Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

O vinho na era da técnica e da informação: um estudo sobre Brasil e Argentina - Esmaltes e livros 11/12 - #novembroazul

 


Este é um blog dedicado a Planejamento e Gestão isso quer dizer: Educação estratégica e gerencial. Aqui, você encontrará várias indicações de livros, pois ler é essencial para todas as profissões. A leitura e a atualização constantes são fundamentais para o desenvolvimento profissional e para a tomada de decisões mais acertadas. Especialmente para quem trabalha com planejamento e gestão, áreas que são o foco principal do blog, a leitura é ferramenta valiosa. Profissionais que atuam nesses campos, geralmente, lideram equipes e precisam estar sempre bem informados e preparados. Para isso, participo de duas blogagens coletivas mensais, e uma delas é esta.

Uma vez por mês, durante os doze meses do ano, desde 2021, nos reunimos para fazer nossa blogagem coletiva que se chama: Esmaltes e Livros. O esmaltes e livros foi criado para evidenciarmos a importância da auto estima e da leitura em nossas vidas. Esse ano somos em três parceiras nessa postagem: eu - Danielle SV,  Blog Mãe Literatura  e Leticia Leonardi.  

E nossa maravilhosa esmaltes e livros chegou com o tema #novembroazul. Que é aquele mês de movimento mundial da conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A importância da conscientização provém, geralmente, do resultado de estudos incansáveis da área da saúde. Louváveis pesquisas sobre o tema nos trazem essa conscientização. Falando da importância de boas pesquisas, lembrei deste livro - "O vinho na era da técnica e da informação: um estudo sobre Brasil e Argentina" escrevi um trabalho sobre vinho e gostei muito desse estudo por isso trago ele para você. E os esmaltes foram: Felicidades da Risqué e base unhas de ferro da marca Anita. 


Surpreendente e revelador, este livro possibilita ao leitor um novo olhar sobre o vinho e sua indústria. É principalmente das questões política, econômica e cultural que Miriam Aguiar trata ao se debruçar sobre o setor vitivinícola, atenta às especificidades desta nova era, fortemente regida pela tecnologia e pelas ciências da informação numa atmosfera globalizada e globalizante. Para isso, apresenta um estudo comparado entre Brasil e Argentina. sem deixar de contemplar alementos históricos de outras nações, no qual o foco é a difusão midiática da cultura e do consumo do vinho.

Como se caracteriza o chamado "Novo Mundo do Vinho" - que chega depois de um período de transformações da bebida em seus processos  produtivo, comercial e comunicativo-promocional - no que diz respeito ao seu consumo e à sua dfusão midiática? O que este estudo comparado entre países com representações tão diferentes na indústria do vinho revela?

A autora apresenta aqui uma recapitulação histórica do desenvolvimento do setor e tece uma análise crítica do panorama vitivinícola, que sofreu alterações a partir das últimas décadas do século XX, em âmbito internacional. É sob essa perspectiva diferenciada que Míriam Aguiar nos apresenta a nova cara do vinho, adaptado às especificidades contemporâneas de consumo, cultura e sociabilidade.


A reconfiguração do campo do vinho na contemporaneidade, que teve início especialmente na década de 1980 e continua provocando uma série de transformações produtivas, comerciais e ideológicas em vários países, teve como estímulo mudanças socieconômicas e político-culturais de âmbito mundial. Reconhecendo a complexidade desse cenário, bem como a necessidade de lançarmos um olhar curioso para o setor vitivinícola. 

Na obra, a autora tece uma recapitulação histórica do desenvolvimento do setor vitivinícola no Brasil e na Argentina, identificando e analisando elementos do processo de reconfiguração do mundo do vinho e seus impactos no que trange processos produtivo, comercial e comunicativo-promocional. Em seguida, ela apresenta uma reflexão sobre o momento de transição que acontece no mundo do vinho a partir das últimas décadas do século XX, em âmbito internacional.

Como são as práticas de comunicação e promoção da intensa ação difusionista do setor do vinho na atualidade? De que forma contribuem para o projeto expansionista transacional da indútria do vinho? Quais são os elementos do arsenal político, econômico e simbólico que alimentam o discurso do vinho? Essas são algumas das questões elucidadas neste livro.


Míriam Aguiar é publicitária, mestre em comunicação e sociabilidade contemporânea, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade de São Paulo (USP). Já atuou profissionalmente nas áreas de promoção de eventos culturais, assessoria de imprensa, publicidade e no mercado de vinhos. Ingressou na carreira acadêmica em 1999 e hoje atua como coordenadora e professora de Comunicação Social da Faculdade Promove de Belo Horizonte. É também pesquisadora científica de comunicação e consumo. Este livro apresenta resultados de sua pesquisa de doutorado, desenvolvida entre os anos 2003 e 2006, sobre o universo do vinho contemporaneidade.


