Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Esmaltes e Livros 12/12 Natal - Livro: Cozinha Francesa Regional

 

O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Natal! Esse é aquele mês que recebemos amigos e familiares para confraternizar com boas receitas. E quando penso em Natal logo lembro de dois momentos: vinho para cozinhar e beber (claro!) e muitas sobras. O tema principal do blog é planejamento e gestão e se existem sobras demais em uma casa é porque está sendo mal administrada. Por isso lembrei do livro: Cozinha Regional Francesa que além das receitas aborda estes dois temas: vinho para cozinhar e sobras. Ele também tem receitas e dicas deliciosas mas a minha escolha pensando no Natal foram esses dois assuntos, mesmo. No final do texto para facilitar vou deixar o link da Amazon para que você possa adquirir o livro.


Vou colocar aqui o Sumário para você que se interessou pelo livro ter uma ideia quantos assuntos maravilhosos ele traz para essa época e para o ano todo de quem cozinha. 

Sumário: 
  • Nota da Edição de 1977
  •  Nota da Edição de 1983
  •  A culinária Francesa na Inglaterra, A culinária das Regiões Francesas : A Provença, Paris, A Normandia e a Île-De-France, Uma casa de Família Da Década de 1870, A Alsácia e a Lorena, A Bretanha e o Loire, A Savóia, A Borgonha, O Lyonnais e A Bresse, 
  • O Sudoeste da França: O Béarn e o País Basco, O Boedelais, O Périgord, O Languedoc
  • Equipamentos de Cozinha
  • Termos e Processos Culinários
  • Vinhos para Cozinha 
  • Ervas, temperos, condimentos etc. Usados na culinária Francesa
  • Pesos e Medidas
  • Temperatura e Tempos
  • Molhos
  • Hors-D'oeuvre e Saladas
  • Sopas
  • Ovos, Pratos de queijo e Hors-D'oeuvre quentes
  • Patês e Terrines, pratos de linguiças, presunto e outros
  • Produtos de porco
  • Hortaliças
  • Peixes
  • Moluscos e Crustáceos
  • Carnes: Boi, Cordeiro e Carneiro, Porco Fresco, Vitelo
  • Pratos compostos com carne, cassoulets etc.
  • Aves e Caças
  • Sobras
  • Sobremesas
  • Livros de Culinária
Algumas passagens do livro:

"A técnica para usar vinho na culinária é extremamente simples, e a única regra a ser lembrada é que o vinho deverá ser cozido. Como todas as regras, há exceções, e a estas voltarei logo." 

"Há casos em que o vinho não é cozido, como, por exemplo, quando se junta um Madeira (que, para esse objetivo, é muito superior ao xerez) a um consomê quente ou, então, a um caldo transparente para gelatina salgada."

"L'art d'accommoder les restes", diz o Larousse gastronomique com certa severidade, "não deve ser considerada o cúmulo do sucesso culinário." Pelo contrário, o autor do artigo sobre les restes é da opinião de que qualquer casa onde haja habitualmente uma abundância de sobras é mal administrada. Ou a comida foi comprada sem cuidado, ou foi mal preparada.No entando, o Larousse faz distinção nítida entre sobra de comida por má administração e aquela que foi intencionalmente preparada em grandes quantidades para servir 2 ou 3 refeições. É claro que há outros tipos de sobras, perfeitamente legítimos."

"Talvez o mais importante de tudo seja usar as sobras enquanto estiverem frescas; não as armazene na despensa ou na geladeira até ficarem secas e velhas."

Livro: Cozinha Francesa Regional
Autor: Elizabeth David 
Tradução: Helena Londres
Editora: Companhia das Letras
Número de páginas: 620
ISBN: 85-359-0066-7
Edição: 2000




Como prometi, abaixo segue o link da Amazon para que você possa adquirir o livro que citei acima. O blog é parceiro Amazon então quando você se inscreve e compra com meu link (isso quer dizer clicando nos links que indico aqui no blog) apoia o conteúdo para que ele siga existindo cada vez mais e melhor:








E para essa décima segunda e última postagem do ano de 2022 esmaltes e livros: a minha escolha de esmaltes foi: Anita Alegria cremoso.  Eu quem faço minhas unhas então sempre busco rapidez, durabilidade e secagem rápida e esse secou bem rapidinho e sem óleo secante.

O Esmaltes e Livros foi criado pela Claudia Leonardi do MãeLiteratura para evidenciarmos a importância da auto estima e da leitura em nossas vidas. Esse ano somos em seis parceiras nessa postagem mensal: eu Danielle SV, Blog MãeLiteratura (que foi o elo entre nós), Ana Paula, Blog Pacote Literário, Mundinho da Hanna, e o q Letícia Leu. Ao longo do texto você vai encontrar as sugestões de livros de cada uma com seus respectivos links. 

Na segunda imagem trago o cronograma de postagens que fizemos nesse ano! Vem nos acompanhar ao longo dos meses e trazer dicas de livros que você gostaria de ver por aqui. 

Abaixo as escolhas das parceiras queridas do Esmaltes e Livros! Com o Link para você conhecer cada uma delas:



Escolhas e texto de Cláudia Leonardi do MãeLiteratura"O esmalte é o Tapete vermelho, da @esmaltecolorama. Eu AMO este tom. Apliquei duas camadas, boa cobertura. O livro é Natal de Poirot, livro deste mês que fecha o nosso Projeto #readchristie2022. Como fundo, um cenário de natal, com o Papai Noel que nos acompanha há anos. Com esta postagem encerramos o nosso #EsmalteseLivros deste ano, foi muito bom compartilhar nossas produções todos os meses aqui com vocês. Aproveito para desejar um abençoado natal e um super 2023. Até o ano que vem!"


