Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Mailchimp intuitivo

A mente vencendo o humor: Mude como você se sente, mudando o modo como você pensa



Poderia dizer que é um dos livros essenciais para ajudar nos dias mais difíceis. Comecei a usar esse livro no começo dos anos 2000 e ele é sempre atual. Na capa do livro ele já se apresenta com essa frase: "Mude como você se sente, mudando o modo como você pensa". E sim! os sentimentos estão totalmente interligados com a forma como pensamos. Os autores se basearam em Aaron T. Beck que foi o pioneiro no desenvolvimento da terapia cognitiva. Além disso ele foi incentivador ativo na construção desse livro para que fosse o mais útil possível aos pacientesNo final do texto, para facilitar, vou deixar o link - da Editora Grupo a que é detentora da Artmed - direto para o livro que citei aqui.  

Contracapa: Este é um livro diferente e útil para indivíduos que desejam fazer mudanças em suas vidas e um forte subsídio para os psicoterapeutas junto aos seus pacientes. Escrito por dois psicólogos clínicos, este manual mostra a Terapia Cognitiva - uma forma de psicoterapia eficaz e altamente embasada cientificamente - pode melhorar sua vida. Folhas de exercícios tipo "passo a passo" ensinam habilidades específicas que têm ajudado milhares de pessoas a vencerem a depressão, ataques de pânico, ansiedade, raiva, culpa, vergonha, baixa auto-estima, transtornos alimentares, abuso de substâncias e problemas de relacionamento. Estando ou não em terapia, utilize este manual como um instrumento eficaz para o aprendizado de passos práticos para você se sentir melhor e fazer as mudanças que deseja. 

Este livro ajudará:

  • Usar questionários de humor para identificar, medir e acompanhar mudanças em seus sentimentos.
  • Aprender a mudar os pensamentos que contribuem para seus problemas.
  • Seguir estratégias passo a passo para melhorar o seu humor.
  • Resolver problemas e tomar medidas para melhorar sua vida e seus relacionamentos.
  • Praticar habilidades em folhas de exercícios que abordam seus problemas individuais.




Usei a expressão: "comecei a usar" - porque é um livro que tem muitos espaços para preencher. Ele ensina o caminho e a gente preenche conforme a situação do momento. Minha dica é preencher a lápis ou fazer cópias das páginas para ir apagando e usando novamente. Esse é um livro incrível e que deve morar na cabeceira da cama acompanhado de um lápis. É um livro para se usar individualmente, portanto cada um deve ter o seu. Ele, realmente, faz diferença em meus dias mais difíceis!

As fotos acima são do meu livro que é a primeira edição de 1999 mas a versão que está sendo vendida agora é de 2017 a segunda edição. 

O livro está dividido em doze capítulos:

1. Compreendendo seus Problemas
2. É o Pensamento que Conta
3. Identificando e Medindo Estados de Humor
4. Situações, Estados de Humor e Pensamentos
5. Pensamentos Automáticos
6. Onde Estão as Evidências?
7. Pensamento Alternativo ou Compensatório
8. Experimentos e Planos de Ação
9. Pressuposições e Crenças Centrais
10. Compreendendo a Depressão
11. Compreendendo a Ansiedade 
12. Compreendendo a Raiva, a Culpa e a Vergonha 

O livro segue com:

Epílogo

Apêndice: Folhas de Exercícios e Carta aos Profissionais da Área




Livro: A mente vencendo o humor: mude como você se sente, mudando o modo como você pensa
Autor: Dennis Greenberger e Christine A. Padesky
Números de páginas: 207
ISBN: 978-85-7307-417-8
Ano da Edição: 1999

OBS: Cada um tem vivências distintas e sente elas de forma muito individual, portanto se o livro não lhe ajudar fique tranquilo: pode ser mais comum do que você imagina. Minha sugestão é que procure por um profissional da saúde para que ele possa lhe amparar. 