Sumário

Introdução

1. História, produção e mercado do vinho no Brasil

A vinha e a colonização européia
Início da industrialização e regulamentação da vitivinicultura
Regiões vitivinícolas do Brasil e projetos pioneiros para a internacionalização do padrão produtivo
O vinho espumante nacional
A reconfiguração vitivinícola mundial e os impactos no mercado brasileiro
A reconversão produtiva do vinho brasileiro

2. História, produção e mercado do vinho na Argentina

Breve histórico da vitivinicultura Argentina
Criação de uma marca internacional
Características e transformações produtivas
A expansão transnacional
Corporativismo vitivinícola e suas contrapartidas cults

3. Velho versus novo mundo do vinho: transições paradigmáticas no campo do vinho

Os personagens de uma cena mondoviniana
Abalos nos tradicionais jardins de Baco
A "virada" do Languedoc-Roussilion
Da pátina à moda: do terroir às simbologias das marcas
Alianças empresariais contemporâneas
A civilização ocidental
Possibilidades de sobrevivência dos pequenos mercados locais
Impactos do vinho contemporâneo no consumo local
Novas tendências do mercado de vinhos
Consumidores de vinho e suas preferências
Conquistas e concessões para o feminino: a força inclusiva da "marca" e do mercado "liberal"

4. Comunicação e difusão da cultura do vinho

O difusionismo 
Difusão da cultura do vinho pelos meios de comunicação
O vinho como pauta da imprensa especializada
Cultura do vinho como bem de consumo
Comunicação e consumo contemporâneo: o mundo por segmentos
A difusão pela experimentação

5. A plurivalente simbologia do vinho

O poder curativo
Dionisos: o deus do vinho
Vinhos míticos
A distinção sociológica no vinho
O consumo do vinho como signo da diferença
Da qualificação para a produção à qualificação para o consumo

Considerações finais

Referências

Livro - O vinho na era da técnica e da informação: um estudo sobre Brasil e Argetina
Autora: Míriam Aguiar
Editora: Autêntica 
Número de páginas: 285
ISBN: 978-85-7526-337-2
Edição: 2008

Abaixo as indicações valiosas das queridas Mãe Literatura e Lele Leonardi, não vai perder!



Desta vez escolhi o esmalte Café, um clássico da Colorama! Um marrom bem fechado, quase preto. Combinou bem com a capa do livro, Quando os pássaros voltarem, do Fernando Aramburu, Editora Intrínseca, livro deste mês do nosso amado Clube MãeLiteratura. Para compor o cenário escolhi uma pashimina que eu adoro, azul.




Minha escolha de esmalte foi o Sal Rosa ,da Risque. Muito bom de passar, tem um pincel mais grossinho e deixou uma cor bonita! O livro é o Quarta Asa, da Editora Planeta.


Acima o calendário das postagens do ano de 2024! Na sequência os livros escolhidos pelas queridas parceiras de Esmaltes e Livros! Já adianto: é cada título bom que eu tenho vontade de sentar e ler todos eles agora, mesmo! Visite, não perca.



Posts Relacionados





Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Bom trabalho!

Educação Estratégica e Gerencial
Mentoria e Desenvolvimento Profissional


Você já me conhece!
Eu sou Danielle SV
A Dani do Planejamento e Gestão


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

  1 - Lembre que ela é coletiva e não apenas sua:  Os bons hábitos de higiene e limpeza devem prevalecer em uma geladeira coletiva . Mas se você não tem bons hábitos de higiene e limpeza não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2- Armazene os seus alimentos em um espaço específico dentro da geladeira. Um alimento em cada canto, não: ok? Uma maçã em uma prateleira, um pote em outra e a garrafinha em outra: não é prático. Se todos os alimentos estiverem concentrados apenas em um canto da geladeira será mais fácil administrar a validade deles. 3 - Consuma apenas o que é seu!  Pode parecer estranho para alguns essa colocação mas para outros não! É muito comum uns consumirem os lanches dos outros sem permissão? Sim! Não deveria ser assim? Não! Mas sempre é tempo de aprender e ter atitudes melhores . Principalmente, na geladeira coletiva da empresa.  4 - Derramou algo? no mesmo momento: limpe. C...

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras, por alguns motivos, são muito  importantes - aqui destaco dois deles: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira coletiva da empresa ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa maneira não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de ...

Como resolver um problema?

As vezes resolver problemas não é nada fácil! O mais importante é focar na solução pois o problema  existe. Então fiz quatro folhas (planners) para ajudar você a ponderar as possíveis soluções e ver qual será a mais acertada para aquele momento de vida.  Todas as folhas estão disponíveis para impressão só clicar nos títulos: 1) Folha 1 a) Preencha seu nome e data do dia.  b) Título do Problema: escreva o nome que você deu para esse problema. c) Resumo do Problema: escreva brevemente o que está acontecendo.  d) Possível Solução 1: Descreva a primeira forma de solucionar o problema que você pensou. e) A favor (prós) da solução 1: Relacione todos os pontos que são favoráveis a essa decisão. f) Contras da solução 1: Relacione todos os ponto que são desfavoráveis a essa decisão. g) A solução 1 atende ou não as minhas expectativas? por quê?: Compare os prós e contras e faça uma observação crítica dos dois e reflita qual o que mais atende a suas...