Na vida profissional não só é importante saber dizer: Não! Como necessário. Dizer não é uma forma de impor limites para o interlocutor. Limites para que ele não avance o sinal pois o bem estar e interesse do outro também contam. Muitos pensam que saber dizer não é apenas não se meter em encrenca o que não é verdade: não é apenas para isso mas também para isso. Hoje vamos refletir em cima de dois exemplos: um que envolve mentiras e outro que envolve vida privada.
Vamos a exemplos práticos! Um colega de trabalho confidencia para outro que vai mentir para o chefe se dizendo doente para emendar um feriadão. Data essa que todos irão trabalhar! Nesse mesmo instante o colega deve dizer ao outro "doente": "Fulano você não pode contar comigo para acobertar ou ser conivente com esse tipo de mentiras!". Eu discordo desse tipo de atitude, inclusive, virei trabalhar, inclusive, acho que mentiras não levam a lugar algum só desmerecem o profissional que sou.
Outro exemplo: O chefe tem o hábito de pedir que os colaboradores façam hora extra sempre que lhe é interessante sem nenhum tipo de aviso prévio. Ele pede no dia e na hora que lhe convém! Em uma ou mais dessas vezes você tem compromisso marcado de sua vida privada e não gostaria de faltar. É o momento de sentar com seu chefe e explicar a ele que você é um excelente colaborador que não se importa de fazer horas extras mas que as vezes não é possível. Não é possível pois você marca todos os seus compromissos da vida privada, que não são poucos, fora do horário de trabalho.
Lembre: que você só pode afirmar que não tolera mentiras e que é um excelente colaborador se você for mesmo! Mantenha coerência em suas afirmações profissionais. Ser coerente é um dos atributos de um bom profissional.
Posts Relacionados:
No meu instagram faço postagens sobre trabalho: Desenvolvimento profissional, livros, marmitas, mentoria, relacionamentos no trabalho e sustentabilidade! Me segue por lá: @svdanielle
No Facebook: @svdanielle
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!
Felicidades!