Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

A estratégia do oceano azul - Calendário do Advento de livros

 

Este é um blog dedicado a Planejamento e Gestão isso quer dizer: Educação estratégica e gerencial. Aqui, você encontrará várias indicações de livros, pois ler é essencial para todas as profissões. A leitura e a atualização constantes são fundamentais para o desenvolvimento profissional e para a tomada de decisões mais acertadas. Especialmente para quem trabalha com planejamento e gestão, áreas que são o foco principal do blog, a leitura é ferramenta valiosa. Profissionais que atuam nesses campos, geralmente, lideram equipes e precisam estar sempre bem informados e preparados. 

O Calendário do Advento de livros celebra a contagem regressiva para o Natal, proporcionando diariamente uma nova recomendação de leitura de 1º a 24 de Dezembro. Esta iniciativa visa incentivar a leitura, um dos valores do nosso blog, especialmente importante em um cenário onde mais da metade dos brasileiros não lê livros, conforme aponta a pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil". Com o apoio da Disal Distribuidora, transformamos essa tradição em uma jornada literária enriquecedora, ideal para expandir sua biblioteca pessoal e encontrar inspiração para o próximo ano. Junte-se a nós nessa celebração do amor pela leitura!

Depois de ler "A estratégia do Oceano azul", você nunca mais verá seus concorrentes da mesma maneira. Kim e Mauborgne desenvolvem argumentos consistentes para que se elabore e se execute a estratégia sob uma abordagem criativa, em vez de combativa. Basta a ênfase dos autores na inovação de valor e no desenvolvimento dos stakeholders para que a leitura deste livro seja imprescindível para executivos e estudiosos de negócios." Carlos Ghosn, presidente e CEO, Nissan Motor Co., Ltd.


Este livro é uma leitura valiosa. Ele analisa as experiências de empresas em áreas tão diversificadas quanto relógios, cimento, vinho, computadores, automóveis e até circos, para lançar nova luz sobre o desenvolvimento de estratégias de negócios. Nicolas G. Hayek, presidente do Conselho de Administração, Swatch Group

Recomendo "A Estratégia do Oceano Azul" para qualquer executivo do setor público ou privado. O livro mostra como romper com o status quo, desenvolver uma estratégia vencedora e executá-la com rapidez e baixo custo. Trata-se tanto de um guia prático como de uma inspiração para novos horizontes." William J. Bratton, chefe do Departamento de Polícia de Los Angeles, ex-comissário de polícia da cidade de Nova York.

As abordagens estratégicas de Kim e Mauborgne são não só originais, como práticas. Nossa empresa as tem usado e tem obtido resultados poderosos. Os autores mapeiam um novo e ousado caminho para vencer no futuro. Patrick  Snowball, principal executivo, Norwick Union Insurance


Não concorra com rivais - torne-os irrelevantes
Não é de hoje que as empresas concorrem umas com as outras numa competição acirrada em busca de crescimento sustentável e lucrativo. Elas lutam por vantagens competitivas, disputam fatias de mercado e batalham por diferenciação. Contudo, nos mercados de hoje, aglomerados de concorrentes, a competição direta por resultados é sobretudo um "oceano vermelho" de rivais que se digladiam por um potencial decrescente de lucro. 

Num livro que desafia tudo que supúnhamos conhecer sobre os requisitos para uma estratégia de sucesso, W. Chan Kim e Renée Mauborgne sustentam que, embora a maioria das empresas concorra nesses oceanos vermelhos, torna-se cada vez menor a probabilidade de que a estratégia convencional gere crescimento lucrativo no futuro. 

Com base em um estudo de 150 movimentos estratégicos, abrangendo mais de cem anos e trinta setores econômicos, Kim e Mauborgne argumentam que no futuro as empresas dominantes alcançarão o sucesso não combatendo os concorrentes, mas desbravando "oceanos azuis" de espaços de mercado inexplorados, com grande potencial de crescimento. Esses movimentos estratégicos - denominados "inovação de valor" - agregam grandes saltos em valor, tanto para a empresa quanto para os clientes, tornando os rivais irrelevantes e criando uma nova demanda.


"A estratégia do oceano azul" propõe uma abordagem sistemática para tornar a concorrência irrelevante. Neste livro revolucionário, Kim e Mauborgne apresentam um modelo analítico comprovado e oferecem as ferramentas para a descoberta e conquista de oceanos azuis. 

Analisando uma vasta gama de movimentos estratégicos ao longo de ampla variedade de indústrias, os autores destacam os seis princípios que todas as empresas podem aplicar para desenvolver e executar com sucesso a estratégia do oceano azul. Os seis princípios mostram como reconstruir as fronteiras do mercado, concentra-se no panorama geral, ir além da demanda existente, formular a estratégia na sequência adequada, superar os obstáculos organizacionais e orientar a execução da estratégia.

