Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

A estratégia do oceano azul - Calendário do Advento de livros

 

Este é um blog dedicado a Planejamento e Gestão isso quer dizer: Educação estratégica e gerencial. Aqui, você encontrará várias indicações de livros, pois ler é essencial para todas as profissões. A leitura e a atualização constantes são fundamentais para o desenvolvimento profissional e para a tomada de decisões mais acertadas. Especialmente para quem trabalha com planejamento e gestão, áreas que são o foco principal do blog, a leitura é ferramenta valiosa. Profissionais que atuam nesses campos, geralmente, lideram equipes e precisam estar sempre bem informados e preparados. 

O Calendário do Advento de livros celebra a contagem regressiva para o Natal, proporcionando diariamente uma nova recomendação de leitura de 1º a 24 de Dezembro. Esta iniciativa visa incentivar a leitura, um dos valores do nosso blog, especialmente importante em um cenário onde mais da metade dos brasileiros não lê livros, conforme aponta a pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil". Com o apoio da Disal Distribuidora, transformamos essa tradição em uma jornada literária enriquecedora, ideal para expandir sua biblioteca pessoal e encontrar inspiração para o próximo ano. Junte-se a nós nessa celebração do amor pela leitura!

Depois de ler "A estratégia do Oceano azul", você nunca mais verá seus concorrentes da mesma maneira. Kim e Mauborgne desenvolvem argumentos consistentes para que se elabore e se execute a estratégia sob uma abordagem criativa, em vez de combativa. Basta a ênfase dos autores na inovação de valor e no desenvolvimento dos stakeholders para que a leitura deste livro seja imprescindível para executivos e estudiosos de negócios." Carlos Ghosn, presidente e CEO, Nissan Motor Co., Ltd.


Este livro é uma leitura valiosa. Ele analisa as experiências de empresas em áreas tão diversificadas quanto relógios, cimento, vinho, computadores, automóveis e até circos, para lançar nova luz sobre o desenvolvimento de estratégias de negócios. Nicolas G. Hayek, presidente do Conselho de Administração, Swatch Group

Recomendo "A Estratégia do Oceano Azul" para qualquer executivo do setor público ou privado. O livro mostra como romper com o status quo, desenvolver uma estratégia vencedora e executá-la com rapidez e baixo custo. Trata-se tanto de um guia prático como de uma inspiração para novos horizontes." William J. Bratton, chefe do Departamento de Polícia de Los Angeles, ex-comissário de polícia da cidade de Nova York.

As abordagens estratégicas de Kim e Mauborgne são não só originais, como práticas. Nossa empresa as tem usado e tem obtido resultados poderosos. Os autores mapeiam um novo e ousado caminho para vencer no futuro. Patrick  Snowball, principal executivo, Norwick Union Insurance


Não concorra com rivais - torne-os irrelevantes
Não é de hoje que as empresas concorrem umas com as outras numa competição acirrada em busca de crescimento sustentável e lucrativo. Elas lutam por vantagens competitivas, disputam fatias de mercado e batalham por diferenciação. Contudo, nos mercados de hoje, aglomerados de concorrentes, a competição direta por resultados é sobretudo um "oceano vermelho" de rivais que se digladiam por um potencial decrescente de lucro. 

Num livro que desafia tudo que supúnhamos conhecer sobre os requisitos para uma estratégia de sucesso, W. Chan Kim e Renée Mauborgne sustentam que, embora a maioria das empresas concorra nesses oceanos vermelhos, torna-se cada vez menor a probabilidade de que a estratégia convencional gere crescimento lucrativo no futuro. 

Com base em um estudo de 150 movimentos estratégicos, abrangendo mais de cem anos e trinta setores econômicos, Kim e Mauborgne argumentam que no futuro as empresas dominantes alcançarão o sucesso não combatendo os concorrentes, mas desbravando "oceanos azuis" de espaços de mercado inexplorados, com grande potencial de crescimento. Esses movimentos estratégicos - denominados "inovação de valor" - agregam grandes saltos em valor, tanto para a empresa quanto para os clientes, tornando os rivais irrelevantes e criando uma nova demanda.


