Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Malbec - Advento de Vinhos: 24 uvas, 24 descobertas

 


Este é um blog dedicado a Planejamento e Gestão, o que quer dizer: Educação Estratégica e Gerencial. Aqui, você encontrará várias indicações de livros, pois ler é essencial para todas as profissões. A leitura e a atualização constantes são fundamentais para o desenvolvimento profissional e para a tomada de decisões mais acertadas. Especialmente para quem trabalha com planejamento e gestão, áreas que são o foco principal do blog, a leitura é uma ferramenta valiosa. Profissionais que atuam nesses campos, geralmente, lideram equipes e precisam estar sempre bem informados e preparados.

Minha trajetória com o estudo de vinhos é longa e enriquecedora. Em 2015, escrevi e apresentei um trabalho de conclusão intitulado "Barreiras comerciais no mercado regional vitivinícola: proteção ou obstáculo competitivo?". Este trabalho, composto por 89 páginas e baseado em uma pesquisa com entrevistados, aprofundou minha compreensão sobre os desafios e oportunidades no mercado vitivinícola regional. Foi uma experiência que solidificou minha paixão pelos vinhos e pelo seu estudo. 

O espírito do Natal nos convida a celebrar, refletir e compartilhar momentos especiais. Este ano, trago uma forma única e deliciosa de contar os dias até o Natal: o Advento do Vinho! Inspirados pela tradição do calendário do advento, que marca a contagem regressiva até o Natal, decidimos criar uma experiência enológica inesquecível. Também compartilharei a bibliografia utilizada em cada texto, para que você possa se aprofundar ainda mais no estudo de cada uva.

Bem-vindo ao nosso Advento do Vinho! De 1º a 24 de dezembro, vamos explorar uma uva diferente a cada dia, descobrindo suas histórias e perfis de sabor, além de receber recomendações de vinhos excepcionais. Esta iniciativa é uma celebração da vinicultura que busca enriquecer seu paladar e ampliar seu conhecimento sobre o mundo dos vinhos. Ao final de cada texto, você encontrará links para adquirir os vinhos correspondentes e a bibliografia utilizada, permitindo uma experiência completa e aducativa. Junte-se a nós nesta contagem regressiva para o Natal e compartilhe suas expectativas e descobertas nos comentários!


Uma quinta variedade, que um dia foi importante, mas hoje é encontrada principalmente em Saint-Émilion e nos Côtes de Bourg, e a Malbec (também conhecida como Pressac), uma uva grande, suculenta e de maturação precoce, que tem graves problemas de floração. É cultivada na Gironda, mais por sua produção local propícia do que por sua qualidade. 

Malbec Argentina - Aparência púrpura-escuro com reflexos violáceos e vermelhos. A Malbec é naturalmente muito pigmentada. O vinho feito com ela na região francesa do Cahors (em que é chamada Côt) era conhecido como "vinho negro". Aroma de ameixa, cereja-preta e chocolate, algumas vezes com notas florais de violeta. A maior parte dos Malbec argentinos provém de Mendoza, nos sopés dos Andes, onde há vinhedos em altitudes pouco usuais, de 900 metros e até muito mais. Como regra geral, quanto mais alto o vinhedo, mais aromático e definido é o caráter frutado do vinho.

Sabor inicialmente envolvente, com ameixa e cereja, tendendo a chocolate e baunilha. Os Malbec respondem bem a um envelhecimento cuidadoso em barricas de carvalho. Alguns vinhateiros têm a tendência de amadeirar em demasiado seus vinhos, utilizando barricas novas de carvalho tostadas, cujos aromas de torrada e baunilha superam a fruta.

Textura intenso, quente e corpulento - firme e estruturado, mas com grande frescor e permanência. Em Mendoza, há uma grande diferença entre a temperatura do dia e da noite. O calor do dia permite à Malbec amadurecer e ganhar doçura e aromas; as noites, drasticamente mais frias, ajudam as uvas a preservar a acidez. Os vinhos apresentam um bom equilíbrio entre aromas frutados, taninos maduros e frescor.


