Negociação é a habilidade para lidar com opiniões distintas e chegar a uma solução em comum acordo sem levar para o lado pessoal as discordâncias. Durante uma negociação haverão diversos momentos de desacordo até que se chegue a um consenso que seja benéfico para ambos.
Para a negociação o profissional deve saber lidar com as ideias do outro e expor as suas sem ataques verbais. Os ataques verbais acontecem, geralmente, pois em algum momento da conversa alguém levou para o lado pessoal. Caso a pessoa que está fazendo a negociação não consiga expor seu ponto de vista de forma clara as chances da negociação ser benéfica apenas para um lado são imensas.
Para trabalhar com negociação o cidadão deve ter algumas características como: saber ouvir, saber expor, saber esperar, ser resiliente, saber o momento adequado de dar um passo para trás ou avançar, saber observar os sinais que o interlocutor está emitindo, saber interpretar de forma adequado o que está sendo ouvido, ser claro em suas colocações, saber guiar a negociação para o ganha - ganha onde todos saem satisfeitos, ser honesto e ser impecável com sua palavra.
Os maiores problemas das negociações são: não saber ouvir, pensar apenas em si, desonestidade, não saber interpretar e não cumprir com a sua palavra. A negociação é um exercício e o aprimoramento vem com muita dedicação, estudo e observação.
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