuma as responsabilidades que são suas e evite estresses desnecessários com os colegas ou com os superiores. Ambiente coletivo todos devem ser colaborativos