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Quando considerar a opinião de alguém?


Durante a vida profissional convivemos com diferentes tipos de profissionais: aqueles que não querem a evolução do outro, aqueles que desejam genuinamente que outro evolua, aqueles que escondem o conhecimento, aqueles que ensinam tudo que sabem, aqueles que são admirados, aqueles que não são admirados, aqueles que pouco conhecemos pessoalmente e sim por intermédio das redes sociais etc. Mas de quem considerar a opinião?

Quando considerar a opinião de alguém é algo muito pessoal, porém vou deixar aqui 5 pontos importantes para refletir quando alguém emite uma opinião profissional:

1) Essa pessoa conhece a atividade profissional que você exerce? 

2) Se a opinião foi em algo técnico de sua profissão: essa pessoa tem esse conhecimento para emitir a opinião? 

3) O quão oportuno ou não é a opinião dessa pessoa? Pode ter soado algo competitivo?

4) Essa pessoa, geralmente, gosta de ajudar ao próximo e tem atitudes de troca com os colegas de trabalho em geral? e com você?

5) Você considera essa pessoa parte relevante de ou para sua formação e desenvolvimento profissional?

Vamos esclarecer algo: é muito bom receber opiniões relevantes durante a vida profissional, porém a decisão final e a responsabilidade das ações sendo elas construtivas ou não é de cada um. Opiniões são apenas opiniões sendo consideradas ou não.

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