Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Mailchimp intuitivo

A Jornada do Herói: Joseph Campbell vida e obra - Esmaltes e livros 03/12 - Verão (Material de apoio exclusivo. Na loja.)


Sim, esse é um blog cujo tema principal é Planejamento e Gestão! Sim, você encontra por aqui diversas indicações de livros porque ler e se atualizar constantemente faz parte do cotidiano de quem trabalha com liderança. Mesmo para quem não trabalha com planejamento e gestão a leitura e atualização frequente é muito relevante para vida profissional. Ler diversos e diferentes temas colabora com a visão ampla tão importante para tomada de decisão. Para isso, participo de duas blogagens coletivas mensais e uma delas é esta.

Uma vez por mês, durante os doze meses do ano, desde 2021, nos reunimos para fazer nossa blogagem coletiva que se chama: Esmaltes e Livros. O esmaltes e livros foi criado para evidenciarmos a importância da auto estima e da leitura em nossas vidas. Esse ano somos em três parceiras nessa postagem: eu - Danielle SV,  Blog Mãe Literatura  e Leticia Leonardi.  

Cada mês propomos um tema e esses temas são selecionados no ano anterior. O tema desse mês de Março é: outono e para esse tema eu trouxe o livro - A Jornada do Herói: Joseph Campbell vida e obra. Nessa postagem de outono trago um escritor, mitologista, conferencista e professor universitário americano que fazia aniversário em 24.03 no começo do outono (para o Brasil).

O livro é A Jornada do Herói de Joseph Campbell vida e obra é muito interessante. Para quem gosta de escrever, ver filme, teatro e cultura em geral precisa ler e conhecer a obra de Campbell, que publicou em 1949 o clássico O herói de mil faces que conceituou a chamada Jornada do Herói: uma estrutura presente nos mitos e replicada em todas as boas histórias já contadas e recontadas pela humanidade. 


Contracapa: Este livro é uma espécie de testamento pessoal de Joseph Campbell, conhecido e respeitado mitólogo e grande contador de histórias. A edição baseou-se em entrevistas concedidas por ele nos últimos anos de sua vida e compõe-se de transcrições de conversas inspiradas com o mestre e trechos de suas palavras.

A expressão jornada do herói foi criada por Campbell ao constatar que existem grandes semelhanças entre os mitos de diferentes culturas: há sempre uma partida, uma tarefa a ser realizada e um retorno - roteiro básico da experiência de todo ser humano.

Os entrevistadores são pessoas que se sentiram influenciadas por seu trabalho, como o poeta Robert Bly, a antropóloga Angeles Arrien, o cineasta David Kennard, o bateirista John Densmore, do grupo The Doors, e o psiquiatra Stanislav Grof, entre outros.

A organização coube a Phil Cousineau, discípulo de Campbell, que é fotógrafo, professor, documentarista e escritor, de quem a Ágora já publicou A arte da peregrinação. 

Numerosas fotos de arquivo e reproduções de obras de arte ilustram o livro, cujo texto flui com leveza e emoção. Ler A jornada do herói, além de instrutivo, é, em si, uma iniciação que faz mergulhar no universo mítico, ajudando-nos a reconhecer o tema de nossa própria jornada.



Orelha do livro escrito por Ana Figueiredo: Joseph Campbell completaria cem anos em 2004 e continua sendo uma autoridade no campo da mitologia comparada. Ainda criança apaixonou-se pelo universo mítico dois índios norte-americanos e leu tudo sobre o tema. Nunca mais parou. Escritor, professor e pesquisador incansável, estudou os mitos de todos os povos, em todos o tempos e, com sagaz intuição, encontrou semelhanças e pontos em comum entre eles. Chegou à noção de que há um "monomito" recorrente em todas as culturas - a presença de um herói e sua jornada - sempre uma partida, um preenchimento, um retorno. O herói pode ter mil faces, a do Príncipe da Bela Adormecida, a de Cristo, Psiquê, Moisés, Black Elk, Oxum, Shiva ou a face do Buda. Não importam as diferenças, muitas são as máscaras e, afinal, a Terra prometida é o planeta e o povo escolhido, a humanidade inteira. 