A reputação vinicultora da Argentina no exterior foi construída a partir da Malbec, a uva tinta mais plantada no país, introduzida na Argentina em 1868 a pedido do agrônomo francês Michel Pouget ao então presidente do país, Domingo Faustino Sermiento. A opulenta Malbec que cresce hoje por toda a Argentina não só tem um sabor completamente diferente dos vinhedos que dominam Cahors, no sudoeste da França, mas as uvas também têm uma aparência diversa, menores e nascidas em cachos mais apertados. Os primeiros sul-americanos a plantar a variedade devem ter escolhido mudas específicas que pareciam se desenvolver bem adaptando-se às condições locais, embora para manter a acidez e a intensidade de sabor a Malbec cresça um pouco melhor em altitudes ligeiramente maiores do que, por exemplo, as da Cabernet Sauvignon. 



A província de Mendoza tem como capital a vibrante cidade de mesmo nome, e é de longe região dominante na produção de vinhos da Argentina, com muitas e diferentes áreas dentro dela. Mendoza central tem a mais antiga tradição de produção de vinhos finos, já que um grande número dos produtores mais famosos do país está ali. Os vinhedos dos dois lados das avenidas se espalham a partir do departamento de Luján de Cuyo e criaram uma reputação de produzir especialmente bons Malbecs, incluindo Vistalba, Perdriel, Agrelo e Las compuertas, onde o solo é particularmente pobre. A média de idade dos vinhedos, dessa área, muitos dos quais escaparam de ser arrancados do solo para dar espaço ao crescimento imobiliário nos anos 1970 e 1980, contribuiu para melhorar a qualidade do vinho. 


Harmonização com Malbec 

Os vinhos Malbec são conhecidos por suas notas de frutas escuras, como ameixa e cereja preta, além de toques de chocolate, café e tabaco. Esses vinhos são versáteis e podem ser harmonizados com uma variedade de pratos.

Aqui estão algumas sugestões de harmonização com Malbec:

1. Carnes Vermelhas: Malbec é a escolha perfeita para acompanhar carnes vermelhas gralhadas, como um suculento bife de chorizo ou uma costela de boi. A acidez e os taninos do vinho complementam a riqueza e a gordura da carne, criando uma experiência harmoniosa.

2. Cordeiro: o cordeiro, especialmente quando preparado com ervas aromáticas e especiarias, é um excelente par para o Malbec. O sabor robusto do cordeiro combina bem com a intensidade do vinho.

3. Carnes de caça: Pratos com carne de caça, como javali ou pato, também se harmonizam maravilhosamente com Malbec, devido à sua complexidade e profundidade de sabor.

4. Massas com molho à base de tomate: pratos de massa, como lasanha ou espaguete à bolonhesa, que possuem molhos ricos em tomate, são uma ótima combinação. A acidez do tomate equilibra bem com a estrutura do Malbec.

5. Queijos Curados: Queijos como o provolone, gouda envelhecido ou até mesmo um queijo azul são ótimas opções para acompanhar um Malbec. A complexidade dos queijos complementa as notas frutadas e os taninos do vinho.

6. Churrasco: O clássico churrasco, com uma variedade de cortes e carnes e linguiças, é um casamento perfeito com Malbec. O sabor frutado e caramelizado da carne grelhada se integra perfeitamente ao vinho.

7. Pratos com especiarias: Pratos condimentados, como um ensopado de carne com pimenta ou um prato mexicano com toques de cominho e pimentão, podem ser harmonizados com Malbec. O vinho ajuda a suavizar as especiarias, criando um equilíbrio agradável.

Essas são algumas sugestões para aproveitar ao máximo o seu Malbec. A beleza da harmonização está em experimentar e encontrar combinações que mais agradam ao seu paladar. Que tal abrir uma garrafa de Malbec e explorar essas opções?



