Faça um pós venda! na venda a distância é essencial acompanhar o processo inteiro de perto. Para entender a satisfação do cliente em relação: ao antedimento, ao vendedor, a forma de pagamento, a entrega e a embalagem.
Em um momento de crise é sempre importante fazer um pós venda mais apurado e consistente, pois é nesse momento que você perceberá quais pontos podem e devem ser melhorados para o bem da cadeia. É em um momento de crise que se pode observar quem são os clientes fiéis aqueles que lembram do seu negócio mesmo em um momento difícil. Quem sabe presenteá-los com descontos especiais ou com dias especiais ou tudo junto? É em um momento como esse que as relações se estreitam!
Tudo que é medido pode ser gerenciado e melhorado então faça um acompanhamento dessas vendas bem de pertinho. Pode ser inclusive em uma planilha de Excel caso seu negócio não tenha sistema e se tem sistema use-o: ligue para o pessoal que lhe dá suporte nele e pergunte como você pode fazer o acompanhamento nesse período. Beneficie durante o ano, de alguma forma, os clientes que prestigiam seu negócio durante a crise. Dessa forma os laços de troca são fortalecidos!
E a equipe? se tem uma equipe trabalhando com você aproveite para entender quais as dificuldades deles para com o cliente ou com os produtos. Trabalhe junto com essa equipe e ouça, avalie, pondere, melhore, troque idéias para que todos cresçam juntos. Dessa forma você entenderá porque determinadas formas de pagamento e de entrega funcionam mais que outras.
Acompanhe o processo.
Essa postagem faz parte de uma série de seis. Essa é a quinta e penúltima postagem da série a primeira: Atendimento a distância: primeiros passos (Série 1/6) a segunda: Escolhas das ferramentas para venda! (Série 2/6), a terceira: Atendimento ao cliente no WhatsApp (Série 3/6) , e a quarta: Cobrança na venda a distância (Série 4/6). Se você é comerciante e ainda ficou com dúvidas em qualquer um deles fique a vontade para entrar em contato comigo.
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Pós Venda (Séria 6/6)
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