Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Mailchimp intuitivo

Esmaltes e Livros 12/12 Natal - Livro: Cozinha Francesa Regional

 

O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Natal! Esse é aquele mês que recebemos amigos e familiares para confraternizar com boas receitas. E quando penso em Natal logo lembro de dois momentos: vinho para cozinhar e beber (claro!) e muitas sobras. O tema principal do blog é planejamento e gestão e se existem sobras demais em uma casa é porque está sendo mal administrada. Por isso lembrei do livro: Cozinha Regional Francesa que além das receitas aborda estes dois temas: vinho para cozinhar e sobras. Ele também tem receitas e dicas deliciosas mas a minha escolha pensando no Natal foram esses dois assuntos, mesmo. No final do texto para facilitar vou deixar o link da Amazon para que você possa adquirir o livro.


Vou colocar aqui o Sumário para você que se interessou pelo livro ter uma ideia quantos assuntos maravilhosos ele traz para essa época e para o ano todo de quem cozinha. 

Sumário: 
  • Nota da Edição de 1977
  •  Nota da Edição de 1983
  •  A culinária Francesa na Inglaterra, A culinária das Regiões Francesas : A Provença, Paris, A Normandia e a Île-De-France, Uma casa de Família Da Década de 1870, A Alsácia e a Lorena, A Bretanha e o Loire, A Savóia, A Borgonha, O Lyonnais e A Bresse, 
  • O Sudoeste da França: O Béarn e o País Basco, O Boedelais, O Périgord, O Languedoc
  • Equipamentos de Cozinha
  • Termos e Processos Culinários
  • Vinhos para Cozinha 
  • Ervas, temperos, condimentos etc. Usados na culinária Francesa
  • Pesos e Medidas
  • Temperatura e Tempos
  • Molhos
  • Hors-D'oeuvre e Saladas
  • Sopas
  • Ovos, Pratos de queijo e Hors-D'oeuvre quentes
  • Patês e Terrines, pratos de linguiças, presunto e outros
  • Produtos de porco
  • Hortaliças
  • Peixes
  • Moluscos e Crustáceos
  • Carnes: Boi, Cordeiro e Carneiro, Porco Fresco, Vitelo
  • Pratos compostos com carne, cassoulets etc.
  • Aves e Caças
  • Sobras
  • Sobremesas
  • Livros de Culinária
Algumas passagens do livro:

"A técnica para usar vinho na culinária é extremamente simples, e a única regra a ser lembrada é que o vinho deverá ser cozido. Como todas as regras, há exceções, e a estas voltarei logo." 

"Há casos em que o vinho não é cozido, como, por exemplo, quando se junta um Madeira (que, para esse objetivo, é muito superior ao xerez) a um consomê quente ou, então, a um caldo transparente para gelatina salgada."

"L'art d'accommoder les restes", diz o Larousse gastronomique com certa severidade, "não deve ser considerada o cúmulo do sucesso culinário." Pelo contrário, o autor do artigo sobre les restes é da opinião de que qualquer casa onde haja habitualmente uma abundância de sobras é mal administrada. Ou a comida foi comprada sem cuidado, ou foi mal preparada.No entando, o Larousse faz distinção nítida entre sobra de comida por má administração e aquela que foi intencionalmente preparada em grandes quantidades para servir 2 ou 3 refeições. É claro que há outros tipos de sobras, perfeitamente legítimos."

"Talvez o mais importante de tudo seja usar as sobras enquanto estiverem frescas; não as armazene na despensa ou na geladeira até ficarem secas e velhas."

Livro: Cozinha Francesa Regional
Autor: Elizabeth David 
Tradução: Helena Londres
Editora: Companhia das Letras
Número de páginas: 620
ISBN: 85-359-0066-7
Edição: 2000




Como prometi, abaixo segue o link da Amazon para que você possa adquirir o livro que citei acima. O blog é parceiro Amazon então quando você se inscreve e compra com meu link (isso quer dizer clicando nos links que indico aqui no blog) apoia o conteúdo para que ele siga existindo cada vez mais e melhor:








E para essa décima segunda e última postagem do ano de 2022 esmaltes e livros: a minha escolha de esmaltes foi: Anita Alegria cremoso.  Eu quem faço minhas unhas então sempre busco rapidez, durabilidade e secagem rápida e esse secou bem rapidinho e sem óleo secante.

O Esmaltes e Livros foi criado pela Claudia Leonardi do MãeLiteratura para evidenciarmos a importância da auto estima e da leitura em nossas vidas. Esse ano somos em seis parceiras nessa postagem mensal: eu Danielle SV, Blog MãeLiteratura (que foi o elo entre nós), Ana Paula, Blog Pacote Literário, Mundinho da Hanna, e o q Letícia Leu. Ao longo do texto você vai encontrar as sugestões de livros de cada uma com seus respectivos links. 

Na segunda imagem trago o cronograma de postagens que fizemos nesse ano! Vem nos acompanhar ao longo dos meses e trazer dicas de livros que você gostaria de ver por aqui. 

