Este é um blog dedicado a Planejamento e Gestão isso quer dizer: Educação estratégica e gerencial. Aqui, você encontrará várias indicações de livros, pois ler é essencial para todas as profissões. A leitura e a atualização constantes são fundamentais para o desenvolvimento profissional e para a tomada de decisões mais acertadas. Especialmente para quem trabalha com planejamento e gestão, áreas que são o foco principal do blog, a leitura é ferramenta valiosa. Profissionais que atuam nesses campos, geralmente, lideram equipes e precisam estar sempre bem informados e preparados.
O Calendário do Advento de livros celebra a contagem regressiva para o Natal, proporcionando diariamente uma nova recomendação de leitura de 1º a 24 de Dezembro. Esta iniciativa visa incentivar a leitura, um dos valores do nosso blog, especialmente importante em um cenário onde mais da metade dos brasileiros não lê livros, conforme aponta a pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil". Com o apoio da Disal Distribuidora, transformamos essa tradição em uma jornada literária enriquecedora, ideal para expandir sua biblioteca pessoal e encontrar inspiração para o próximo ano. Junte-se a nós nessa celebração do amor pela leitura!
Depois de ler "A estratégia do Oceano azul", você nunca mais verá seus concorrentes da mesma maneira. Kim e Mauborgne desenvolvem argumentos consistentes para que se elabore e se execute a estratégia sob uma abordagem criativa, em vez de combativa. Basta a ênfase dos autores na inovação de valor e no desenvolvimento dos stakeholders para que a leitura deste livro seja imprescindível para executivos e estudiosos de negócios." Carlos Ghosn, presidente e CEO, Nissan Motor Co., Ltd.
Este livro é uma leitura valiosa. Ele analisa as experiências de empresas em áreas tão diversificadas quanto relógios, cimento, vinho, computadores, automóveis e até circos, para lançar nova luz sobre o desenvolvimento de estratégias de negócios. Nicolas G. Hayek, presidente do Conselho de Administração, Swatch Group
Recomendo "A Estratégia do Oceano Azul" para qualquer executivo do setor público ou privado. O livro mostra como romper com o status quo, desenvolver uma estratégia vencedora e executá-la com rapidez e baixo custo. Trata-se tanto de um guia prático como de uma inspiração para novos horizontes." William J. Bratton, chefe do Departamento de Polícia de Los Angeles, ex-comissário de polícia da cidade de Nova York.
As abordagens estratégicas de Kim e Mauborgne são não só originais, como práticas. Nossa empresa as tem usado e tem obtido resultados poderosos. Os autores mapeiam um novo e ousado caminho para vencer no futuro. Patrick Snowball, principal executivo, Norwick Union Insurance
Não concorra com rivais - torne-os irrelevantes
Não é de hoje que as empresas concorrem umas com as outras numa competição acirrada em busca de crescimento sustentável e lucrativo. Elas lutam por vantagens competitivas, disputam fatias de mercado e batalham por diferenciação. Contudo, nos mercados de hoje, aglomerados de concorrentes, a competição direta por resultados é sobretudo um "oceano vermelho" de rivais que se digladiam por um potencial decrescente de lucro.
Num livro que desafia tudo que supúnhamos conhecer sobre os requisitos para uma estratégia de sucesso, W. Chan Kim e Renée Mauborgne sustentam que, embora a maioria das empresas concorra nesses oceanos vermelhos, torna-se cada vez menor a probabilidade de que a estratégia convencional gere crescimento lucrativo no futuro.
Com base em um estudo de 150 movimentos estratégicos, abrangendo mais de cem anos e trinta setores econômicos, Kim e Mauborgne argumentam que no futuro as empresas dominantes alcançarão o sucesso não combatendo os concorrentes, mas desbravando "oceanos azuis" de espaços de mercado inexplorados, com grande potencial de crescimento. Esses movimentos estratégicos - denominados "inovação de valor" - agregam grandes saltos em valor, tanto para a empresa quanto para os clientes, tornando os rivais irrelevantes e criando uma nova demanda.
"A estratégia do oceano azul" propõe uma abordagem sistemática para tornar a concorrência irrelevante. Neste livro revolucionário, Kim e Mauborgne apresentam um modelo analítico comprovado e oferecem as ferramentas para a descoberta e conquista de oceanos azuis.
Analisando uma vasta gama de movimentos estratégicos ao longo de ampla variedade de indústrias, os autores destacam os seis princípios que todas as empresas podem aplicar para desenvolver e executar com sucesso a estratégia do oceano azul. Os seis princípios mostram como reconstruir as fronteiras do mercado, concentra-se no panorama geral, ir além da demanda existente, formular a estratégia na sequência adequada, superar os obstáculos organizacionais e orientar a execução da estratégia.
Virando de cabeça para baixo o pensamento tradicional sobre estratégia, este livro pioneiro mapeia um "novo e ousado caminho para vencer no futuro".
Sumário
Parte um
A estratégia do oceano azul
Capítulo 1 - Criando oceanos azuis
Capítulo 2 - Ferramentas e modelos de análise
Parte dois
Formulando a estratégia do oceano azul
Capítulo 3 - Reconstrua as fronteiras do mercado
Capítulo 4 - Concentre-se no panorama geral, não nos números
Capítulo 5 - Vá além da demanda existente
Capítulo 6 - Acerte a sequência estratégica
Parte três
Executando a estratégia do oceano azul
Capítulo 7 - Supere as principais barreiras organizacionais
Capítulo 8 - Embuta a execução na estratégia
Capítulo 9 - Conclusão: Sustentabilidade e renovação da estratégia do oceano azul
Apêndice A - Esboço do padrão histórico da criação de oceanos azuis
Apêndice B - Inovação de valor
Apêndice C - A dinâmica de mercado da inovação de valor
Notas
Bibliografia
Os autores
Índice
Livro: A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante
Autor: W. Chan Kim e Renée Mauborgne
Número de páginas: 241
ISBN: 978-85-352-1524-3
Edição: 2005
Posts Relacionados
Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:
Instagram: @svdanielle
Aqui no Blog você encontra, Também:
Bom trabalho!
Educação Estratégica e Gerencial
Mentoria e Desenvolvimento Profissional
Você já me conhece!
Eu sou Danielle SV
A Dani do Planejamento e Gestão
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!
Felicidades!