Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Mailchimp intuitivo

Torta de Maçã Integral

 


Começo essa receita te contando que a é aquele tipo de torta que deixa a casa inteira com aroma  delicioso: as especiarias são uma alegria para o paladar. Imagina você entendendo e sabendo usar os condimentos certos para suas receitas? Para isso, no final da receita deixo uma indicação de livro sobre ervas, temperos e condimentos.

Amo torta de maçã! Aqui no blog tem outra receita de torta de maçã com uma massa um pouquinho diferente. Sim, esse é um blog cujo tema principal é planejamento e gestão para todos! Como amo cozinhar e acredito que a alimentação saudável potencializa os dias compartilho aqui com você minhas receitas integrais (o mais saudável possível) para o cotidiano. 

Ingredientes:

- 250g de farinha de trigo integral
- 250g de farinha de aveia
- 150g de açúcar mascavo
- 100g de açúcar refinado
- 1 colher (sopa) de canela
- 400g de manteiga em temperatura ambiente
- 100g de granola (da sua preferência)
- 3 maças fujis descascadas e cortadas em meia lua
- 3 maças verdes descascadas e cortadas em meia lua
- 100g de passas pretas
- 1 pitada de cravo em pó
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1 colher de chá de noz moscada ralada
- 1 colher de (chá) de essência de baunilha 
- 2 ovos inteiros batidos 
- 1 copo de leite de coco (será usado um pouquinho, tudo ou nada vai depender da umidade do lugar onde você mora.


Modo de Fazer:

1 - Misture os ingredientes secos: farinhas, açúcares, especiarias (menos o cravo) e a manteiga. Amasse com as mãos até formar uma massa. Se ficar durinha e pouco úmida você acrescenta aos poucos o leite de coco até que desgrude das mãos. A umidade da massa vai depender do clima do lugar onde você mora. 
2 – Com metade da massa, forre uma forma redonda média de fundo removível (pode ser forma normal, também) fundo removível é para conseguir desenformar facilmente e  ficar bonito (mas ela pode ficar na forma sem ser desenformada). Prense bem a massa na forma e faça furinhos com um garfo para que ela não cresça. Reserve.
3 – Recheie a torta: organize as maçãs dentro da forma com a massa e coloque as passas por cima das maçãs.
4 – Cubra com o restante da massa. A cobertura vai ser feita com a sua criatividade na minha (que está na foto acima) eu fiz tiras e fui entrelaçando elas. Seja como for o sua cobertura: faça furinhos na massa com um garfo para que ela não cresça.
5 – Misture os ovos, o leite, a essência de baunilha e o cravo. Regue a torta.
6 – Polvilhe a torta com a granola. 
7 - Asse em forno médio por uma hora e desenforme a torta quando ainda estiver morna.

Essa torta Rende 12 fatias (dependendo do tamanho das fatias que você for cortar renderá mais ou menos).

Tempo estimado de preparo: cerca de 1h30min para ficar pronta.

Que tal um chá ou cafezinho para acompanhar!?
Quando for fatiar já arrume a marmita para o dia seguinte!



Como prometi no começo da receita: segue a indicação de livro. Se assim como eu você gosta de ervas, temperos e condimentos segue o link da Amazon para que você possa adquirir o livro:



Sobre o livro que indiquei acima: 

"O livro de referência clássico, o mais valorizado por cozinheiros, jardineiros, herboristas e curiosos em busca de conhecimento sobre condimentos, da Antiguidade aos dias de hoje." Lain Finlayson, The Times.

"Premiado e reconhecido como uma referência, esse livro detalha, em ordem alfabética, mais de 400 ervas, temperos e condimentos encontrados em todo o mundo, destacando seus nomes em cinco idiomas. Acompanhando os textos há a opinião criteriosa do autor, fornecendo a origem, história e usos medicinais, científicos, culinários e mágicos ou especificando os sabores e os efeitos na culinária, no congelamento e no preparo de conservas. A edição brasileira conta ainda com a coordenação e apresentação da pesquisadora de especiarias Rosa Nepomuceno, responsável também por informações sobre ervas, temperos e condimentos no Brasil. Uma contribuição essencial para o seu sucesso na cozinha. Afinal, como o próprio autor afirma: Muitas vezes, o segredo dos grandes chefs é uma dose mínima de condimentos incomuns, usados em quantidades imperceptíveis. "









Posts Relacionados









Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

No Instagram: @svdanielle

No Facebook: @svdanielle (Descontos e informações)

No Facebook: @sobremarmita (Receitas saudáveis, reflexões, produtos e livros)

No Facebook: @dsegundamao (Sustentabilidade)

Bom trabalho!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

  1 - Lembre que ela é coletiva e não apenas sua:  Os bons hábitos de higiene e limpeza devem prevalecer em uma geladeira coletiva . Mas se você não tem bons hábitos de higiene e limpeza não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2- Armazene os seus alimentos em um espaço específico dentro da geladeira. Um alimento em cada canto, não: ok? Uma maçã em uma prateleira, um pote em outra e a garrafinha em outra: não é prático. Se todos os alimentos estiverem concentrados apenas em um canto da geladeira será mais fácil administrar a validade deles. 3 - Consuma apenas o que é seu!  Pode parecer estranho para alguns essa colocação mas para outros não! É muito comum uns consumirem os lanches dos outros sem permissão? Sim! Não deveria ser assim? Não! Mas sempre é tempo de aprender e ter atitudes melhores . Principalmente, na geladeira coletiva da empresa.  4 - Derramou algo? no mesmo momento: limpe. Cada um deve limpar

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras, por alguns motivos, são muito  importantes - aqui destaco dois deles: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira coletiva da empresa ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa maneira não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de trab

Geladeira coletiva da empresa: não deixe comida velha!

Assunto que pode parecer um pouco estranho para alguns - já para outros nem tanto! É muito comum, inclusive, as empresas abolirem a geladeira em virtude dos maus hábitos dos colaboradores. Se você é a pessoa que esquece comida dentro da geladeira e nunca mais lembra até criar mofo: anote na agenda uma vez por semana fazer uma limpa ou melhor tenha um dia especial para fazer a limpeza em seus alimentos. Quem sabe todas as sextas-feiras, assim, não fica comida ruim na geladeira no final de semana. A geladeira da empresa é um utensílio coletivo que deve ser tratado com educação e cuidado por todos. Deixar os alimentos envelhecerem dentro dela é o verdadeiro descaso com o resto dos colegas. Não espere que um colega lhe avise que tem algo ruim seu na geladeira. A responsabilidade por manter limpo o que usa é de cada um. Assuma as responsabilidades que são suas e evite estresses desnecessários com os colegas ou com os superiores. Ambiente coletivo todos devem ser colaborativos