Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Comunicação Não-Violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais


Sim, esse é um blog cujo tema principal é Planejamento e Gestão! Sim, você encontra por aqui diversas indicações de livros porque ler e se atualizar constantemente faz parte do cotidiano de quem trabalha com liderança. Mesmo para quem não trabalha com planejamento e gestão a leitura e atualização frequente é muito relevante para vida profissional. Ler diversos e diferentes temas colabora com a visão ampla tão importante para tomada de decisão. 

Esse é um livro que todas as pessoas, que desejam melhorar sua comunicação, deveriam ler diversas vezes ao longo da vida. É um livro de fácil entendimento e muito útil para melhorar as relações sejam elas pessoais ou profissionais. Orelha do livro: "Quando entendemos nossas necessidades verdadeiras, criamos um território comum com nossos interlocutores e os relacionamentos tornam-se mais prazerosos, a comunicação passa a ser mais profunda".



Orelha do livro: Quando entendemos nossas necessidades verdadeiras, criamos um território comum com nossos interlocutores e os relacionamentos tornam-se mais prazerosos, a comunicação passa a ser mais profunda. Nesta obra, Marshall Rosenberg nos ensina a descobrir os sentimentos que pulsam em nós por trás das aparências. Mostra também como nossas ações são baseadas em necessidades humanas que todos buscamos preencher. 

Comunicação não-violenta é um manual prático para resolver conflitos de forma simples e eficaz. Os exercícios são descritos de maneira clara, podendo ser aplicados à vida privada e ao trabalho, em escolas, empresas, prisões, hospitais. O autor vem realizando cursos e treinamentos também nas áreas política e social.

Orelha do livro: "A comunicação não-violenta foi o resultado de sua especialização em psicologia social, de seus estudos de religião comparada e de suas vivências. Em 1984, o doutor Rosenberg fundou, na Califórnia, o Center for Nonviolent Comunication (CNVC), que se transformou em uma organização internacional sem fins lucrativos, com dezenas de pessoas habilitadas a dar treinamentos em trinta países, entre eles o Brasil. O autor introduziu programas de paz em regiões assoladas por guerras, como Sérvia e Croácia, Burundi e Sri Lanka, e as técnicas de CNV estão sendo ensinadas em escolas na Iuguslávia e de Israel". Arun Gandhi - Presidente fundador do instituto de Não-violência M.K. Gandhi

"O presente livro é um best-seller internacional. [...] Seu principal mérito é nos ensinar a nos colocarmos no lugar do outro, desenvolvendo a empatia, que é de grande ajuda até em casos mais difíceis de rupturas e má comunicação." Pierre Weil


São 13 capítulos:

1. Do fundo do coração - o cerne da comunicação não-violenta
2. A comunicação que bloqueia a compaixão
3. Observar sem avaliar
4. Identificando e expressando sentimentos
5. Assumindo a responsabilidade por nossos sentimentos
6. Pedindo aquilo que enriquecerá nossa vida
7. Receber com empatia 
8. O poder da empatia
9. Conectando-nos compassivamente com nós mesmos
10. Expressando a Raiva Plenamente
11. O uso da força para proteger
12. Libertando-nos e aconselhando os outros
13. Expressando apreciação na comunicação não-violenta

Epílogo
Bibliografia
Índice remissivo
☆ Sobre o CNVC e a CNV 



Contracapa: Em um mundo violento, cheio de preconceitos e mal-entendidos, buscamos ansiosamente soluções. Pois a boa comunicação é uma das armas mais poderosas, econômicas e de fácil aplicação. Grande parte dos problemas entre casais, pais e filhos, empregados e empregadores, vizinhos, políticos e governantes pode ser amenizada e frequentemente evitada apenas com...palavras. 
Saber ouvir o que de fato está sendo dito pelo outro e expressar o que de fato queremos dizer, embora pareça tarefa simples, é das mais difíceis. Usando sua experiência como psicólogo clínico e criador do método da comunicação não-violenta, Marshall Rosenberg ensina o leitor a:
  • se libertar dos condicionamentos e dos efeitos de experiências passadas;
  • transformar padrões de pensamento que conduzem a discussão, raiva e depressão;
  • resolver seus conflitos com os outros pacificamente;
  • criar relacionamentos interpessoais baseados em respeito mútuo, compaixão e cooperação.
"Associada à Justiça Restaurativa, a CVV vem ajudando a revolucionar as relações interpessoais e a gestão institucional, não só no campo da Justiça, mas também com parceiros que atuam nas políticas de segurança, assistência, saúde e educação. Leoberto Brancher - Juiz titular da 3º Vara da Infância e Juventude de Porto Alegre.