Assim como você aprecio a leitura. Por ler muitos livros trago os que gosto para indicar no blog com a intenção de colaborar com você leitor. O tema principal do blog é planejamento e gestão que são temas amplos e que para aplicabilidade deles é preciso ter uma gama de habilidades técnicas e comportamentais. É importante que cada um observe e conscientize as suas próprias necessidades e escolha o que ler de acordo consigo. O que faço é concentrar, em um mesmo lugar,  informações, experiências e literaturas que podem colaborar com planejamento e gestão. Para tanto já escrevi e publiquei mais de oitocentos textos os quais mais de duzentas mil pessoas já leram. 

Como prometi, abaixo segue o link da da Editora Grupo a que é detentora da Artmed - direto para o livro que citei aqui:





Posts Relacionados:









Diante de tantas distrações é preciso organização para manter o ritmo de leitura. Eu mantenho minhas leituras em dia por intermédio da organização e por isso já indiquei mais de uma centena de livros no blog. Para isso, desenvolvi esse material de apoio pois dessa forma você conseguirá exercitar a disciplina da leitura. 


                                                   Material de apoio: Quero ler mais este ano!



Abaixo banner da evino que é um anunciante aqui do blog. A evino é uma loja de vinhos online que oferece grandes descontos em produtos altamente compativeis. Venha experimentar um novo conceito de saborear o sabor da vida. Clica no banner e vai espiar!

Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Instagram: @svdanielle

Facebook: @svdanielle (Descontos e informações)

Tik Tok: @sv.danielle

Facebook: @sobremarmita (Marmita: para levar para o trabalho e ou piquenique)

Facebook: @dsegundamao (Sustentabilidade)

Bom trabalho!


Abaixo banner da evino que é um anunciante aqui do blog. A evino é uma loja de vinhos online que oferece grandes descontos em produtos altamente compativeis. Venha experimentar um novo conceito de saborear o sabor da vida. Clica no banner e vai espiar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

  1 - Lembre que ela é coletiva e não apenas sua:  Os bons hábitos de higiene e limpeza devem prevalecer em uma geladeira coletiva . Mas se você não tem bons hábitos de higiene e limpeza não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2- Armazene os seus alimentos em um espaço específico dentro da geladeira. Um alimento em cada canto, não: ok? Uma maçã em uma prateleira, um pote em outra e a garrafinha em outra: não é prático. Se todos os alimentos estiverem concentrados apenas em um canto da geladeira será mais fácil administrar a validade deles. 3 - Consuma apenas o que é seu!  Pode parecer estranho para alguns essa colocação mas para outros não! É muito comum uns consumirem os lanches dos outros sem permissão? Sim! Não deveria ser assim? Não! Mas sempre é tempo de aprender e ter atitudes melhores . Principalmente, na geladeira coletiva da empresa.  4 - Derramou algo? no mesmo momento: limpe. Cada um deve limpar

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras, por alguns motivos, são muito  importantes - aqui destaco dois deles: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira coletiva da empresa ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa maneira não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de trab

Geladeira coletiva da empresa: não deixe comida velha!

Assunto que pode parecer um pouco estranho para alguns - já para outros nem tanto! É muito comum, inclusive, as empresas abolirem a geladeira em virtude dos maus hábitos dos colaboradores. Se você é a pessoa que esquece comida dentro da geladeira e nunca mais lembra até criar mofo: anote na agenda uma vez por semana fazer uma limpa ou melhor tenha um dia especial para fazer a limpeza em seus alimentos. Quem sabe todas as sextas-feiras, assim, não fica comida ruim na geladeira no final de semana. A geladeira da empresa é um utensílio coletivo que deve ser tratado com educação e cuidado por todos. Deixar os alimentos envelhecerem dentro dela é o verdadeiro descaso com o resto dos colegas. Não espere que um colega lhe avise que tem algo ruim seu na geladeira. A responsabilidade por manter limpo o que usa é de cada um. Assuma as responsabilidades que são suas e evite estresses desnecessários com os colegas ou com os superiores. Ambiente coletivo todos devem ser colaborativos