Sim, esse é um blog cujo tema principal é Planejamento e Gestão! Sim, você encontra por aqui diversas indicações de livros porque ler e se atualizar constantemente faz parte do cotidiano de quem trabalha com liderança. Mesmo para quem não trabalha com planejamento e gestão a leitura e atualização frequente é muito relevante para vida profissional. Ler diversos e diferentes temas colabora com a visão ampla tão importante para tomada de decisão. Para isso, participo de duas blogagens coletivas mensais e uma delas é esta.
Nota do Editor (Senac São Paulo): Em Borbulhas: tudo sobre champanhe e espumantes, Aguinaldo Záckia relata a história de uma das mas pestigiadas bebidas do planeta, analisando sua origem, evolução e atuais técnicas de produção. Além disso, apresenta outros vinhos espumantes, não só oriundos da França e da Europa, como, até mesmo, do Brasil.
Ao discorrer sobre as características desses diferentes tipos de vinho, o autor informa também acerca das exigências em torno de seu serviço, comenta as safras e orienta a harmonização entre vinhos e refeições.
De grande utilidade para estudantes e profissionais da área de enologia e gastronomia, assim como para os amantes do vinho em geral, esta publicação do Senac São Paulo agrega às preocupações com os muitos aspectos da cultura que rege o fabrico e a apreciação dessa bebida um exame detalhado das condições de mercado para esse produto, o que sem dúvida interessará aos empreendedores envolvidos no circuito de sua produção e comércio.
Orelha do livro de Jorge Carrara (Colunista de vinhos da Folha de São Paulo): "Bebo champanhe quando estou alegre e quando estou triste. Algumas vezes o bebo quando estou sozinha, e quando estou acompanhada o considero obrigatório. Me divirto com ele se estou sem apetite e o tomo quando estou com fome. Fora isso jamais o toco, a não ser que esteja com sede". A declaração é atribuída a Lily Bollinger - membro da família produtora dos champanhes que levam o seu nome, os tremendos Bollinger. Fora um certo verniz de marketing, é claro, ela dá, de forma bem-humorada, o tom primordial dos espumantes: uma bebida para todo mundo.
Os assuntos que você vai encontrar: O champanhe e a Champagne, outros espumantes franceses, exigências técnicas: garrafas e serviço, safras e degustação, principais espumantes do Velho Mundo, o espumante no Novo Mundo, a harmonização dos espumantes com a comida e os coquetéis à base de champanhe e espumantes, o imaginário do champanhe e Champanhe: frases e citações, anexo: Champanhe e vinhos espumantes em números. Isso tudo em 168 páginas.
Contracapa - É uma história muito interessante: na região francesa da Champanha, palco de guerras sucessivas e, porque especialmente fria, favorável à produção de vinhos brancos mais frescos e ácidos, o monge beneditino dom Pérignon contribuiu para aperfeiçoar o depois célebre champanhe. Essa bebida espumosa e borbulhante ganhou a preferência da corte do Rei Sol, Luís XIV, e teve a sina de agradar também ao inimigo tradicional da França à época, a Inglaterra. Assim conquistou o planeta e se tornou, como aqui diz o autor Aguinaldo Záckia, "a mais festiva das bebidas".
Este livro se propõe contar tudo o que importa saber sobre o champanhe e os outros espumantes - franceses, do Velho Mundo e do Novo Mundo, incluindo o sul do Brasil em notável evolução -, além de ocupar-se do seu engarrafamento, das suas safras, da harmonização de uma bebida tão especial com a comida e do imaginário dela, extensivo ao que se poderia chamar de sua "fortuna" social e literária.
A importante bibliografia referente à enologia e à gastronomia, já colocada pelo Senac São Paulo ao alcance de estudantes e profissionais dessas áreas, ganha com Borbulhas: tudo sobre champanhe e espumantes um título de destaque.
Sobre o autor: Aguinaldo Záckia Albert é consultor e crítico de vinhos, e foi por duas vezes presidente da Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho (Sbav-SP).
É jornalista da área de vinhos, escreve regularmente para a revista Adega, além de várias outras publicações. É diretor e editor do site de enoturismo onde divulga suas viagens especialmente organizadas para grupos de enófilos que queiram conhecer as principais regiões produtoras do mundo.
Apaixonado pelo vinho, ministra cursos e palestras por todo o país. Participa como jurado em vários concursos e feiras de vinhos no Brasil e no exterior, e é o único brasileiro a compor o júri do Salon Internacional du Vin et Spiritueux de Bordeaux (Vinexpo).
Sumário
Nota do editor
Prefácio - Philippe Mével
Agradecimentos
Foi assim que tudo começou
O champanhe e a Champagne
Outros espumantes franceses
Exigências técnicas: garrafas e serviço
Safras e degustação
Principais espumantes do Velho Mundo
O espumante no Novo Mundo
A harmonização dos espumantes com a comida e os coquetéis à base de champanhe e espumantes
O imaginário do champanhe
Champanhe: frases e citações
Anexo - Champanhe e vinhos espumantes em números
Referências bibliográficas
Não há dúvida de que os champanhes, aqueles maravilhosos goles franceses, reinam no mundo das borbulhas. A região é uma mostra nítida do incrível talento de gerações de vitivinicultores, que, em meio a um clima um tanto hostil para o cultivo de vinhas, conseguiram arrancar o máximo de expressão dos seus terrenos, criando um produto tão delicioso quanto inigualável.
