Pular para o conteúdo principal

Diversidade: de pessoas para pessoas


É possível fazer um planejamento estratégico para compor uma equipe diversa? Sim, sem dúvida: trazendo para o planejamento pessoas diversas. Diversidade é sobre ser humano, é sobre pessoas, é sobre olhar o outro com todas as suas características plurais e saber que não são nem melhores e nem piores que as de ninguém e sim podem somar umas as outras. Desejar a inclusão social e fazer por onde diz mais sobre si do que sobre o outro - diz muito sobre autoconhecimento e essência do que é fundamental. Dalai Lama tem um livro cujo título é: Como saber quem você é e o prefácio dele quem escreveu foi Jeffrey Hopkins, PH.D. professor emérito de Estudos Tibetanos da Universidade da Virgínia. E aqui cito um pedacinho desse prefácio: " Nossa aceitação tácita das coisas tal como parecem ser é chamada de ignorância, a qual não é simplesmente uma falta de conhecimento sobre como as pessoas e as coisas realmente existem, mas um engano ativo quanto à sua natureza fundamental. O verdadeiro autoconhecimento envolve a exposição e o enfrentamento de nossos equívocos sobre nós mesmos."

Vivemos em um mundo diverso e dessa variedade surgem as vivências de cada pessoa que são tão ou mais ricas do que as que consideramos "oficiais". Somos pessoas plurais que podemos transitar e pertencer a diferentes grupos sociais ao longo da vida e pertencimento é composto por nossas múltiplas características. São essas características pessoais e intransferíveis somadas a vivência de cada um que nos faz diferentes uns dos outros e que possibilitam uma perspectiva de mundo muito pessoal. Esse prima de mundo distinto de cada indivíduo dentro de um ambiente social pode ser potencializador de muitas ações produtivas e de crescimento social e econômico. Perceberam que aqui escrevo sobre pessoas variadas, diversas e não sobre escolhas pessoais e que muitas vezes nem poderiam ser chamadas de escolha porque não o são. Esse texto é para refletirmos sobre essência para essência, pois é sobre isso o viver em comunidade. É importante que a diversidade seja considerada dentro das empresas por intermédio de um planejamento estratégico pensando em gestão, crescimento e desenvolvimento. 

Algumas perguntas caberiam para começar a reflexão e o planejamento: qual o percentual de mulheres em cargos gerenciais dentro da empresa? Dentro da empresa existe pelo menos um representante de cada pessoa para compor o quadro? A empresa oferece um ambiente seguro de trabalho, inclusive, psicológico? faz parte da cultura da empresa o cuidar das pessoas que ali estão? Compor uma equipe diversa é importante mas criar um ambiente propício e seguro é ainda mais relevante e aqui podemos lembrar da pirâmide de Maslow. Mais reflexões importantes: quantas pessoas não conseguem alcançar um espaço de trabalho por suas escolhas ou características pessoais? Quanto a sociedade poderia ganhar se tivesse mais pessoas produzindo e somando aos ambientes com sua visão plural? Quanto o mundo ganharia economicamente com tantas pessoas capazes trabalhando? Para a diferença social acontecer é preciso que mudanças comecem em todos os âmbitos principalmente trazermos para consciência nossos vieses inconscientes. Fazer do autoconhecimento uma ferramenta de crescimento e desenvolvimento: a mudança começa quando quando alguém dá o primeiro passo dentro e fora do mundo corporativo.



Posts Relacionados:








Sabia que aqui no blog tem mais de 50 títulos que já li e gostei?

A maior parte dos meus livros compro são na Amazon então deixo abaixo link para você, também, poder ver os livros na Amazon.  Se você não tem tempo agora mas quer lembrar de ver em outro momento faz como eu: entra na Amazon e coloca o livro no carrinho para ver depois.


Gostou do conteúdo? Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

No Instagram: @svdanielle

No Facebook: @svdanielle

No Facebook: @sobremarmita (Marmita: para levar para o trabalho e ou piquenique)

No Facebook: @dsegundamao (Sustentabilidade)

Bom trabalho!




Abaixo o banner da Vivara que é um anunciante aqui do blog. E que tem amor pelos detalhes em suas peças além de estar em momentos especiais e eternos da vida de cada cliente. Para quem ama joias e sabe o quão especial elas são que a Vivara tem peças incríveis, já conhece? Clica no banner e vai lá espiar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Acompanha PDF exclusivo e gratuito para baixar!)

  1 - Lembre que ela é coletiva e não apenas sua:  Os bons hábitos de higiene e limpeza devem prevalecer em uma geladeira coletiva . Mas se você não tem bons hábitos de higiene e limpeza não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente que não é só seu. 2- Armazene os seus alimentos em um espaço específico dentro da geladeira. Um alimento em cada canto, não: ok? Uma maçã em uma prateleira, um pote em outra e a garrafinha em outra: não é prático. Se todos os alimentos estiverem concentrados apenas em um canto da geladeira será mais fácil administrar a validade deles. 3 - Coma apenas o que é seu!  Pode parecer estranho para alguns essa colocação mas para outros não! É muito comum uns comerem os lanches dos outros, se se quer pedir permissão? Sim! Não deveria ser assim? Não! Mas sempre é tempo de aprender e ter atitudes melhores . Principalmente, na geladeira coletiva da empresa.  4 - Derramou algo? imediatamente: limpe. Cada um

Geladeira coletiva da empresa: não deixe comida velha!

Assunto que pode parecer um pouco estranho para alguns - já para outros nem tanto! É muito comum, inclusive, as empresas abolirem a geladeira em virtude dos maus hábitos dos colaboradores. Se você é a pessoa que esquece comida dentro da geladeira e nunca mais lembra até criar mofo: anote na agenda uma vez por semana fazer uma limpa ou melhor tenha um dia especial para fazer a limpeza em seus alimentos. Quem sabe todas as sextas-feiras, assim, não fica comida ruim na geladeira no final de semana. A geladeira da empresa é um utensílio coletivo que deve ser tratado com educação e cuidado por todos. Deixar os alimentos envelhecerem dentro dela é o verdadeiro descaso com o resto dos colegas. Não espere que um colega lhe avise que tem algo ruim seu na geladeira. A responsabilidade por manter limpo o que usa é de cada um. Assuma as responsabilidades que são suas e evite estresses desnecessários com os colegas ou com os superiores. Ambiente coletivo todos devem ser colaborativos

Doando Plantas: que você não quer mais!

Que tal doar as plantas que você não quer mais? Aqui surge uma oportunidade para aqueles que tem uma planta , árvore e ou flor em casa e também para aqueles que não têm plantas mas querem ter. Se você tem uma planta em sua casa ou no seu escritório que não vingou  e ou quer mudar a decoração e não sabe o que fazer com elas? Doe! Sabe aquele velho ditado "se você não quer tem quem queira" essa situação se aplica! Porque colocar no lixo algo que ainda pode ser cuidado por alguém? As vezes a situação é de viagem: vai viajar? passar um bom tempo fora e não tem quem cuide de suas plantas ? quem sabe doar para alguém que se interesse antes de viajar? Conte para todos que você conhece que está doando! Via mídias sociais! Tire fotos e mostre para os amigos! logo aparecerá um novo lar para sua planta!   Caso deseje escrever uma mensagem aqui nesse post como tantas pessoas já fizeram: lembre de escrever qual seu Estado, sua Cidade e suas redes sociais pois o blog recebe lei