O vinho na era da técnica e da informação: um estudo sobre Brasil e Argentina - Esmaltes e livros 11/12 - #novembroazul
Este é um blog dedicado a Planejamento e Gestão isso quer dizer: Educação estratégica e gerencial. Aqui, você encontrará várias indicações de livros, pois ler é essencial para todas as profissões. A leitura e a atualização constantes são fundamentais para o desenvolvimento profissional e para a tomada de decisões mais acertadas. Especialmente para quem trabalha com planejamento e gestão, áreas que são o foco principal do blog, a leitura é ferramenta valiosa. Profissionais que atuam nesses campos, geralmente, lideram equipes e precisam estar sempre bem informados e preparados. Para isso, participo de duas blogagens coletivas mensais, e uma delas é esta.
Uma vez por mês, durante os doze meses do ano, desde 2021, nos reunimos para fazer nossa blogagem coletiva que se chama: Esmaltes e Livros. O esmaltes e livros foi criado para evidenciarmos a importância da auto estima e da leitura em nossas vidas. Esse ano somos em três parceiras nessa postagem: eu - Danielle SV, Blog Mãe Literatura e Leticia Leonardi.
E nossa maravilhosa esmaltes e livros chegou com o tema #novembroazul. Que é aquele mês de movimento mundial da conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A importância da conscientização provém, geralmente, do resultado de estudos incansáveis da área da saúde. Louváveis pesquisas sobre o tema nos trazem essa conscientização. Falando da importância de boas pesquisas, lembrei deste livro - "O vinho na era da técnica e da informação: um estudo sobre Brasil e Argentina" escrevi um trabalho sobre vinho e gostei muito desse estudo por isso trago ele para você. E os esmaltes foram: Felicidades da Risqué e base unhas de ferro da marca Anita.
Surpreendente e revelador, este livro possibilita ao leitor um novo olhar sobre o vinho e sua indústria. É principalmente das questões política, econômica e cultural que Miriam Aguiar trata ao se debruçar sobre o setor vitivinícola, atenta às especificidades desta nova era, fortemente regida pela tecnologia e pelas ciências da informação numa atmosfera globalizada e globalizante. Para isso, apresenta um estudo comparado entre Brasil e Argentina. sem deixar de contemplar alementos históricos de outras nações, no qual o foco é a difusão midiática da cultura e do consumo do vinho.
Como se caracteriza o chamado "Novo Mundo do Vinho" - que chega depois de um período de transformações da bebida em seus processos produtivo, comercial e comunicativo-promocional - no que diz respeito ao seu consumo e à sua dfusão midiática? O que este estudo comparado entre países com representações tão diferentes na indústria do vinho revela?
A autora apresenta aqui uma recapitulação histórica do desenvolvimento do setor e tece uma análise crítica do panorama vitivinícola, que sofreu alterações a partir das últimas décadas do século XX, em âmbito internacional. É sob essa perspectiva diferenciada que Míriam Aguiar nos apresenta a nova cara do vinho, adaptado às especificidades contemporâneas de consumo, cultura e sociabilidade.
A reconfiguração do campo do vinho na contemporaneidade, que teve início especialmente na década de 1980 e continua provocando uma série de transformações produtivas, comerciais e ideológicas em vários países, teve como estímulo mudanças socieconômicas e político-culturais de âmbito mundial. Reconhecendo a complexidade desse cenário, bem como a necessidade de lançarmos um olhar curioso para o setor vitivinícola.
Na obra, a autora tece uma recapitulação histórica do desenvolvimento do setor vitivinícola no Brasil e na Argentina, identificando e analisando elementos do processo de reconfiguração do mundo do vinho e seus impactos no que trange processos produtivo, comercial e comunicativo-promocional. Em seguida, ela apresenta uma reflexão sobre o momento de transição que acontece no mundo do vinho a partir das últimas décadas do século XX, em âmbito internacional.
