Tirando os que já nasceram com suas escolhas profissionais bem definidas, geralmente, o restante se faz essa pergunta! Como escolher uma carreira que será para o resto da vida?
Nesse momento, da pergunta, é que refletimos o seguinte: em pleno século XXI é necessário que essa carreira seja para o resto da vida? ou é possível mudar de ideia no decorrer dos anos se achar conveniente?
Felizmente, essa pressão em ter uma carreira para todo o sempre, antes dos vinte anos, mudou bastante. A minha experiência, que não sou dessa geração que está fazendo vinte anos, foi de viver em uma época que a escolha da carreira era para sempre e como nunca pensei assim fui muito criticada. As vezes a crítica não vem em forma de palavras mas de olhares e de desaprovação com atitudes. E por incrível que possa parecer nunca veio da minha família mas da vida social mesmo.
Me intimidei? Não! Nem poderia, pois quase vinte anos depois de ter entrada em minha primeira escolha que foi engenharia de alimentos sigo pensando da mesma forma. Que as escolhas de vida oscilam de acordo com os momentos de vida. Fiz um bom tempo da engenharia de alimentos e um tempo depois, paralelo, comecei Administração comércio exterior (o curso que me formei).
Algo importante a dizer: procurei cedo minha independência profissional. Comecei a trabalhar com 14 anos (o que hoje não é muito comum) e foram nos meus trabalhos que conheci muita gente legal cada uma importante no período que esteve em minha vida. Hoje, sou muito feliz com minha profissão! Não trabalho diretamente com comércio exterior mas o curso agregou muito no que faço hoje. Sou administradora e dentro da administração trabalho com: Mentoria e Desenvolvimento Profissional de equipes e líderes, além, é claro, de escrever esse blog desde de 2011 para vocês com minha experiência profissional.
O mais importante na jornada profissional é você estar bem consigo. Não se cobrar tantas decisões, que talvez não sejam para vida toda - se conhecer melhor ao longo da jornada e lidar melhor consigo e suas emoções. Assumir a responsabilidade sobre suas escolhas e gerir elas da melhor maneira possível - com ética e valores morais bem definidos. Isso que te trará bons relacionamentos com as outras pessoas, pois isso sim! é importante para o crescimento.Ter bons relacionamentos é uma forma de amadurecer as emoções e se você não tem relacionamentos duradouros e vive achando que as pessoas tem inveja da sua vida quem sabe buscar ajuda profissional? cuidar da mente é tão importante quanto cuidar de qualquer outra parte do corpo.
Posts Relacionados:
Lá no meu instagram faço postagens sobre trabalho: Desenvolvimento profissional, empreendedorismo, livros, marmitas, mentoria, relacionamentos no trabalho e sustentabilidade! Me segue por lá: @svdanielle
Para receber por e-mail posts e novidades se inscreve no blog!
Bom Trabalho!
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!
Felicidades!