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Qualidade na comunicação

   

Cada empresa deve escolher qual tipo de comunicação mais se adéqua com seu tipo de equipe e de cultura. Existem hoje diversas formas de se comunicar com a equipe desde equipes com cinco pessoas até com mais de mil. O mais importante é que essa comunicação seja de qualidade e isso quer dizer que chegue da forma certa, no lugar adequado, para as pessoas corretas e que sejam interpretadas de acordo.

Em uma empresa pequena a comunicação, geralmente, é direta e sem muitos intermediários. Porém, ainda é perceptível que as pessoas não se entendem pois ouço muito de chefes a seguinte afirmação "tenho que repetir mil vezes até entender" e das equipes "agente fala mas ele (o chefe) não ouve.". O resultado do trabalho é afetado direta e indiretamente com a comunicação truncada ou com a falta dela.

Uma empresa, por menor que seja, deve ter uma comunicação de qualidade isso quer dizer: um falar e o outro entender mas para isso é necessário que essa comunicação seja feita da forma mais didática possível e com a melhor educação e gentileza que ambos podem oferecer. Uma comunicação não violenta: isso quer dizer com a intenção de comunicar e de ser entendido para que ambos cresçam e não para ferir, magoar, atacar ou se mostrar superior. 

A comunicação interna de uma empresa deve ficar entre a equipe e seus líderes: jamais na frente de clientes e fornecedores. A qualidade da comunicação vai refletir diretamente na entrega do trabalho e dos resultados. Se tiver uma comunicação ruim a entrega do trabalho será afetada. Qualidade na comunicação é exercício que deve ser feito por toda a equipe e postura adequada para uma realidade profissional: ter a intenção de crescimento mútuo e entrega de qualidade.

É um exercício diário e contínuo! 



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