Abaixo as escolhas das parceiras queridas do Esmaltes e Livros! Com o Link para você conhecer cada uma delas:



Escolhas e texto de Cláudia Leonardi do MãeLiteratura"O esmalte é o Tapete vermelho, da @esmaltecolorama. Eu AMO este tom. Apliquei duas camadas, boa cobertura. O livro é Natal de Poirot, livro deste mês que fecha o nosso Projeto #readchristie2022. Como fundo, um cenário de natal, com o Papai Noel que nos acompanha há anos. Com esta postagem encerramos o nosso #EsmalteseLivros deste ano, foi muito bom compartilhar nossas produções todos os meses aqui com vocês. Aproveito para desejar um abençoado natal e um super 2023. Até o ano que vem!"


Escolhas e Texto de Hanna do Mundinho da Hanna: "Para o mês de dezembro o tema era Natal e eu não resisti em colocar uma leitura temática (ou quase, pois não é o centro da trama em si). É um livro ok, mas não foi do jeito que eu esperava.

Em relação aos esmaltes usados, quis ousar e misturar os que tinha na caixa há mais tempo. Então nas unhas do mindinho, indicador e polegar usei o Boas Lembranças, da Studio 35 (Linha Caveira Mexicana). Amo esse tom de rosa e a cobertura dele é muito boa. Nem sei se ainda é vendido ou se já saiu de linha, mas uso pouco pq ele está quase acabando e não quero dar adeus a ele, rsrs. Nos dedos anelar e médio eu fiz uma misturinha do Cherry Coast da Dailus (California ice cream) e glitter rosa da Mohda Clássicos (duas camadas cada). Apesar de ter tantas camadas, os esmaltes secaram rápido e gostei bastante da combinação. Para 2023 pretendo me aventurar mais nessas misturinhas."


Escolhas e texto de Karla Samira do Blog Pacote Literário: A cor do Natal é vermelho por aqui! Nos enfeites, na roupa do papai Noel, no esmalte e no que mais for possível. Eu amo essa época do ano! Para nosso desafio, escolhi a cor "Sabe que é gostosa", da coleção Ju Paes da marca Impala. Com a cor forte e um brilho envernizado que eu adoro, essa marca traz um pincel flat que facilita a esmaltação. O livro é o "Narrativas femininas" e traz contos sobre vivências de mulheres, incluindo um conto meu. É, minha gente! 2022 me reservou esse lindo presente, que compartilho com vocês.


Escolhas e texto de Letícia Leonardi: "O esmalte é o Madonna, da @impala. Fácil de passar, duas camadas já deixa uma cor bem bonita. Achei esse tom muito bonito, combina com o tema. O livro, Água fresca para as flores foi uma recomendação da minha mãe, que leu e amou! Feliz natal e feliz ano novo!!" (@leleonardi)





Posts Relacionados:



Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

No Instagram: @svdanielle

No Facebook: @svdanielle (Promoções e informações)

No Facebook: @sobremarmita (Receitas saudáveis, reflexões, produtos e livros)

No Facebook: @dsegundamao (Sustentabilidade)

Bom trabalho!






Abaixo banner da Eleve Life que é um anunciante aqui do blog e que é uma loja online.A Eleve foi idealizada com o principal objetivo de promover qualidade de vida, saúde e bem-estar dos clientes, a Eleve é uma empresa voltada para a fabricação e o fornecimento de produtos naturais inovadores, que transformam a vida de seus consumidores e proporcionam uma experiência única de ter uma vida mais leve e feliz.Clica no banner e vai lá espiar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

  1 - Lembre que ela é coletiva e não apenas sua:  Os bons hábitos de higiene e limpeza devem prevalecer em uma geladeira coletiva . Mas se você não tem bons hábitos de higiene e limpeza não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2- Armazene os seus alimentos em um espaço específico dentro da geladeira. Um alimento em cada canto, não: ok? Uma maçã em uma prateleira, um pote em outra e a garrafinha em outra: não é prático. Se todos os alimentos estiverem concentrados apenas em um canto da geladeira será mais fácil administrar a validade deles. 3 - Consuma apenas o que é seu!  Pode parecer estranho para alguns essa colocação mas para outros não! É muito comum uns consumirem os lanches dos outros sem permissão? Sim! Não deveria ser assim? Não! Mas sempre é tempo de aprender e ter atitudes melhores . Principalmente, na geladeira coletiva da empresa.  4 - Derramou algo? no mesmo momento: limpe. Cada um deve limpar

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras são importantes por alguns motivos mas dois são muito importantes: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa forma não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de trabalho . Evitar desavenças de

Geladeira coletiva da empresa: não deixe comida velha!

Assunto que pode parecer um pouco estranho para alguns - já para outros nem tanto! É muito comum, inclusive, as empresas abolirem a geladeira em virtude dos maus hábitos dos colaboradores. Se você é a pessoa que esquece comida dentro da geladeira e nunca mais lembra até criar mofo: anote na agenda uma vez por semana fazer uma limpa ou melhor tenha um dia especial para fazer a limpeza em seus alimentos. Quem sabe todas as sextas-feiras, assim, não fica comida ruim na geladeira no final de semana. A geladeira da empresa é um utensílio coletivo que deve ser tratado com educação e cuidado por todos. Deixar os alimentos envelhecerem dentro dela é o verdadeiro descaso com o resto dos colegas. Não espere que um colega lhe avise que tem algo ruim seu na geladeira. A responsabilidade por manter limpo o que usa é de cada um. Assuma as responsabilidades que são suas e evite estresses desnecessários com os colegas ou com os superiores. Ambiente coletivo todos devem ser colaborativos