Pular para o conteúdo principal

Exportar é o que importa?

          Vamos tentar entender um pouquinho do porque um país exporta...



            “Exportar é o que importa” – frase da época do governo Médici (década de 70) - era uma das metas de crescimento (forçado) expansionista.
                         Exportar significa que o país está fazendo negócios com outros países e isso é bom, porém vender mercadorias para outro país requer uma negociação... comprar mercadorias desse país, porém a importação afeta o setor interno. Para vender para outros países é necessário que o bem seja competitivo financeiramente para isso o real deve estar mais barato em relação às outras moedas (depreciação da moeda) e com isso a demanda por bens produzidos no Brasil irá aumentar. Se o país ganha mais do que gasta teremos um superávit no balanço de pagamentos portando fortalece o PIB. Porém se o real está desvalorizado a outra moeda está mais cara portando importaremos menos. Por outro lado mais reais serão disponibilizados (os empresários pedem mais empréstimos para financiar sua expansão produtiva) os bancos oferecem empréstimos a taxas atrativas e assim é atendida a demanda externa. Enquanto isso os preços internos seguem iguais e os empresários lucrando. No entanto, os brasileiros terão menos bens importados para uma mesma quantidade exportados com isso está entrando mais dólares e o país está ficando mais pobre em riqueza real (bens e serviços necessários para manter o padrão de vida da população). Com o tempo os bens internos irão ficar mais caros, pois a competitividade das importações não existe mais. E os empresários voltam a sofrer com o crescimento manipulado.
           Aumentar as taxas de importação e as barreiras - significa aumentar a arrecadação, com isso aumenta os gastos públicos (arrecada mais, gasta mais), diminui a carga tributária (pois o governo está arrecadando de outro lado), com a carga tributária menor – estimula o consumo e os investimentos para desenvolvimento -  com investimentos maiores – teremos mais produção e mais excedente, portanto mais exportações (elevando a demanda externa dos produtos). Incentivando a produção nacional (o produto importado que concorra com o nacional tem o valor elevado em função do imposto) – mais empregos – mais dinheiro no bolso – mais consumo. Porém...parcimônia... porque um ciclo pode levar a outro. Com a Inflação baixa (tem bastante oferta e os preços estão baixos), mais empréstimos são feitos, com muito empréstimo, aumenta os juros, as pessoas começam a não ter como pagar e se endividar (aumenta o endividamento) – crise.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chocolate, Vida saudável e Trabalho!

O chocolate por incrível que pareça tem tudo a ver com uma alimentação saudável e balanceada. Confesso que um chocolate após o almoço com cafezinho me deixa mais alerta! Mas o chocolate ao qual me refiro aqui: é o meio amargo e amargo.

Na foto estão os 85% cacau e o, que é melhor ele sacia a vontade de comer chocolate com apenas um quadradinho, pois é bem forte e amargo mesmo!



É só comprar o chocolate 85% cacau e sair comendo ?

Eu escolhi me adaptar aos poucos. fui aumentando o percentual de cacau gradualmente!

Começar com o meio amargo...passar para o 60% cacau...depois 70%... 85% que é amargo mesmo e 99% cacau!

Aqui tem algumas idéias para se adaptar mais fácil com o amargo!

60% cacau é mais fortinho que o meio amargo...e a Hershey's tem algumas opções de sabor...são bem gostosos.


Aqui 70% da cacau show! Mais forte que o anterior!



Aqui 80% cacau da Lindt e da Cacau show!!! Os dois são bons, porém o Lindt tem o preço de importação então é mais caro!

E aqui a realeza! 99% cacau!! …

Fale Menos da Sua Vida Pessoal em um Ambiente Profissional

Que mistura hein?! Sabe aquele colega que chega todos os dias e comenta como foi suas últimas horas? Perceba, que na maioria das vezes quem está metido em debates acalorados, desavenças e fofocas é sempre ele! Fala demais assuntos desnecessários para um ambiente profissional.
O ambiente de trabalho fica muito mais leve quando a conversa gira em torno do trabalho ou sobre amenidades como: cultura em geral, passeios interessantes, livros, séries de tv etc. Existem "N" temas para serem debatidos em um local de trabalho que não o relato constante da vida pessoal.
A vida pessoal de cada um interessa a si e aos envolvidos quando muito com aos amigos íntimos!
Com as mídias sociais surgiu o hábito de postar frequentemente a vida pessoal, porém, lembre que entre os amigos também estão os colegas de trabalho. Muitos deles se sentem a vontade em comentar suas fotos no dia seguinte no trabalho. E qual a solução para isso? não poste cada momento de sua vida se você não é um youtuber ou …

Vender: seja na loja Física ou Virtual!

Vender, realmente, é uma arte! Seja a venda física ou virtual cada pessoa que trabalha com comércio ou serviço deve encontrar o que de mais interessante pode passar ao seu cliente! A Diferença está nos Detalhes!

A venda engloba muitas áreas - perceba: um blogueiro, também, é um vendedor; Ele pode nem sempre ter um produto em mãos, porém está vendendo a sua imagem diariamente ou seja lá quantas vezes faz vídeos na semana. Não é necessário ter um objeto em mãos para exercer a venda! Saber os detalhes do produto ou serviço é essencial para alcançar os objetivos. Encante seu Cliente!

A internet trouxe a concorrência para dentro da casa de cada um mas também trouxe a informação para todos! Com ela você pode refletir e observar quem são seus clientes nas mídias sociais, o que eles fazem, quais são seus gostos etc.

Da mesma forma o cliente, também, está mais informado e não se contenta com qualquer informação superficial. Percebi ao longo dos anos trabalhando, que o cliente da loja física p…