Sugestões de vinhos na loja da Evino:







O departamento de Maipú, um pouco mais baixo e mais quente, é provavelmente melhor para o cultivo da Cabernet Sauvignon e da Syrah do que da Malbec. 
A parte mais excitante de Mendoza, pelo menos do ponto de vista dos amantes de bons vinhos, está no vale  Uc, que ganhou esse nome não por causa do rio, mas em homenagem a um chefe nativo pré-colombiano que ganhou a fama de ter levado a irrigação até a região. Existem hoje mais de 16,5 mil ha de vinhedos, muitos dos quais notáveis por sua juventude, em altitudes de 900 m a 1.500 m. Produtores como Catena e Terrazas de los Andes, este pertencente ao grupo LVMH, especificam sua altitude com precisão em seus rótulos. 


Bibliografia usada: Curso essencial de Vinhos, Atlas Mundial do Vinho e Enciclopédia do vinho.


Qual uva você está mais animado para conhecer durante o Advento do Vinho? Já tem algum vinho favorito dessa uva? Compartilhe suas expectativas e recomendações nos comentários!

E não esqueça de se inscrever no blog. Enviamos uma Newsletter duas vezes ao mês para os inscritos, mantendo-os próximos e constantemente lembrados da importância da educação estratégica e gerencial para alcançar seus objetivos.




Posts Relacionados 


Sauvignon Blanc - Advento de Vinhos: 24 uvas, 24 descobertas

Chardonnay - Advento de Vinhos: 24 uvas, 24 descobertas

Merlot - Advento de Vinhos: 24 uvas, 24 descobertas




Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Bom trabalho!

Educação Estratégica e Gerencial
Mentoria e Desenvolvimento Profissional


Você já me conhece!
Eu sou Danielle SV
A Dani do Planejamento e Gestão


Abaixo banner da evino que é um anunciante aqui do blog. A evino é uma loja de vinhos online que oferece grandes descontos em produtos altamente compativeis. Venha experimentar um novo conceito de saborear o sabor da vida. Clica no banner e vai espiar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

  1 - Lembre que ela é coletiva e não apenas sua:  Os bons hábitos de higiene e limpeza devem prevalecer em uma geladeira coletiva . Mas se você não tem bons hábitos de higiene e limpeza não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2- Armazene os seus alimentos em um espaço específico dentro da geladeira. Um alimento em cada canto, não: ok? Uma maçã em uma prateleira, um pote em outra e a garrafinha em outra: não é prático. Se todos os alimentos estiverem concentrados apenas em um canto da geladeira será mais fácil administrar a validade deles. 3 - Consuma apenas o que é seu!  Pode parecer estranho para alguns essa colocação mas para outros não! É muito comum uns consumirem os lanches dos outros sem permissão? Sim! Não deveria ser assim? Não! Mas sempre é tempo de aprender e ter atitudes melhores . Principalmente, na geladeira coletiva da empresa.  4 - Derramou algo? no mesmo momento: limpe. C...

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras, por alguns motivos, são muito  importantes - aqui destaco dois deles: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira coletiva da empresa ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa maneira não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de ...

Como resolver um problema?

As vezes resolver problemas não é nada fácil! O mais importante é focar na solução pois o problema  existe. Então fiz quatro folhas (planners) para ajudar você a ponderar as possíveis soluções e ver qual será a mais acertada para aquele momento de vida.  Todas as folhas estão disponíveis para impressão só clicar nos títulos: 1) Folha 1 a) Preencha seu nome e data do dia.  b) Título do Problema: escreva o nome que você deu para esse problema. c) Resumo do Problema: escreva brevemente o que está acontecendo.  d) Possível Solução 1: Descreva a primeira forma de solucionar o problema que você pensou. e) A favor (prós) da solução 1: Relacione todos os pontos que são favoráveis a essa decisão. f) Contras da solução 1: Relacione todos os ponto que são desfavoráveis a essa decisão. g) A solução 1 atende ou não as minhas expectativas? por quê?: Compare os prós e contras e faça uma observação crítica dos dois e reflita qual o que mais atende a suas...