As bolhas soberanas, porém, ganharam com o tempo uma numerosa (e saborosa) corte. Há um vasto elenco de espumantes com variadas personalidades tanto em terras européias como fora delas. A própria França, por exemplo, tem seus Crémant, a Itália os Franciacorta e a Espanha belos Cava que agregam no copo o brilho e sabor peculiar das cepas ibéricas.
Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia e Argentina são alguns dos membros do Novo Mundo que militam no time de produtores desses efervescentes etílicos. Nele, menção muito especial para o Brasil, que tem conquistado espaço com exemplos como os da Serra Gaúcha, um território com ambiente muito apropriado para esse tipo de vinhos.
O texto de Aguinaldo Záckia navega, precisamente, através desse fantástico firmamento de minúsculas e delicadas bolinhas que cobrem o planeta, descortinando as suas múltiplas e fascinantes facetas. Da mesma maneira que os vinhateiros mesclam diferentes caldos para realizar seus assemblages, os cortes que dão forma aos cremosos goles finais, o autor combina temas técnicos com outros como história e geografia para permitir que o leitor mergulhe no mundo dos espumantes, um universo - como talvez insinem as palavras de madame Bollinger - absolutamente instigante e sedutor.
Livro - Borbulhas: tudo sobre champanhe e espumantes
Autor: Aguinaldo Záckia
Editora: Senac
Número de páginas: 199
ISBN: 978-85-735-9735-6
Edição: 2008
E para essa nona postagem: esmaltes e livros do ano de 2022 a minha escolha de esmaltes foi: Revlon na cor: 161 Teak Rose, Risqué na cor: incolor e o óleo secante da Panvel Make Up. O pincel da Revlon poderia ser com um pouquinho mais de cerdas mas gosto muito deles pois a durabilidade é ótima o da Risqué já tem um pouquinho mais de cerdas o que na minha visão colabora demais com a rapidez que faço as unhas e durabilidade e o pincel do óleo secante da Panvel é bem fininho. Eu quem faço minhas unhas então sempre busco rapidez, durabilidade e secagem rápida. Todos os três são ótimos e recomendo! Como removedor de esmaltes usei: Vini Lady sem Acetona - prefiro os sem acetona.
O Esmaltes e Livros foi criado pela Claudia Leonardi do MãeLiteratura para evidenciarmos a importância da auto estima e da leitura em nossas vidas. Esse ano somos em seis parceiras nessa postagem mensal: eu Danielle SV, Blog MãeLiteratura (que foi o elo entre nós), Ana Paula, Blog Pacote Literário, Mundinho da Hanna, e o q Letícia Leu. Ao longo do texto você vai encontrar as sugestões de livros de cada uma com seus respectivos links.
Abaixo as escolhas das parceiras queridas do Esmaltes e Livros! Com o Link para você conhecer cada uma delas:
Escolhas e texto de Cláudia Leonardi do MãeLiteratura: "O esmalte é o Pimenta Rosa, da @esmaltecolorama. Eu adoro este tom rosa, acho bem floral. Apliquei duas camadas, boa cobertura. O livro é A Incrível história do vinho, da LePM Editores. Como fundo escolhi as minhas violetas lindas, que são a cara da primavera."
Escolhas e Texto de Hanna do Mundinho da Hanna: "O Esmaltes e Livros de setembro vem com o tema "Primavera". Para celebrar minha estação favorita do ano, trouxe um esmalte novo na minha caixinha, o "Equilíbrio é Tudo", da linha Impala - Acalma a Mente. A proposta é bem interessante, pois traz uma cor linda, bem parecida com meu tom de pele e tem uma fragrância de flores depois que seca, mas que se mantém até o dia seguinte. Vamos ver se ele continua cheirosinho ao longo da semana. Além disso, me surpreendeu que é vegano e hipoalergênico, coisa que sentia falta na marca. Duas camadas cobriram bem e deixaram um efeito elegante nas unhas. Para acompanhar, usei duas camadas de base fortalecedora e uma de Cobertura Brilhante (ambas da Colorama), e finalizei com uma pincelada do Secante Express da Mohda. Em relação ao livro, estou lendo 'O Apartamento de Paris', pelo @clube.lendo.com.os.morcegos. É meu primeiro contato com os livros da autora e estou gostando bastante. Já estou quase na metade e criando n teorias. Veremos se acerto alguma até o final".
Escolhas e texto de Karla Samira do Blog Pacote Literário: "Para o tema primavera, escolhi o esmalte nude clássico da Impala. Como o próprio nome fala, é muito discreto e cai bem em qualquer ocasião. O livro é Laranja mecânica, também clássico, do qual estou gostando da leitura".
Escolhas e texto de Letícia Leonardi: "O esmalte é o Guerreira do arco íris, da @risqueoficial. Fácil de passar, duas camadas já deixa uma cor bem bonita e achei esse tom a cara da primavera. O livro, Vinco, está me surpreendo bastante. Como fundo escolhi esta flor linda, a violeta que é pura primavera" @leleonardi
Posts Relacionados:
Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:
Instagram: @svdanielle
Bom trabalho!
Dani, de fato, um bom espumante cai muito bem na primavera! Levinho, com um sabor diferente! Adoro! Amei suas escolhas e adoro nossa tag! Beijos e até o mês que vem!
ResponderExcluir