Este é um blog dedicado a Planejamento e Gestão, o que quer dizer: Educação Estratégica e Gerencial. Aqui, você encontrará várias indicações de livros, pois ler é essencial para todas as profissões. A leitura e a atualização constantes são fundamentais para o desenvolvimento profissional e para a tomada de decisões mais acertadas. Especialmente para quem trabalha com planejamento e gestão, áreas que são o foco principal do blog, a leitura é uma ferramenta valiosa. Profissionais que atuam nesses campos, geralmente, lideram equipes e precisam estar sempre bem informados e preparados.
Minha trajetória com o estudo de vinhos é longa e enriquecedora. Em 2015, escrevi e apresentei um trabalho de conclusão intitulado "Barreiras comerciais no mercado regional vitivinícola: proteção ou obstáculo competitivo?". Este trabalho, composto por 89 páginas e baseado em uma pesquisa com entrevistados, aprofundou minha compreensão sobre os desafios e oportunidades no mercado vitivinícola regional. Foi uma experiência que solidificou minha paixão pelos vinhos e pelo seu estudo.
O espírito do Natal nos convida a celebrar, refletir e compartilhar momentos especiais. Este ano, trago uma forma única e deliciosa de contar os dias até o Natal: o Advento do Vinho! Inspirados pela tradição do calendário do advento, que marca a contagem regressiva até o Natal, decidimos criar uma experiência enológica inesquecível. Também compartilharei a bibliografia utilizada em cada texto, para que você possa se aprofundar ainda mais no estudo de cada uva.
Bem-vindo ao nosso Advento do Vinho! De 1º a 24 de dezembro, vamos explorar uma uva diferente a cada dia, descobrindo suas histórias e perfis de sabor, além de receber recomendações de vinhos excepcionais. Esta iniciativa é uma celebração da vinicultura que busca enriquecer seu paladar e ampliar seu conhecimento sobre o mundo dos vinhos. Ao final de cada texto, você encontrará links para adquirir os vinhos correspondentes e a bibliografia utilizada, permitindo uma experiência completa e aducativa. Junte-se a nós nesta contagem regressiva para o Natal e compartilhe suas expectativas e descobertas nos comentários!
A Sauvignon Blanc produz vinhos secos, aromáticos e frutados, cheios de verve e com uma nota muito particular de folhas verdes. É também usada nos brancos de Bordeaux. Fora da França, é fortemente associada à Nova Zelândia e, cada vez mais, à África do Sul e ao Chile.
Sauvignon Blanc África do Sul: aparência amarelo-palha brilhante, com reflexos verdeais. Essa cor é típica da Sauvignon Blac vinificada em tanques de aço inox e não em barricas de carvalho. Aroma de grama recém-cortada, aspargos e notas frutadas de abacaxi e frutas cítricas. Intensamente aromático. Sauvignon Blanc é sempre verdeal no aroma. Nos climas mais quentes, notas de frutas tropicais emergem mais intensamente. Os estilos sul-africanos em geral combinam ambas.
Sabor mais da típica fruta verde sumarenta, com o cítrico dominante, grapefruit. Em alguns Sauvignon Blanc, os aromas verdeais frescos podem se transformar, lembrando aspargos e pimentão verde - normalmente devido às uvas colhidas verdes, com o intuito de assegurar a acidez necessária para fazer vinhos refrescantes. Alguns consumidores apreciam esses sabores, e produtores foram acusados de adicionar ilegalmente aromatizantes industriais nos seus vinhos.
Textura vibrante e fresco na boca, límpido e acídulo. Os melhores Sauvignon Blanc sempre provêm de climas que permitem às uvas reter acidez: ou um clima quente com uma brisa fresca do oceano (como Elgin, na África do Sul) ou com dias quentes e noites frias (como no Chile), ou ainda um clima temperado como no vale do Loire (França).
Sauvignon Blanc Nova Zelância - Aparência amarelo-palha brilhante, com reflexos verdeais. Essa é a cor típica da Sauvignon Blanc vinificada em tanques de aço inox e não em barricas de carvalho. Aroma de uma mistura pungente e vívida de madressilvas, groselhas-brancas, maracujá e manga, com um toque herbáceo. Muitos dos Sauvignon Blanc neozelandeses vêm da região de Marlborough, na Ilha Sul. O clima ligeiramente mais quente e com um pouco mais de sol que o de Sancerre, no Loire francês, produz vinhos com um perfil delicadamente mais tropical.
Sabor mais dos aromas pungentes de frutas tropicais e folhas verdes, com um frescor de limão verde sob o aroma dominante. Seco. Os enólogos neozelandeses sempre gostaram de misturar uvas em diferentes graus de maturação. Algumas são colhidas prematuramente, enquanto ainda têm aromas e sabores cítricos e verdeiais e uma acidez elevada; outras são apanhadas mais tarde, quando já têm mais açúcar e aromas de frutas tropicais. Textura vigoroso e fresco ; corpo médio. Marlborough tem uma estação de maturação longa, mas o clima é moderado, com brisas marinhas frescas que ajudam a preservar a acidez nas uvas e o frescor dos vinhos.
Sugestões de vinho na loja Evino
Bibliografia usada: Curso essencial de Vinhos, Atlas Mundial do Vinho e Enciclopédia do vinho.
Qual uva você está mais animado para conhecer durante o Advento do Vinho? Já tem algum vinho favorito dessa uva? Compartilhe suas expectativas e recomendações nos comentários!
E não esqueça de se inscrever no blog. Enviamos uma Newsletter duas vezes ao mês para os inscritos, mantendo-os próximos e constantemente lembrados da importância da educação estratégica e gerencial para alcançar seus objetivos.
Posts Relacionados
Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:
Instagram: @svdanielle
Bom trabalho!
Abaixo banner da evino que é um anunciante aqui do blog. A evino é uma loja de vinhos online que oferece grandes descontos em produtos altamente compativeis. Venha experimentar um novo conceito de saborear o sabor da vida. Clica no banner e vai espiar!
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!
Felicidades!