Pular para o conteúdo principal

Mirtilos: Receita Rápida, Prática, Saborosa e linda!

 


Já experimentou Mirtilos? É uma fruta deliciosa e que tem farta produção no Rio Grande do Sul! Para quem pensava que só tinha nos Estados Unidos: se enganou. As cultivadas no Sul do Brasil são, realmente, deliciosas. Em outro momento vou trazer fotos dos Mirtilos na árvore para vocês verem que lindos são! Mas hoje eu trouxe uma receita para quem tem pouco tempo mas quer requinte, sabor, leveza e beleza em sua mesa.


Ingredientes:

- Um rolo de massa folhada (tem a venda no supermercado, na geladeira, junto com as massas de pastel)

- 250 gramas de Mirtilos

- 3 gemas

- 100g de açúcar

- Baunilha (3 fava ou duas gotas da essência) 

- 400ml de leite 

- 40g de Amido de milho (Maisena) (+ ou - 3 colheres de sopa rasa)


Modo de Fazer:

1) Desenrole a massa folhada e corte com uma faca em 10 retângulos. Coloque os retângulos em uma forma com espaço entre eles. Asse em forno pré aquecido de 15 a 20 minutos a 230 graus ou até que doure (o tempo de forno vai depender do fogão de cada um).

2) Passado o tempo: retire do forno e deixe em cima do fogão. Se apenas desligar o forno e não retirar a massa de dentro ela vai seguir assando até que o forno esfrie (isso pode queimar a sua massa).

3) Despeje o leite em uma panela e coloque a baunilha no leite. Aqueça o leite - quando estiver quase fervendo: desligue. (Não ferva)

4) Em um recipiente misture: gemas, açúcar e amido de milho (Maisena). Misture bem! Depois, despeje dentro dessa mistura duas conchas do leite quente (aquele que você aqueceu com a baunilha dentro). Misture bem, novamente. 

5) Despeje essa mistura de volta na panela com o restante do leite.  Acenda o fogo e volte a mexer tudo até que engrosse.

6) Opções: se você está com pressa despeje o creme quente em um refratário e leve direto para o freezer para esfriar. Em + ou - 30 minutos já estará frio (o tempo var depender do freezer). Lembre de usar um refratário que possa receber temperaturas altas e baixas e não quebrar.

7) Montagem: coloque + ou - duas colheres do creme em cima da massa e Mirtilos a gosto. Para essa receita usei Mirtilos congelados e ficou deliciosa. 

OBS: Em relação a baunilha: é pouquinho mesmo! Para dar um gostinho muito suave. Mesmo que você ame baunilha não coloque demais pois para essa receita não é o caso. O protagonista da receita deve ser os Mirtilos e não a baunilha.

Quando você fizer a receita me marca nas redes sociais quero muito ver a sua! A minha está na foto acima!



Posts Relacionados:

Aliança dos Blogs 4 - Natal: Cozinhando para Amigos

Livro: A arte culinária de Julia Child

Livro: Por uma vida mais doce

Livro: Tempero Alternativo

Uso da geladeira no ambiente de trabalho



Sabia que aqui no blog tem mais de 50 títulos que já li e gostei?

A maior parte dos meus livros compro na Amazon então deixo abaixo link para você, também, poder ver os livros na Amazon.  Se você não tem tempo agora mas quer lembrar de ver em outro momento faz como eu: entra na Amazon e coloca o livro no carrinho para ver depois.


Gostou do conteúdo? Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

No Instagram: @svdanielle

No Facebook: @svdanielle

No Facebook: @sobremarmita (Marmita: para levar para o trabalho e ou piquenique)

No Facebook: @dsegundamao (Sustentabilidade)

Bom trabalho!




Abaixo o banner da KitchenAid que é um anunciante aqui do blog. KitchenAid é uma marca incrível de eletrodomésticos muito especiais. Você conhece? Clica no banner e vai lá espiar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Acompanha PDF exclusivo e gratuito para baixar!)

  1 - Lembre que ela é coletiva e não apenas sua:  Os bons hábitos de higiene e limpeza devem prevalecer em uma geladeira coletiva . Mas se você não tem bons hábitos de higiene e limpeza não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente que não é só seu. 2- Armazene os seus alimentos em um espaço específico dentro da geladeira. Um alimento em cada canto, não: ok? Uma maçã em uma prateleira, um pote em outra e a garrafinha em outra: não é prático. Se todos os alimentos estiverem concentrados apenas em um canto da geladeira será mais fácil administrar a validade deles. 3 - Coma apenas o que é seu!  Pode parecer estranho para alguns essa colocação mas para outros não! É muito comum uns comerem os lanches dos outros, se se quer pedir permissão? Sim! Não deveria ser assim? Não! Mas sempre é tempo de aprender e ter atitudes melhores . Principalmente, na geladeira coletiva da empresa.  4 - Derramou algo? imediatamente: limpe. Cada um

Geladeira coletiva da empresa: não deixe comida velha!

Assunto que pode parecer um pouco estranho para alguns - já para outros nem tanto! É muito comum, inclusive, as empresas abolirem a geladeira em virtude dos maus hábitos dos colaboradores. Se você é a pessoa que esquece comida dentro da geladeira e nunca mais lembra até criar mofo: anote na agenda uma vez por semana fazer uma limpa ou melhor tenha um dia especial para fazer a limpeza em seus alimentos. Quem sabe todas as sextas-feiras, assim, não fica comida ruim na geladeira no final de semana. A geladeira da empresa é um utensílio coletivo que deve ser tratado com educação e cuidado por todos. Deixar os alimentos envelhecerem dentro dela é o verdadeiro descaso com o resto dos colegas. Não espere que um colega lhe avise que tem algo ruim seu na geladeira. A responsabilidade por manter limpo o que usa é de cada um. Assuma as responsabilidades que são suas e evite estresses desnecessários com os colegas ou com os superiores. Ambiente coletivo todos devem ser colaborativos

Regras para uso de geladeira coletiva?

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras são importantes por alguns motivos mas dois são muito importantes: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras seja postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa forma não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de trabalho . Evitar desavenças desnecessárias no ambiente profissional é importante para o bom andamento do todo. Organizar todos os ambientes da