"A estratégia do oceano azul" propõe uma abordagem sistemática para tornar a concorrência irrelevante. Neste livro revolucionário, Kim e Mauborgne apresentam um modelo analítico comprovado e oferecem as ferramentas para a descoberta e conquista de oceanos azuis. 

Analisando uma vasta gama de movimentos estratégicos ao longo de ampla variedade de indústrias, os autores destacam os seis princípios que todas as empresas podem aplicar para desenvolver e executar com sucesso a estratégia do oceano azul. Os seis princípios mostram como reconstruir as fronteiras do mercado, concentra-se no panorama geral, ir além da demanda existente, formular a estratégia na sequência adequada, superar os obstáculos organizacionais e orientar a execução da estratégia.

Virando de cabeça para baixo o pensamento tradicional sobre estratégia, este livro pioneiro mapeia um "novo e ousado caminho para vencer no futuro".


Sumário

Parte um
A estratégia do oceano azul

Capítulo 1 - Criando oceanos azuis
Capítulo 2 - Ferramentas e modelos de análise 

Parte dois
Formulando a estratégia do oceano azul

Capítulo 3 - Reconstrua as fronteiras do mercado
Capítulo 4 - Concentre-se no panorama geral, não nos números
Capítulo 5 - Vá além da demanda existente
Capítulo 6 - Acerte a sequência estratégica

Parte três
Executando a estratégia do oceano azul

Capítulo 7 - Supere as principais barreiras organizacionais
Capítulo 8 - Embuta a execução na estratégia
Capítulo 9 - Conclusão: Sustentabilidade e renovação da estratégia do oceano azul
Apêndice A - Esboço do padrão histórico da criação de oceanos azuis
Apêndice B - Inovação de valor
Apêndice C - A dinâmica de mercado da inovação de valor
                      Notas 
                      Bibliografia
                      Os autores
                      Índice

Livro: A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante
Autor: W. Chan Kim e Renée Mauborgne
Editora: Campus
Número de páginas: 241
ISBN: 978-85-352-1524-3
Edição: 2005






Posts Relacionados








Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Bom trabalho!

Educação Estratégica e Gerencial
Mentoria e Desenvolvimento Profissional


Você já me conhece!
Eu sou Danielle SV
A Dani do Planejamento e Gestão











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

  1 - Lembre que ela é coletiva e não apenas sua:  Os bons hábitos de higiene e limpeza devem prevalecer em uma geladeira coletiva . Mas se você não tem bons hábitos de higiene e limpeza não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2- Armazene os seus alimentos em um espaço específico dentro da geladeira. Um alimento em cada canto, não: ok? Uma maçã em uma prateleira, um pote em outra e a garrafinha em outra: não é prático. Se todos os alimentos estiverem concentrados apenas em um canto da geladeira será mais fácil administrar a validade deles. 3 - Consuma apenas o que é seu!  Pode parecer estranho para alguns essa colocação mas para outros não! É muito comum uns consumirem os lanches dos outros sem permissão? Sim! Não deveria ser assim? Não! Mas sempre é tempo de aprender e ter atitudes melhores . Principalmente, na geladeira coletiva da empresa.  4 - Derramou algo? no mesmo momento: limpe. C...

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras, por alguns motivos, são muito  importantes - aqui destaco dois deles: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira coletiva da empresa ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa maneira não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de ...

Como resolver um problema?

As vezes resolver problemas não é nada fácil! O mais importante é focar na solução pois o problema  existe. Então fiz quatro folhas (planners) para ajudar você a ponderar as possíveis soluções e ver qual será a mais acertada para aquele momento de vida.  Todas as folhas estão disponíveis para impressão só clicar nos títulos: 1) Folha 1 a) Preencha seu nome e data do dia.  b) Título do Problema: escreva o nome que você deu para esse problema. c) Resumo do Problema: escreva brevemente o que está acontecendo.  d) Possível Solução 1: Descreva a primeira forma de solucionar o problema que você pensou. e) A favor (prós) da solução 1: Relacione todos os pontos que são favoráveis a essa decisão. f) Contras da solução 1: Relacione todos os ponto que são desfavoráveis a essa decisão. g) A solução 1 atende ou não as minhas expectativas? por quê?: Compare os prós e contras e faça uma observação crítica dos dois e reflita qual o que mais atende a suas...