👉 Esse último item com a estrela são as últimas páginas que explicam o que é o Centro para a Comunicação Não-Violenta (Center for Nonviolent Communication, CNV) é uma organização global que almeja um mundo onde as necessidades de todos sejam atendidas pacificamente. Vou deixar aqui o site para que você conheça: www.cnvc.org

No site existem datas de treinamentos e aprofundamento do tema em vários países do mundo. Vale a pena conferir, principalmente, para quem trabalha com planejamento e/ou gestão em qualquer profissão. A comunicação é de extrema relevância para gerir um planejamento ou para montar ele.



Autor: Marshall B. Rosenberg
Editora: Ágora
Número de páginas: 285 páginas
ISBN: 978-85-7183-826-0
Ano de edição: 2006



E não esqueça de se inscrever no blog. Enviamos uma Newsletter duas vezes ao mês para os inscritos, mantendo-os próximos e constantemente lembrados da importância da educação estratégica e gerencial para alcançar seus objetivos.





Posts relacionados:










Diante de tantas distrações é preciso organização para manter o ritmo de leitura. Eu mantenho minhas leituras em dia por intermédio da organização e por isso já indiquei mais de uma centena de livros no blog. Para isso, desenvolvi esse material de apoio pois dessa forma você conseguirá exercitar a disciplina da leitura. 


                                                Material de apoio: Quero ler mais este ano!







Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Instagram: @svdanielle

Facebook: @svdanielle 

Tik Tok: @sv.danielle

Facebook: @sobremarmita (Marmita: para levar para o trabalho e ou piquenique)

Facebook: @dsegundamao (Sustentabilidade)

Bom trabalho!


Abaixo banner da evino que é um anunciante aqui do blog. A evino é uma loja de vinhos online que oferece grandes descontos em produtos altamente compativeis. Venha experimentar um novo conceito de saborear o sabor da vida. Clica no banner e vai espiar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

A razão pela qual incluímos um guia como este em um blog focado em Educação Estratégica e Gerencial é que a organização e o respeito ao espaço coletivo são aspectos essenciais em qualquer ambiente de trabalho. Bons hábitos e práticas de convivência podem influenciar significativamente a produtividade e a harmonia entre as equipes, refletindo diretamente na eficácia gerencial e no sucesso organizacional.  Assim, mesmo dicas como o uso adequado da geladeira coletiva contribuem para um ambiente de trabalho mais eficiente e colaborativo, alinhando-se perfeitamente com os princípios da Educação estratégica e gerencial que promovemos. 1. Lembre-se: a geladeira é coletiva, não apenas sua Bons hábitos de higiene e limpeza são essenciais em uma geladeira compartilhada. Mas se você ainda não tem, não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2. Armazene seus alimentos em um espaço específico Colocar uma maça em uma pratel...

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

🕒  Tempo de leitura: de 4 a 5 minutos  - Você tem uma geladeira coletiva na empresa e está se perguntando se precisa de regras? Sim, precisa - e não apenas por questões de organização, mas por respeito à convivência e à cultura da empresa.   Regras são fundamentais por pelo menos dois motivos principais:  1. A cultura da empresa deve estar presente em todos os espaços.  Ambientes compartilhados, como a cozinha e a geladeira, também refletem os valores da organização. Regras claras e visíveis reforçam comportamentos desejados e mostram que o cuidado com o coletivo está em todos os detalhes. 2. Toda atividade coletiva exige normas para funcionar bem. Quando várias pessoas utilizam o mesmo espaço, é essencial que haja orientações prévias sobre como se comportar. Preferencialmente, essas regras devem ser comunicadas antes do "jogo começar", para que todos saibam o que é esperado e possam contribuir com o bom uso do ambiente.  📌Uma sugestão prática: ter um Gui...

Ambiente de Trabalho: Cozinha!

Vamos começar esclarecendo, que a cozinha da empresa é um ambiente coletivo ! Todo ambiente coletivo deve seguir regras para que funcione adequadamente. Se sua empresa não tem regras para a cozinha faça elas e exponha em lugar claro e visível para todos. Podes colocar mais de um cartaz com elas, porém atente para não passar de quatro. Mudar constantemente os cartazes é essencial: uma vez a cada 15 dias, por exemplo. Importante: Certificar-se que todos os usuários do ambiente sabem das regras e entenderam como funcionam. Saber não é o mesmo que entender, portanto seja claro em suas colocações . E se você é um usuário desse ambiente lembre, que deve ter educação. Lave tudo que você usar, não deixe migalhas espalhadas, se respingar algo no chão: limpe, lave a sua xícara com esponja e sabão para não ficar manchada de batom ou de café, retire toda água e sabão da esponja, não deixe a esponja dentro da pia e nunca deixe nada em cima da bancada. A cozinha segue sen...