Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Mailchimp intuitivo

Aliança dos Blogs 9/12 - Meio-Ambiente - Sustentabilidade: gestão estratégica na prática

 

Para a nona publicação da Aliança dos Blogs o tema é:  Meio Ambiente. A aliança dos blogs é composta por quatro blogs super queridos: o meu Danielle SVLeitor dos SonhosMãeLiteratura e Tom Dutra. Cada um dos blogs amigos são ótimos de ler e me agregam muito então depois que você ver minha indicação por aqui te convido a ler a deles, também.

Trago o título - Sustentabilidade: Gestão Estratégica na Prática. Esse livro já começa chamando atenção na dedicatória que diz: "Dedicamos este livro a todos que acreditam que podem mudar e se dedicam a isso Mudar para melhor. Mudar para se salvar, salvando o planeta." 

Não para por aí! Estamos recém conhecendo o livro quando nos agradecimentos temos a seguinte frase: "A todos que acreditaram neste projeto e na nossa crença de que um mundo colaborativo, que pensa a longo prazo e compartilha conhecimento, pode ser muito melhor". 

Algumas passagens do Livro:

Uma pequena parte do prefácio escrito por Vicente Gonçalves: "Não há dúvida de que o tema desta obra é de alta relevância em tempos de mudanças que afetam a sustentabilidade do planeta e a longevidade de nossa espécie. Somos todos responsáveis por começar hoje a construir a herança das próximas gerações. Estudantes, empresários, executivos e qualquer pessoa que compreenda que a sustentabilidade é o único caminho viável encontrarão aqui uma fonte consistente de reflexão e conhecimento."

Uma pequena parte da apresentação do livro pelas autoras: "Este livro foi escrito a partir de uma longa procura pessoal por como ser feliz no trabalho! Somos baby-boomers, geração competitiva e treinada para ser feliz somente depois da aposentadoria. Mas somos também preocupadas com os novos gestores das organizações, pessoas da geração millennial, que não vivem sem procurar a própria felicidade!

A primeira providência, para reposicionamento estratégico de qualquer organização no caminho de se tornar sustentável, tem relação com a conscientização desses propósitos. O restante da transformação acontecerá naturalmente, afetando todos os stakeholders, seus portfólios de projeto e programas, e suas operações."

Como esse é um livro mais técnico vou colocar aqui os capítulos para que você que se interessa pelo assunto possa conhecê-lo melhor:

1. Ágil, Tradicional ou Híbrido - O Mundo do Gerenciamento
2. Sustentabilidade 
3. Modelo GES
4. Venda Interna 
5. Diagnóstico 
6. Desenho
7. Implantação, Monitoramento e Controle 
8. Encerramento
9. Operação Assistida 
10. Conclusão

Anexo 1 - Agenda 2030 - ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Anexo 2 - Projeto Sustentável
Anexo 3 - Programa Educação Sustentável
Anexo 4 - Glossário
Referências Bibliográficas

Sim, eu enquanto millennial gostei muito do livro e agradeço as baby-boomers por ter pensado nas gerações futuras. 


Acima o calendário do ano de 2022 dos temas da nossa Aliança dos Blogs! Para que você possa nos acompanhar e sugerir títulos de livros. Vamos Amar!

Livro - Sustentabilidade: gestão estratégica na prática
Autora: Christina Barbosa e Sonia Lopes
Editora: Brasport 
Número de páginas: 232 páginas
ISBN: 978-85-745-2907-3
Edição: 2018


Posts Relacionados:









Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?

Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

No Instagram: @svdanielle

No Facebook: @svdanielle

No Facebook: @sobremarmita (Marmita: para levar para o trabalho e ou piquenique)

No Facebook: @dsegundamao (Sustentabilidade)

Bom trabalho!






Abaixo o banner do Grupo A que é um anunciante aqui do blog e está preparado para ajudar pessoas e instituições a encontrarem respostas para os desafios da educação. Estudantes, professores, médicos, engenheiros, psicólogos. Profissionais das carreiras que ainda não têm nome. Universidades, escolas, hospitais e empresas das mais diferentes áreas. Clica no link e vai espiar a gama de livros incríveis! !

Comentários

  1. Oi Dani. Muito interessante a sua dica. Não conhecia este livro, mas já anotei a sugestão. Beijos e até o mês que vem

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!
Felicidades!

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

  1 - Lembre que ela é coletiva e não apenas sua:  Os bons hábitos de higiene e limpeza devem prevalecer em uma geladeira coletiva . Mas se você não tem bons hábitos de higiene e limpeza não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2- Armazene os seus alimentos em um espaço específico dentro da geladeira. Um alimento em cada canto, não: ok? Uma maçã em uma prateleira, um pote em outra e a garrafinha em outra: não é prático. Se todos os alimentos estiverem concentrados apenas em um canto da geladeira será mais fácil administrar a validade deles. 3 - Consuma apenas o que é seu!  Pode parecer estranho para alguns essa colocação mas para outros não! É muito comum uns consumirem os lanches dos outros sem permissão? Sim! Não deveria ser assim? Não! Mas sempre é tempo de aprender e ter atitudes melhores . Principalmente, na geladeira coletiva da empresa.  4 - Derramou algo? no mesmo momento: limpe. Cada um deve limpar

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras, por alguns motivos, são muito  importantes - aqui destaco dois deles: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira coletiva da empresa ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa maneira não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de trab

Geladeira coletiva da empresa: não deixe comida velha!

Assunto que pode parecer um pouco estranho para alguns - já para outros nem tanto! É muito comum, inclusive, as empresas abolirem a geladeira em virtude dos maus hábitos dos colaboradores. Se você é a pessoa que esquece comida dentro da geladeira e nunca mais lembra até criar mofo: anote na agenda uma vez por semana fazer uma limpa ou melhor tenha um dia especial para fazer a limpeza em seus alimentos. Quem sabe todas as sextas-feiras, assim, não fica comida ruim na geladeira no final de semana. A geladeira da empresa é um utensílio coletivo que deve ser tratado com educação e cuidado por todos. Deixar os alimentos envelhecerem dentro dela é o verdadeiro descaso com o resto dos colegas. Não espere que um colega lhe avise que tem algo ruim seu na geladeira. A responsabilidade por manter limpo o que usa é de cada um. Assuma as responsabilidades que são suas e evite estresses desnecessários com os colegas ou com os superiores. Ambiente coletivo todos devem ser colaborativos