Já ouviu essa expressão? "Engenheiro de obra pronta" é aquela pessoa que depois da obra estar pronta tem "mil" palpites e apontamentos para eferecer. Também, é aquele que diz: "se fosse eu tinha feito assim", "se fosse eu não tinha colocado tal coisa", "se fosse eu sem dúvida teria escolhido outros profissionais para completar o time" e assim vai. Aposto que você já identificou alguém! Será que esse "engenheiro de obra pronta" está alinhado com a cultura da equipe ou tem atitudes estranhas com o resto da grupo? Esse tipo de atitude tem muito a ver com a cultura da empresa! Para que possamos entender um pouco sobre cultura trouxe uma definição do autor que tem seis best-sellers na área de negócios, entre os quais The New Rules, Corporate Culture and Performance (com James L. Heskett), A Force for Change e Power and Influence. Imagine a experiência que tem esse autor!
Para entender o que é cultura com o livro Liderando Mudança de John P. Kotter que diz: A cultura se refere a normas de comportamento e valores compartilhados entre um grupo de pessoas. As normas de comportamento são formas de ação comuns ou difundidas que são encontradas em um grupo e que persistem porque os membros do grupo tendem a se comportar de maneira que ensinam essas práticas aos novos membros, recompensando os que se ajustam e castigando os que não fazem. Os valores compartilhados são preocupações importantes e metas compartilhadas pela maioria das pessoas em um grupo, que tendem a estabelecer um comportamento grupal e que com frequência persistem através do tempo mesmo quando os membros do grupo mudam.
A cultura é posta pela alta administração da empresa e reforçada diariamente pelos gerentes imediatos, portanto se o "engenheiro de obra pronta" tem espaço para exercer suas ideias equivocadas é porque de alguma forma os líderes permitem. Aquela equipe que passou dias e dias planejando e executando uma determinada atividade e depois de passadas todas as etapas difíceis do trabalho aparece um "sabichão" querendo mudar tudo. Observe que se você é um "engenheiro de obra pronta" sempre é tempo de se policiar e não ser tão inconveniente. Chegue para agregar enquanto o projeto ainda está em andamento mas não para criticar depois que está pronto. Críticas são importantes: sim! Sem dúvidas, inclusive, para o crescimento de determinadas tarefas mas são completamente sem fundamento quando não foram solicitadas e ou depois da "obra estar pronta". Se posicione, se for pertinente, enquanto os processos ainda estão em vigor mas não seja um engenheiro de obra pronta.
Esse texto tem Material de apoio que vai te ajudar a exercitar a avaliação de cenários, ideias e expectativas. Com essa atividade você conseguirá refletir sobre os cenários e organizar suas ideias para expor no tempo certo.
Posts Relacionados:
Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?
Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:
No Instagram: @svdanielle
Bom trabalho!
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!
Felicidades!