Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Livro da Adega - Esmaltes e Livros 8/12: Bebidas


Este é um blog dedicado a Planejamento e Gestão isso quer dizer: Educação estratégica e gerencial. Aqui, você encontrará várias indicações de livros, pois ler é essencial para todas as profissões. A leitura e a atualização constantes são fundamentais para o desenvolvimento profissional e para a tomada de decisões mais acertadas. Especialmente para quem trabalha com planejamento e gestão, áreas que são o foco principal do blog, a leitura é ferramenta valiosa. Profissionais que atuam nesses campos, geralmente, lideram equipes e precisam estar sempre bem informados e preparados. Para isso, participo de duas blogagens coletivas mensais, e uma delas é esta.

Além do nosso conteúdo sobre planejamento e gestão, temos uma seção especial dedicada ao fascinante mundo dos vinhos. Muitos dos leitores do blog, assim como eu e você, também amam o universo dos vinhos, e foi por isso que essa seção nasceu. 

Uma vez por mês, durante os doze meses do ano, desde 2021, nos reunimos para fazer nossa blogagem coletiva que se chama: Esmaltes e Livros. O esmaltes e livros foi criado para evidenciarmos a importância da auto estima e da leitura em nossas vidas. Esse ano somos em seis parceiras nessa postagem: eu - Danielle SV,  Blog Mãe Literatura Leticia Leonardi Ana Paula, Blog Pacote Literário e Mundinho da Hanna. Ao longo do texto você vai encontrar as sugestões de livros de cada uma com seus respectivos links. 



Guia para planejar, instalar, organizar e gerir a adega. 

Na primeira parte, as informações essenciais:
  • Os terroirs; as cepas; as diferentes vinificações; o tempo de guarda; a mutação do vinho; onde comprar. 
  • A localização mais adequada para a instalação da adega, incluindo os materiais que possibilitam a perfeita conservação das garrafas.
  • A melhor organização dos vinhos, de acordo com o prestígio, o tempo de guarda e o tipo: tintos, brancos, rosados e efervescentes.
  • A escolha do vinho; a harmonização com diferentes pratos; o modo correto de servir; a degustação.

Na segunda parte, um inventário real da adega:

  • 72 cartões descartáveis, para classificar os vinhos de acordo com o tipo, a região produtora, a safra...
  • 112 fichas de adega, para anotar os dados de um vinho e deixar registradas todas as impressões de uma degustação.
  • 48 etiquetas para o gargalo das garrafas, permitindo a gestão da bebida - inclusive a melhor data para consumo - sem precisar movimentá-las.
Uma obra que o Senac São Paulo traz ao público interessado na experiência singular de manter a própria adega e, com conhecimento, servir e apreciar um bom vinho.


Sumário

Conhecer e apreciar o vinho

O vinho e os terroirs 
As cepas
As diferentes vinificações
Sem rolha e sem garrafa, nada de guarda!
A mutação do vinho
O que é um vinho de guarda?
Identificando o vinho
Onde comprar
Compondo a adega
Instalando a adega
Organizando a adega
As famílias de vinhos
Escolhendo um bom vinho
Valorizando o vinho
Servindo o vinho 
Degustando o vinho

Organizar e administrar a adega

Inventário da adega e cartões descartáveis 
Fichas de adega
Etiquetas de adega


O vinho tira sua nobreza do terroir, que o viu nascer. As ações conjugadas da luz, da temperatura e da água, assim como na terra, determinam sua qualidade e suas particularidades. 

"A grandeza de expressão de um vinho é proveniente mais de seu terroir que de sua cepa e/ou safra. Não existe grande vinho sem um homem que, por seu conhecimento do terroir, saiba revelar toda a sua quintessência." O. Poussier, melhor sommelier do mundo em 2000.

A noção bastante francesa de terroir engloba todos os elementos naturais e climáticos ligados a determinado terreno viticultor: o solo e o subsolo (granitos, calcários, etc.), evidentemente, mas também o relevo (encostas, planícies, etc.), a altitude, a exposição, o meio ambiente (proximidade de uma floresta, de um corpo de água, etc.) e o clima. É o conjunto de todos esses fatores naturais que compõe o terroir e confere a cada terra viticultora uma identidade única. 


Os solos pobres, nos flancos de colinas, revelam-se os melhores terroirs, por beneficiarem-se de uma boa drenagem para evitar o excesso de água e de uma boa exposição solar, o que favorece o amadurecimento das adegas. A videira é uma das plantas menos exigentes que existem em elementos nutritivos e precisa, de alguma maneira, "sofrer" com a pobreza do solo para gerar um vinho de qualidade. É por essa razão que os melhores vinhos provêm, com frequência , de solos de cascalhos, seixos ou areia, mais nas encostas que nas planícies, e de áreas que recebem uma longa e progressiva insolação. 

As raízes , então, aprofundam-se, em busca de elementos nutritivos. À fertilidade dos solos une-se sua estrutura: os solos aerados e permeáveis aquecem-se rapidamente, favorecendo uma boa maturação dos grãos. Por outro lado, um solo excessivamente rico acarreta um rendimento também excessivo: o sumo derivado das uvas fica muito diluído, com aromas menos concentrados, permitindo apenas a produção de um vinho demasiadamente ordinário...Por fim, além do clima regional, que deve ser temperado, os microclimas impactam a videira de modo sutil porém determinante.


E para essa oitava postagem: esmaltes e livros do ano de 2022 a minha escolha de esmaltes foi: Avon Pro Gel da Avon na cor: morango, Risqué na cor: incolor e o óleo secante da Panvel Make Up. O pincel da Avon e da Risqué são aqueles bem grandinhos o que na minha visão colabora demais com a rapidez que se faz as unhas e durabilidade e o pincel do óleo secante da Panvel é bem fininho. Eu quem faço minhas unhas então sempre busco rapidez, durabilidade e secagem rápida. Todos os três são ótimos e recomendo! 

