Cinco passos para o começo de um planejamento:
1) Seja realista: avalie seu ano anterior e veja o que você fez durante o ano. Geralmente, os planejamentos começam mal porque a pessoa não avalia o passado. O passado não pode ser mudado mas ele serve como parâmetro para o futuro.
2) Considere que mudanças poderão e, geralmente, irão acontecer no caminho: é um erro pensar que planejamento é inflexível. Da forma como foi desenhado deve ser acatado e feito 100% do tempo? Não. Foi fazer uma analogia com a viagem de férias - as férias são planejadas: hospedagem, refeições, transporte e alguns passeios. Porém entre o começo e o fim das férias inúmeras mudanças acontecem e elas são importantes para que as férias de fato aconteçam, isso quer dizer, flexibilidade é primordial para alcançar o objetivo.
3) Mensure os recursos da forma mais precisa possível. Por recursos entenda todos aqueles que envolvem o seu plano: financeiros, humanos, técnicos, naturais e materiais.
4) Mensure o seu tempo adequadamente. Reflita comigo: seu planejamento precisa de 2 horas por dia de dedicação às tarefas dele para que seja concretizado. Você possui essas duas horas por dia?
5) Fazer escolhas: a cada escolha feita abrimos mão de outras tantas opções. Você está preparado para abrir mão? Abrir mão faz parte de um bom planejamento afinal não podemos colocar todas as opções dentro de um plano. Dentro do planejamento irão as opções que fazem sentido para que você alcance o objetivo.
Posts Relacionados:
Escolha o caminho que é bom para você e não o mais fácil
Avaliando minha vida profissional
Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?
No Instagram: @svdanielle
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!
Felicidades!