A jornada do herói é sair em busca de algo que estivera perdido: uma dádiva ainda não descoberta pela comunidade. Campbell nos confia a tarefa: "Siga a sua bem-aventurança, lá onde há um profundo sentido do seu ser, lá onde seu corpo e sua alma querem ir". Sua bem-aventurança é aquilo que o preenche de entusiasmo. É o seu bem e o seu mal. Pode até não ser divertido, mas é onde você se sente inteiro. É tudo e apenas o que você sempre quis, sempre sonhou realizar. "Quando tiver essa sensação, fique aí e não deixe ninguém arrancá-lo desse lugar. E portas se abrirão onde antes não havia portas e você sequer imaginava que pudesse haver."

A própria jornada de Campbell é uma busca de preenchimento. Quando universitário, tocou saxofone, dedicou-se aos estudos, surfou, foi corredor, e o atletismo lhe trouxe tanto aprendizado quanto a jornada do cavaleiro medieval Parsifal. 




Segue orelha do livro escrito por Ana Figueiredo: Na Europa como bolsista, "o mundo se abriu para mim", disse Campbell, com a descoberta do mundo das artes, os estudos de Jung e Freud e a literatura de Thomas Mann e James Joyce, estes dois últimos seus guias em vislumbrar o mito como uma metáfora "transparente ao transcendente." 

Deixou o doutorado quando sentiu que "as gavetinhas acadêmicas" o asfixiaram. Passou os cinco anos seguintes, que considerou fundamentais na sua formação, isolado, mergulhado em leituras. Já maduro e curtido pelas obras de seus inspiradores - e ainda pelas ideias de Graf Dürheim, Bastian, Spengler, Schopenhauer, Nietzche -, depois de atravessar seu país de carro, de costa a costa, para repensar o seu futuro, é chamado de volta ao mundo exterior. Começa a lecionar mitologia comparada na Faculdade Sarah Lawrence, à época, só para mulheres. Rende-se a olhar a mitologia sob a ótica do feminino - o que esses temas do mito, sempre eterno, têm a ver com minha vida hoje, aqui-e-agora? Essa veio a ser a perspectiva de seus muitos e muitos livros, que por sua vez influenciaram a criação de cientistas, artistas, historiadores, psicólogos, poetas e diretores de cinema, como George Lucas, da saga Guerra nas estrelas, que atribui a Campbell a inspiração da base mítica de seus filmes. 

Aos oitenta anos, homenageado e cumulado de condecorações, atribui às suas alunas a graça de ter ouvido a canção grandiosa das Musas. Joseph Capbell é um homem adorável de se ler: suas sentenças soam como sabedoria, sua mensagem amplia horizontes. Possa o leitor; com estre livro, ouvir o canto dos mitos.



O livro está dividido em oito capítulos - são eles:

Capítulo 1: O chamado a aventura

Capítulo 2: O caminho das provações

Capítulo 3: Em busca da visão

Capítulo 4: O encontro com a deusa

Capítulo 5: A dádiva

Capítulo 6: A fuga mágica

Capítulo 7: O limiar do retorno

Capítulo 8: O senhor dos dois mundos

Também está no livro

Algumas palavras, antes da viagem...

Agradecimentos do organizador

Prefácio à edição brasileira

Prefácio

Introdução

Cronologia da vida de Joseph Campbell

Obras de Joseph Campbell

Bibliografia

Colaboradores

Créditos

Índice Remissivo


Livro: A Jornada do Herói - Joseph Campbell - Vida e obra
Organização e Prefácio: Phil Cousineau
Tradução: Cecília Prada
Editora: Ágora
Número de páginas: 287
ISBN: 85-7183-823-2
Edição: 2003


Para essa segunda edição de esmaltes e livros do ano de 2024 a minha escolha de esmaltes foi Panvel Panvel Make Up: Base e Colorama na cor Melancia. O pincel da Panvel e da Colorama são médios em quantidade de cerdas o que colabora com a rapidez da esmaltação. Eu quem faço minhas unhas então sempre busco rapidez, durabilidade e secagem rápida.