Virando de cabeça para baixo o pensamento tradicional sobre estratégia, este livro pioneiro mapeia um "novo e ousado caminho para vencer no futuro".


Sumário

Parte um
A estratégia do oceano azul

Capítulo 1 - Criando oceanos azuis
Capítulo 2 - Ferramentas e modelos de análise 

Parte dois
Formulando a estratégia do oceano azul

Capítulo 3 - Reconstrua as fronteiras do mercado
Capítulo 4 - Concentre-se no panorama geral, não nos números
Capítulo 5 - Vá além da demanda existente
Capítulo 6 - Acerte a sequência estratégica

Parte três
Executando a estratégia do oceano azul

Capítulo 7 - Supere as principais barreiras organizacionais
Capítulo 8 - Embuta a execução na estratégia
Capítulo 9 - Conclusão: Sustentabilidade e renovação da estratégia do oceano azul
Apêndice A - Esboço do padrão histórico da criação de oceanos azuis
Apêndice B - Inovação de valor
Apêndice C - A dinâmica de mercado da inovação de valor
                      Notas 
                      Bibliografia
                      Os autores
                      Índice

Livro: A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante
Autor: W. Chan Kim e Renée Mauborgne
Editora: Campus
Número de páginas: 241
ISBN: 978-85-352-1524-3
Edição: 2005






Posts Relacionados








Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Bom trabalho!

Educação Estratégica e Gerencial
Mentoria e Desenvolvimento Profissional


Você já me conhece!
Eu sou Danielle SV
A Dani do Planejamento e Gestão











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

A razão pela qual incluímos um guia como este em um blog focado em Educação Estratégica e Gerencial é que a organização e o respeito ao espaço coletivo são aspectos essenciais em qualquer ambiente de trabalho. Bons hábitos e práticas de convivência podem influenciar significativamente a produtividade e a harmonia entre as equipes, refletindo diretamente na eficácia gerencial e no sucesso organizacional.  Assim, mesmo dicas como o uso adequado da geladeira coletiva contribuem para um ambiente de trabalho mais eficiente e colaborativo, alinhando-se perfeitamente com os princípios da Educação estratégica e gerencial que promovemos. 1. Lembre-se: a geladeira é coletiva, não apenas sua Bons hábitos de higiene e limpeza são essenciais em uma geladeira compartilhada. Mas se você ainda não tem, não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2. Armazene seus alimentos em um espaço específico Colocar uma maça em uma pratel...

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

🕒  Tempo de leitura: de 4 a 5 minutos  - Você tem uma geladeira coletiva na empresa e está se perguntando se precisa de regras? Sim, precisa - e não apenas por questões de organização, mas por respeito à convivência e à cultura da empresa.   Regras são fundamentais por pelo menos dois motivos principais:  1. A cultura da empresa deve estar presente em todos os espaços.  Ambientes compartilhados, como a cozinha e a geladeira, também refletem os valores da organização. Regras claras e visíveis reforçam comportamentos desejados e mostram que o cuidado com o coletivo está em todos os detalhes. 2. Toda atividade coletiva exige normas para funcionar bem. Quando várias pessoas utilizam o mesmo espaço, é essencial que haja orientações prévias sobre como se comportar. Preferencialmente, essas regras devem ser comunicadas antes do "jogo começar", para que todos saibam o que é esperado e possam contribuir com o bom uso do ambiente.  📌Uma sugestão prática: ter um Gui...

Ambiente de Trabalho: Cozinha!

Vamos começar esclarecendo, que a cozinha da empresa é um ambiente coletivo ! Todo ambiente coletivo deve seguir regras para que funcione adequadamente. Se sua empresa não tem regras para a cozinha faça elas e exponha em lugar claro e visível para todos. Podes colocar mais de um cartaz com elas, porém atente para não passar de quatro. Mudar constantemente os cartazes é essencial: uma vez a cada 15 dias, por exemplo. Importante: Certificar-se que todos os usuários do ambiente sabem das regras e entenderam como funcionam. Saber não é o mesmo que entender, portanto seja claro em suas colocações . E se você é um usuário desse ambiente lembre, que deve ter educação. Lave tudo que você usar, não deixe migalhas espalhadas, se respingar algo no chão: limpe, lave a sua xícara com esponja e sabão para não ficar manchada de batom ou de café, retire toda água e sabão da esponja, não deixe a esponja dentro da pia e nunca deixe nada em cima da bancada. A cozinha segue sen...