Escolhas e Texto de Hanna do Mundinho da Hanna: "Para o mês de dezembro o tema era Natal e eu não resisti em colocar uma leitura temática (ou quase, pois não é o centro da trama em si). É um livro ok, mas não foi do jeito que eu esperava.

Em relação aos esmaltes usados, quis ousar e misturar os que tinha na caixa há mais tempo. Então nas unhas do mindinho, indicador e polegar usei o Boas Lembranças, da Studio 35 (Linha Caveira Mexicana). Amo esse tom de rosa e a cobertura dele é muito boa. Nem sei se ainda é vendido ou se já saiu de linha, mas uso pouco pq ele está quase acabando e não quero dar adeus a ele, rsrs. Nos dedos anelar e médio eu fiz uma misturinha do Cherry Coast da Dailus (California ice cream) e glitter rosa da Mohda Clássicos (duas camadas cada). Apesar de ter tantas camadas, os esmaltes secaram rápido e gostei bastante da combinação. Para 2023 pretendo me aventurar mais nessas misturinhas."


Escolhas e texto de Karla Samira do Blog Pacote Literário: A cor do Natal é vermelho por aqui! Nos enfeites, na roupa do papai Noel, no esmalte e no que mais for possível. Eu amo essa época do ano! Para nosso desafio, escolhi a cor "Sabe que é gostosa", da coleção Ju Paes da marca Impala. Com a cor forte e um brilho envernizado que eu adoro, essa marca traz um pincel flat que facilita a esmaltação. O livro é o "Narrativas femininas" e traz contos sobre vivências de mulheres, incluindo um conto meu. É, minha gente! 2022 me reservou esse lindo presente, que compartilho com vocês.


Escolhas e texto de Letícia Leonardi: "O esmalte é o Madonna, da @impala. Fácil de passar, duas camadas já deixa uma cor bem bonita. Achei esse tom muito bonito, combina com o tema. O livro, Água fresca para as flores foi uma recomendação da minha mãe, que leu e amou! Feliz natal e feliz ano novo!!" (@leleonardi)





Posts Relacionados:



Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

No Instagram: @svdanielle

No Facebook: @svdanielle (Promoções e informações)

No Facebook: @sobremarmita (Receitas saudáveis, reflexões, produtos e livros)

No Facebook: @dsegundamao (Sustentabilidade)

Bom trabalho!






Abaixo banner da Eleve Life que é um anunciante aqui do blog e que é uma loja online.A Eleve foi idealizada com o principal objetivo de promover qualidade de vida, saúde e bem-estar dos clientes, a Eleve é uma empresa voltada para a fabricação e o fornecimento de produtos naturais inovadores, que transformam a vida de seus consumidores e proporcionam uma experiência única de ter uma vida mais leve e feliz.Clica no banner e vai lá espiar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

A razão pela qual incluímos um guia como este em um blog focado em Educação Estratégica e Gerencial é que a organização e o respeito ao espaço coletivo são aspectos essenciais em qualquer ambiente de trabalho. Bons hábitos e práticas de convivência podem influenciar significativamente a produtividade e a harmonia entre as equipes, refletindo diretamente na eficácia gerencial e no sucesso organizacional.  Assim, mesmo dicas como o uso adequado da geladeira coletiva contribuem para um ambiente de trabalho mais eficiente e colaborativo, alinhando-se perfeitamente com os princípios da Educação estratégica e gerencial que promovemos. 1. Lembre-se: a geladeira é coletiva, não apenas sua Bons hábitos de higiene e limpeza são essenciais em uma geladeira compartilhada. Mas se você ainda não tem, não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2. Armazene seus alimentos em um espaço específico Colocar uma maça em uma pratel...

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

🕒  Tempo de leitura: de 4 a 5 minutos  - Você tem uma geladeira coletiva na empresa e está se perguntando se precisa de regras? Sim, precisa - e não apenas por questões de organização, mas por respeito à convivência e à cultura da empresa.   Regras são fundamentais por pelo menos dois motivos principais:  1. A cultura da empresa deve estar presente em todos os espaços.  Ambientes compartilhados, como a cozinha e a geladeira, também refletem os valores da organização. Regras claras e visíveis reforçam comportamentos desejados e mostram que o cuidado com o coletivo está em todos os detalhes. 2. Toda atividade coletiva exige normas para funcionar bem. Quando várias pessoas utilizam o mesmo espaço, é essencial que haja orientações prévias sobre como se comportar. Preferencialmente, essas regras devem ser comunicadas antes do "jogo começar", para que todos saibam o que é esperado e possam contribuir com o bom uso do ambiente.  📌Uma sugestão prática: ter um Gui...

Ambiente de Trabalho: Cozinha!

Vamos começar esclarecendo, que a cozinha da empresa é um ambiente coletivo ! Todo ambiente coletivo deve seguir regras para que funcione adequadamente. Se sua empresa não tem regras para a cozinha faça elas e exponha em lugar claro e visível para todos. Podes colocar mais de um cartaz com elas, porém atente para não passar de quatro. Mudar constantemente os cartazes é essencial: uma vez a cada 15 dias, por exemplo. Importante: Certificar-se que todos os usuários do ambiente sabem das regras e entenderam como funcionam. Saber não é o mesmo que entender, portanto seja claro em suas colocações . E se você é um usuário desse ambiente lembre, que deve ter educação. Lave tudo que você usar, não deixe migalhas espalhadas, se respingar algo no chão: limpe, lave a sua xícara com esponja e sabão para não ficar manchada de batom ou de café, retire toda água e sabão da esponja, não deixe a esponja dentro da pia e nunca deixe nada em cima da bancada. A cozinha segue sen...