Abaixo as escolhas das parceiras queridas do Esmaltes e Livros! Com o Link para você conhecer cada uma delas:


Escolhas e texto de Cláudia Leonardi do MãeLiteratura: "O esmalte é o Sherazade, da @esmaltecolorama. Não conhecia esta cor e adorei, achei a cara da bebida que escolhi. Apliquei duas camadas, boa cobertura. O livro é o Rosas Esquecidas, de Martha Hall Kelly,  livro deste mês do nosso Clube MãeLiteratura. Como fundo escolhi a minha bebida favorita, vinho tinto."


Escolhas e Texto de Hanna do 
Mundinho da HannaComeçando pelas minhas escolhas, o tema de agosto era "Bebidas", porém eu não tinha um esmalte com o nome de uma que eu pudesse usar na TAG.  Assim, escolhi o "Chocolate Perolado" da Anita, que posso aproveitar e dizer que era chocolate quente (rsrsrs). Gosto bastante dessa cor, pois tem um tom elegante e é super fácil de aplicar.   Com duas camadas já teve uma ótima cobertura. Também foi super simples de limpar e seca rápido. Para acompanhar, usei duas camadas da "Base Bomba - Crescimento Acelerado" da Impala e finalizei com a 'Cobertura Brilhante' da Colorama (que também tem secagem rápida). Quanto à leitura, a da vez é 'As Consequências de Amar Você', um romance nacional, da Thaís Louzada. Estou gostando bastante, especialmente por ter uma escrita fluida e já passei da metade.


Escolhas e texto de Karla Samira do Blog Pacote Literário: O esmalte é o Leandro, esse azul brilhoso da Penélope Luz. Amo os esmaltes dessa marca, pois têm boa cobertura e cores lindas! O livro, As Alegrias da maternidade, me tocou muito, um drama marcante e extremamente cativante.





Posts Relacionados:

Esmaltes e Livros 6/12 Amor - Livro - Pensar é Transgredir

Esmaltes e Livros 5/12 Trabalho: Arrume sua Cama 








Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Bom trabalho!

Educação Estratégica e Gerencial
Mentoria e Desenvolvimento Profissional


Você já me conhece!
Eu sou Danielle SV
A Dani do Planejamento e Gestão




 

Abaixo banner da evino que é um anunciante aqui do blog. Se você gosta de vinhos assim como nós: vai gostar de ver a variedade de rótulos que a evino oferece. Clica no banner para conferir!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

A forma como equipes compartilham recursos simples, como uma geladeira, revela muito sobre sua capacidade de organização e convivência. Pequenos hábitos refletem diretamente na produtividade e na eficácia gerencial. Por isso, este guia conecta práticas cotidianas com princípios da educação estratégica e gerencial : respeito ao espaço coletivo, disciplina e gestão eficiente. 7 regras essenciais para a geladeira coletiva 1. Lembre-se: a geladeira é de todos Respeitar o espaço compartilhado fortalece a convivência e evita conflitos desnecessários.  2. Organize seus alimentos em um único espaço Facilita o controle da validade e mantém a geladeira práticas para todos. 3. Consuma apenas o que é seu Evita mal-entendidos e reforça a confiança entre colegas. 4. Derramou algo? Limpe na hora Higiene imediata garante um ambiente limpo e agradável para o próximo usuário. 5. Não deixe alimentos estragarem   Escolha um dia fixo da semana para revisar seus itens e evitar desperdício.  6....

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

🕒  Tempo de leitura: de 4 a 5 minutos  - Você tem uma geladeira coletiva na empresa e está se perguntando se precisa de regras? A resposta é sim - e não apenas por questões de organização, mas por respeito à convivência e à cultura da empresa.  Por que regras são necessárias?    1. Cultura organizacional em todos os espaços Ambientes compartilhados, como a cozinha e a geladeira, também refletem os valores da organização. Regras claras e visíveis reforçam comportamentos desejados e mostram que o cuidado com o coletivo está em cada detalhe. 2. Normas garantem bom funcionamento  Quando várias pessoas utilizam o mesmo espaço, é essencial que haja orientações prévias sobre como se comportar. Essas regras devem ser comunicadas antes do "jogo começar", para que todos saibam o que é esperado e possam contribuir com o bom uso do ambiente.  Sugestão prática Fixar um Guia de uso  na porta da geladeira ou próximo a ela é extremamente útil. Esse tipo de mater...

Não seja leva e traz!

O "leva e traz" é mais comum do que se imagina nos ambientes de trabalho. Mas afinal, quem é essa pessoa? Trata-se do colega que não se considera fofoqueiro, mas vive compartilhando informações que ouviu de outros, acreditando estar "ajudando" ou "alertando" a equipe. Na prática, ele manipula e desagrega, usando informações privilegiadas como forma de influência. Quem é o leva e traz Está sempre mais atento à vida dos outros do que ao próprio trabalho. Circula informações desnecessárias, muitas vezes destorcidas. Gosta de se apresentar como "pessoa de confiança", mas não poupa ninguém - nem colegas, nem líderes. Conta algo que ouviu de alguém e, logo em seguida, leva sua opinião de volta para essa pessoa, gerando conflitos. Lembrete do dia Desconfie da pessoa que se interessa demais pela vida alheia no trabalho e está sempre metida em confusões. Colegas assim raramente contribuem para a equipe - mantenha distância e foque no seu trabalho. Impac...