Como são as práticas de comunicação e promoção da intensa ação difusionista do setor do vinho na atualidade? De que forma contribuem para o projeto expansionista transacional da indútria do vinho? Quais são os elementos do arsenal político, econômico e simbólico que alimentam o discurso do vinho? Essas são algumas das questões elucidadas neste livro.
Míriam Aguiar é publicitária, mestre em comunicação e sociabilidade contemporânea, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade de São Paulo (USP). Já atuou profissionalmente nas áreas de promoção de eventos culturais, assessoria de imprensa, publicidade e no mercado de vinhos. Ingressou na carreira acadêmica em 1999 e hoje atua como coordenadora e professora de Comunicação Social da Faculdade Promove de Belo Horizonte. É também pesquisadora científica de comunicação e consumo. Este livro apresenta resultados de sua pesquisa de doutorado, desenvolvida entre os anos 2003 e 2006, sobre o universo do vinho contemporaneidade.
Sumário
Introdução
1. História, produção e mercado do vinho no Brasil
A vinha e a colonização européia
Início da industrialização e regulamentação da vitivinicultura
Regiões vitivinícolas do Brasil e projetos pioneiros para a internacionalização do padrão produtivo
O vinho espumante nacional
A reconfiguração vitivinícola mundial e os impactos no mercado brasileiro
A reconversão produtiva do vinho brasileiro
2. História, produção e mercado do vinho na Argentina
Breve histórico da vitivinicultura Argentina
Criação de uma marca internacional
Características e transformações produtivas
A expansão transnacional
Corporativismo vitivinícola e suas contrapartidas cults
3. Velho versus novo mundo do vinho: transições paradigmáticas no campo do vinho
Os personagens de uma cena mondoviniana
Abalos nos tradicionais jardins de Baco
A "virada" do Languedoc-Roussilion
Da pátina à moda: do terroir às simbologias das marcas
Alianças empresariais contemporâneas
A civilização ocidental
Possibilidades de sobrevivência dos pequenos mercados locais
Impactos do vinho contemporâneo no consumo local
Novas tendências do mercado de vinhos
Consumidores de vinho e suas preferências
Conquistas e concessões para o feminino: a força inclusiva da "marca" e do mercado "liberal"
4. Comunicação e difusão da cultura do vinho
O difusionismo
Difusão da cultura do vinho pelos meios de comunicação
O vinho como pauta da imprensa especializada
Cultura do vinho como bem de consumo
Comunicação e consumo contemporâneo: o mundo por segmentos
A difusão pela experimentação
5. A plurivalente simbologia do vinho
O poder curativo
Dionisos: o deus do vinho
Vinhos míticos
A distinção sociológica no vinho
O consumo do vinho como signo da diferença
Da qualificação para a produção à qualificação para o consumo
Considerações finais
Referências
Livro - O vinho na era da técnica e da informação: um estudo sobre Brasil e Argetina
Autora: Míriam Aguiar
Editora: Autêntica
Número de páginas: 285
ISBN: 978-85-7526-337-2
Edição: 2008
Abaixo as indicações valiosas das queridas Mãe Literatura e Lele Leonardi, não vai perder!
Desta vez escolhi o esmalte Café, um clássico da Colorama! Um marrom bem fechado, quase preto. Combinou bem com a capa do livro, Quando os pássaros voltarem, do Fernando Aramburu, Editora Intrínseca, livro deste mês do nosso amado Clube MãeLiteratura. Para compor o cenário escolhi uma pashimina que eu adoro, azul.
Minha escolha de esmalte foi o Sal Rosa ,da Risque. Muito bom de passar, tem um pincel mais grossinho e deixou uma cor bonita! O livro é o Quarta Asa, da Editora Planeta.
Acima o calendário das postagens do ano de 2024! Na sequência os livros escolhidos pelas queridas parceiras de Esmaltes e Livros! Já adianto: é cada título bom que eu tenho vontade de sentar e ler todos eles agora, mesmo! Visite, não perca.
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Bom trabalho!
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