1 - SEJA ATENCIOSO
Atencioso significa: dê atenção ao cliente que lhe procurou. Ouça o que ele tem para dizer. Não fique ansioso para terminar logo o assunto e fechar a venda seja de produto ou de serviço.
2 - TENHA E DEMONSTRE INTERESSE
Um bom profissional tem interesse em ser parte da solução ou oferecer ela por inteiro. Porém, para isso ele está interessado no que o interlocutor tem a dizer. Estando no momento presente sem passar mensagens eletrônicas ou com a atenção em outra situação. Não basta ter interesse é preciso demonstrar ele.
3 - IDENTIFIQUE A MELHOR SOLUÇÃO PARA O CLIENTE QUE LHE PROCUROU
Identifique o motivo pelo qual aquela pessoa lhe procurou profissionalmente. Nem sempre é simples e nem fácil mas é necessário entender e interpretar qual a "dor" do cliente. O profissional é você, portanto quem tem que identificar essa questão é você.
4 - PROMETA E CUMPRA
Nunca prometa para um cliente o que não pode ou não sabe se pode cumprir. Seja o mais transparente possível em relação a datas e prazos. Preferencialmente, coloque tudo em um contrato ou um acordo por e-mail.
Assuma as responsabilidades que lhe pertencem. Não fuja da responsabilidade: algo não ficou como você imaginava e o cliente reclamou? Busque solução! Não entregue o trabalho enquanto ele não estiver de acordo com o combinado. Tudo que foi combinado cria uma expectativa no cliente, sendo assim, faça a realidade ser de acordo.
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