Pular para o conteúdo principal

Brasil entra no Top 50 de competitividade

          O Brasil entrou em 2012 pela primeira vez no grupo das 50 nações mais competitivas do mundo, de acordo com o Relatório Global de competitividade, que será divulgado pelo Fórum Econômico Mundial.

          O País passou da 53º posição, em 2011, para a 48º neste ano. Em dois anos, o salto foi de dez posições.

          O estudo é feito desde a década de 1970, mas o Brasil só foi incluído em 1995.

          Ao mesclar dados econômicos e a opinião de empresários, o relatório tenta medir em quais pontos os países deixam de ser eficientes em relação aos outros.

          "Competitividade não é crescimento da economia, mas as condições mas crescer de forma igualitária", afirma Carlos Arruda, coordenador do núcleo de inovação da Fundação Dom Cabral, responsável, ao lado do Movimento Brasil Competitivo (MBC), pelo estudo no Brasil.

          Segundo Arruda, a posição ideal para o porte econômico brasileiro, considerando todos entraves regulatórios, seria entre os 30 primeiros.

           Dentre os 12 fatores analisados para compor a classificação (veja quadro abaixo), o aspecto responsável pelo avanço do Brasil foi o que considera as condições macroeconômicas do país.

           Nesse ranqueamento, o país saltou da 115º posição para a 62º. A mudança, no entanto, se deve a uma alteração metodológica: o indicador referente ao spread bancário (diferença entre o custo de captação dos bancos e os juros que eles praticam), em que o Brasil era o penúltimo no ano passado, foi excluído, por não ser comparável entre todos os países.

          A ampliação dos usuários de telefonia móvel e de internet também ajudaram, além da percepção pelo empresariado de que o governo esta se movimentando para solucionar problemas estruturais.

           A opinião de mil presidentes de médias e grandes empresas brasileiras que atuam dentro e fora do país foram captadas de fevereiro a maio.

          Por conta do baixo crescimento econômico generalizado no mundo, o Brasil foi o único dos Brics (Rússia, Índia, China e África do Sul) que subiu no ranking. Superou Portugal, um dos atingidos pela crise na Europa.

           O Brasil também subiu uma posição em tamanho de mercado. Agora é nono.




















Fonte:Folha de São Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chocolate e vida saudável

O chocolate por incrível que pareça tem tudo a ver com uma alimentação saudável e balanceada. Mas o chocolate ao qual me refiro aqui: é o meio amargo e amargo.

Essa é minha bomboniere de hoje! Estou comendo 85% cacau no momento...e o que é melhor ele sacia a vontade de comer chocolate com apenas um quadradinho, pois é bem forte e amargo mesmo!



É só comprar o chocolate 85% cacau e sair comendo ?
Eu preferi me adaptar aos poucos...fui aumentando o percentual de cacau gradualmente!

Começar com o meio amargo...passar para o 60% cacau...depois 70%...e por fim o de 85% que é amargo mesmo.

Aqui tem algumas idéias para se adaptar mais fácil com o amargo!

60% cacau é mais fortinho que o meio amargo...e a Hershey's tem algumas opções de sabor...são bem gostosos.


Aqui 70% da cacau show...mais fortinho que o anterior e não conheço, ainda, alguma marca com sabor...


Aqui 80% cacau da Lindt e da Cacau show...essa é a etapa em que estouuuuuuu!!!É mais amargo que o 70%. Os dois são bons, porém o L…

Oportunidade para Startups

A EDP Starter começa a criar raízes no Brasil!! E elas serão cada vez mais profundas a cada etapa de seleção das novas startups brasileiras!!
Que oportunidade legal hein?! 
As inscrições estão abertas e esperando empreendedores motivados, dispostos a trabalhar muito e com grandes ideias inovadoras!




Eles estão em busca de:
1) Armazenamento de energia: Baterias, Painéis Solares + Armazenamento, Integração Solar e Eólica, Micro-redes, Mobilidade Elétrica, Baterias Domésticas;
2) Inovação Digital: Analytics, API, AI, AR, VR, Big Data, Business Intelligence, Chatbots, Serviços na Nuvem, IoT, Reconhecimento de Imagem, Análise Preditiva, Cyber Segurança;
3) Energias Limpas: Novas Fontes de Energia Renovável, Geração Distribuída, Tecnologias de Geração, Eficiência Energética;
4) Redes Inteligentes: Soluções IoT, Distribuição Bidirecional, Geração Distribuída, Sensorização, Automação e Gestão de Redes, Medição Inteligente, Manutenção de Rede, Tarifa Dinâmica;
5) Soluções com Foco no Cliente: …

Montar lanchinhos práticos em casa

Carregar lanchinhos saudáveis na bolsa é tudo de bom! É importante se organizar para hora que a fome aparecer ter a melhor escolha sempre a mão! Planejar...nem que seja em pensamento a semana é a forma mais eficaz de conseguir manter um bom cardápio alimentar.
Preparar eles em casa é mais barato e mais saudável. As oleaginosas podem ser compradas por quilo nas feiras ou em mercados públicos. Podem ser guardadas em potes separados ou nos saquinhos que foram compradas. Eu guardo separadas em potes com divisórias e vou organizando sempre que preciso em saquinhos pequenos.



Os saquinhos pequenos e o rolo de barbante podem ser encontrados em papelarias ou no próprio mercado público onde estão as oleaginosas. As embalagens ficam com preço super amigável e duram por muito tempo pois são vendidas com 100 unidades ou 50 unidades e o barbante vem com vários metros.


Para uma vida mais saudável o mais importante é ter persistência e insistência, pois os resultados virão sempre a curto, médio e lon…