Pular para o conteúdo principal

Exportação

"Brasil precisa ter pauta exportadora do século 21", diz Pimentel

           Foi lançado hoje, durante a reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico (Consedic), o Plano Nacional da Cultura Exportadora, que visa coordenar e promover ações de desenvolvimento e difusão da cultura exportadora nas Unidades da Federação. Durante o evento, no auditório da Agência Brasileira  de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). o ministro do desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, destacou que o Brasil faz parte do clube das economias desenvolvidas do mundo. "Isso é um fato consolidado e precisamos compreender os desafios que estão pela frente", disse o ministro.

          Para Pimentel, a indústria brasileira deve se adaptar para crescer de forma semelhante aos setores agrícola e mineral. O ministro ainda enfatizou que a pauta brasileira de produtos exportados deve mudar. "Os países desenvolvidos não têm uma pauta exportadora concentrada em commodities agrícola e manufaturas de trabalho intenso. Eles têm uma pauta de produtos de capital intensivo e de alto valor agregado, com aplicação de tecnologia e inovação. Essa é a pauta do século 21 e essa é a mudança que temos que implementar na economia brasileira", analisou.

          A secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Tatiana Lacerda Prazeres, que coordena o Plano Nacional da Cultura Exportadora, disse que a idéia é ainda desconcentrar, regionalmente, as exportações brasileiras. "Atualmente, 14 estados brasileiros exportam, individualmente, menos de 1% do total comercializado pelo país no mercado exterior. O objetivo é mobilizar e capacitar gestores públicos, empresários de pequeno e médio porte, e profissionais de comércio exterior para aumentar e qualificar a base exportadora", explicou a secretária.

          Vinte e dois estados participam do Plano Nacional da Cultura Exportadora, que tem cinco eixos de atuação: cultura exportadora, inteligência comercial e competitiva; ambiente de negócios; diversificação e qualificação da pauta exportadora; e promoção comercial. A partir de agendas de trabalho construídas com os governos estaduais, foram elaborados Mapas Estratégicos (14 estados) e Planos de Ação (oito estados) de Comércio Exterior. Para cada estado, foram selecionados setores estratégicos para o comércio exterior com definição das respectivas ações e atividades. A execução do plano será acompanhada online pelo Sistema de Informações Gerenciais (SIG) para avaliação das ações.

          Os Mapas estratégicos foram entregues para os estados com número considerável de empresas exportadoras ou com potencial exportador e em que há ambiente institucional favorável para o comércio exterior. São eles: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Está prevista a inclusão do Estado do Rio de Janeiro no Plano Nacional da Cultura Exportadora, que, posteriormente, terá o seu Mapa Estratégico de Comércio Exterior.

          Oito Estados, com número reduzido de empresas exportadoras e com ambiente institucional em desenvolvimento (fase inicial) para o comércio exterior, receberam Planos de Ação. São eles: Acre, Alagoas, Amapá, Paraíba, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.

         
 Fonte: comexbrasil .gov  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chocolate e vida saudável

O chocolate por incrível que pareça tem tudo a ver com uma alimentação saudável e balanceada. Mas o chocolate ao qual me refiro aqui: é o meio amargo e amargo.

Essa é minha bomboniere de hoje! Estou comendo 85% cacau no momento...e o que é melhor ele sacia a vontade de comer chocolate com apenas um quadradinho, pois é bem forte e amargo mesmo!



É só comprar o chocolate 85% cacau e sair comendo ?
Eu preferi me adaptar aos poucos...fui aumentando o percentual de cacau gradualmente!

Começar com o meio amargo...passar para o 60% cacau...depois 70%...e por fim o de 85% que é amargo mesmo.

Aqui tem algumas idéias para se adaptar mais fácil com o amargo!

60% cacau é mais fortinho que o meio amargo...e a Hershey's tem algumas opções de sabor...são bem gostosos.


Aqui 70% da cacau show...mais fortinho que o anterior e não conheço, ainda, alguma marca com sabor...


Aqui 80% cacau da Lindt e da Cacau show...essa é a etapa em que estouuuuuuu!!!É mais amargo que o 70%. Os dois são bons, porém o L…

Oportunidade para Startups

A EDP Starter começa a criar raízes no Brasil!! E elas serão cada vez mais profundas a cada etapa de seleção das novas startups brasileiras!!
Que oportunidade legal hein?! 
As inscrições estão abertas e esperando empreendedores motivados, dispostos a trabalhar muito e com grandes ideias inovadoras!




Eles estão em busca de:
1) Armazenamento de energia: Baterias, Painéis Solares + Armazenamento, Integração Solar e Eólica, Micro-redes, Mobilidade Elétrica, Baterias Domésticas;
2) Inovação Digital: Analytics, API, AI, AR, VR, Big Data, Business Intelligence, Chatbots, Serviços na Nuvem, IoT, Reconhecimento de Imagem, Análise Preditiva, Cyber Segurança;
3) Energias Limpas: Novas Fontes de Energia Renovável, Geração Distribuída, Tecnologias de Geração, Eficiência Energética;
4) Redes Inteligentes: Soluções IoT, Distribuição Bidirecional, Geração Distribuída, Sensorização, Automação e Gestão de Redes, Medição Inteligente, Manutenção de Rede, Tarifa Dinâmica;
5) Soluções com Foco no Cliente: …

Montar lanchinhos práticos em casa

Carregar lanchinhos saudáveis na bolsa é tudo de bom! É importante se organizar para hora que a fome aparecer ter a melhor escolha sempre a mão! Planejar...nem que seja em pensamento a semana é a forma mais eficaz de conseguir manter um bom cardápio alimentar.
Preparar eles em casa é mais barato e mais saudável. As oleaginosas podem ser compradas por quilo nas feiras ou em mercados públicos. Podem ser guardadas em potes separados ou nos saquinhos que foram compradas. Eu guardo separadas em potes com divisórias e vou organizando sempre que preciso em saquinhos pequenos.



Os saquinhos pequenos e o rolo de barbante podem ser encontrados em papelarias ou no próprio mercado público onde estão as oleaginosas. As embalagens ficam com preço super amigável e duram por muito tempo pois são vendidas com 100 unidades ou 50 unidades e o barbante vem com vários metros.


Para uma vida mais saudável o mais importante é ter persistência e insistência, pois os resultados virão sempre a curto, médio e lon…