Muito se fala de líder como se fosse um cargo: mas não é! A forma de agir com as pessoas e com as demandas do cotidiano que determinarão quem é líder e quem é chefe. Alguns exercerão a liderança em determinadas situações da vida e outros serão de fato líderes em tempo integral. Mas sim, acredito que a liderança pode ser desenvolvida ao longo do tempo. Para alguns demandará mais tempo já para outros menos mas o mais importante é que cada um tem o seu tempo.
Essa frase do título: líder não é um cargo e sim a forma de agir com as pessoas e as demandas do cotidiano. É a frase que norteia minhas aulas, textos, treinamentos e mentorias. Aqui no blog ensino muito sobre o ato de liderar por intermédio do planejamento e gestão. É fácil liderar? Não, não é fácil. Estar à frente das próprias decisões requer: abrir mão, autorresponsabilidade, sofrimento, felicidade, autoconhecimento, autogerenciamento e tudo isso quer dizer olhar para si para depois demandar do outro.
Todos nós podemos exercitar e melhorar a capacidade de liderar a própria vida pessoal e profissional. Desde que esteja disposto a renunciar a inúmeras outras situações. Esse abrir mão faz parte do cotidiano de um líder: são escolhas. Dizer mais "nãos" do que "sins" também faz parte da rotina pois tomar decisões é isso! Ser líder é fazer escolhas diariamente e nem sempre elas serão agradáveis ou fáceis para todos os envolvidos bem pelo contrário: muitas delas serão difíceis para todos. Você está disposto a liderar a própria vida?
OBS: A foto no começo sou eu exercendo a liderança da minha vida pessoal e profissional em tempo integral. Idas e vindas!
Posts relacionados
Liderança Feminina - Edição 03
Treinamento = Recorrência e Intensidade
Disciplina, autorresponsabilidade e comprometimento
Tempo é um bem escasso: simplifique
Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?
No Instagram: @svdanielle
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!
Felicidades!