Para quem deseja ter uma comunicação não violenta é preciso conscientizar e exercitar durante as diferentes situações da vida e não apenas no trabalho. Uma das afirmações mais comum quando se fala em comunicação não violenta é: "Mas eu não sou violenta (a) nunca bati em ninguém".
Comunicação não violenta é uma situação! Agressão física, verbal ou psicológica é outra ok? A comunicação não violenta é aquela que tem como ponto central fomento de relações de parceria, cooperação e que se destaca a comunicação eficaz e com empatia.
Exemplo: Sabe aquele colega que dizem estar sempre de "mal com a vida"? Aquele que depois de conversar com alguém o comentário é: "Fulano está sempre com mil pedras na mão" ou aquele que sempre tem uma resposta "atravessada" na ponta da língua? Todos esses casos a comunicação não violenta poderia ser conscientizada e exercitada para ter resultados profissionais melhores.
Deixar o colega de lado resolve? Não resolve! O que resolve? Primeiro a própria pessoa deve se conscientizar e buscar ajuda, principalmente, em determinadas situações pois dessa forma será possível ir melhorando gradativamente. Também é possível: o líder se conscientizar que o trabalho da equipe pode ficar ainda melhor se investir em treinamento para aprimorar a comunicação interpessoal.
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