Acima o calendário das postagens do ano de 2024! Na sequência os livros escolhidos pelas queridas parceiras de Esmaltes e Livros! Já adianto: é cada título bom que eu tenho vontade de sentar e ler todos eles agora, mesmo! Visite, não perca.


Mãe Literatura: "O esmalte é o Maria Cereja, da @impala, um tom que eu gosto muito, adoro a sua luminosidade. Fácil de passar, passei duas camadas. O livro é O Cão de terracota, um suspense italiano delicioso. Para compor o cenário, escolhi uma pashmina, elas compõe meu visual no outono, são leves, quentinhas e fáceis de carregar na bolsa, recomendo muito!"


Letícia Leonardi: "Minha escolha de esmalte foi o Terra Molhada, da @Impala! Eu adoro este tom terroso e acho que ele combina muito com esta estação. Passei duas camadas e ficou uma cor linda! O livro A livreira de Paris é do nosso Clube da Leitura MãeLiteratura deste mês. Gostei bastante e recomendo tanto o livro quanto o esmalte. Para compor o cenário, escolhi uma das minhas xícaras favorita e uma pashmina, ambos são a cara do meu outono." @leleonardi



Posts Relacionados









Diante de tantas distrações é preciso organização para manter o ritmo de leitura. Eu mantenho minhas leituras em dia por intermédio da organização e por isso já indiquei mais de uma centena de livros no blog. Para isso, desenvolvi esse material de apoio pois dessa forma você conseguirá exercitar a disciplina da leitura. 


                                                Material de apoio: Quero ler mais este ano!




Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Instagram: @svdanielle

Facebook: @svdanielle 

Tik Tok: @sv.danielle

Facebook: @sobremarmita (Marmita: para levar para o trabalho e ou piquenique)

Facebook: @dsegundamao (Sustentabilidade)

Bom trabalho!




Comentários

  1. Gostei dessa indicação de livro. Já tinha escutado falarem sobre essa obra mas nunca parei para analisar e saber mais.
    Beijos.

    www.parafraseandocomvanessa.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!
Felicidades!

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

  1 - Lembre que ela é coletiva e não apenas sua:  Os bons hábitos de higiene e limpeza devem prevalecer em uma geladeira coletiva . Mas se você não tem bons hábitos de higiene e limpeza não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2- Armazene os seus alimentos em um espaço específico dentro da geladeira. Um alimento em cada canto, não: ok? Uma maçã em uma prateleira, um pote em outra e a garrafinha em outra: não é prático. Se todos os alimentos estiverem concentrados apenas em um canto da geladeira será mais fácil administrar a validade deles. 3 - Consuma apenas o que é seu!  Pode parecer estranho para alguns essa colocação mas para outros não! É muito comum uns consumirem os lanches dos outros sem permissão? Sim! Não deveria ser assim? Não! Mas sempre é tempo de aprender e ter atitudes melhores . Principalmente, na geladeira coletiva da empresa.  4 - Derramou algo? no mesmo momento: limpe. Cada um deve limpar

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras são importantes por alguns motivos mas dois são muito importantes: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa forma não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de trabalho . Evitar desavenças de

Geladeira coletiva da empresa: não deixe comida velha!

Assunto que pode parecer um pouco estranho para alguns - já para outros nem tanto! É muito comum, inclusive, as empresas abolirem a geladeira em virtude dos maus hábitos dos colaboradores. Se você é a pessoa que esquece comida dentro da geladeira e nunca mais lembra até criar mofo: anote na agenda uma vez por semana fazer uma limpa ou melhor tenha um dia especial para fazer a limpeza em seus alimentos. Quem sabe todas as sextas-feiras, assim, não fica comida ruim na geladeira no final de semana. A geladeira da empresa é um utensílio coletivo que deve ser tratado com educação e cuidado por todos. Deixar os alimentos envelhecerem dentro dela é o verdadeiro descaso com o resto dos colegas. Não espere que um colega lhe avise que tem algo ruim seu na geladeira. A responsabilidade por manter limpo o que usa é de cada um. Assuma as responsabilidades que são suas e evite estresses desnecessários com os colegas ou com os superiores. Ambiente coletivo todos devem ser colaborativos