Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

O lado fatal - Esmaltes e livros - Vermelho


Este é um blog dedicado a Planejamento e Gestão isso quer dizer: Educação estratégica e gerencial. Aqui, você encontrará várias indicações de livros, pois ler é essencial para todas as profissões. A leitura e a atualização constantes são fundamentais para o desenvolvimento profissional e para a tomada de decisões mais acertadas. Especialmente para quem trabalha com planejamento e gestão, áreas que são o foco principal do blog, a leitura é ferramenta valiosa. Profissionais que atuam nesses campos, geralmente, lideram equipes e precisam estar sempre bem informados e preparados. Para isso, participo de duas blogagens coletivas mensais, e uma delas é esta.

Além de explorarmos temas sobre Educação Estratégica e Gerencial, também reservamos um espaço especial em nosso blog para o incrível universo literário. Sabemos que muitos dos nossos leitores, assim como eu e você, compartilham da paixão pelos livros e pelo conhecimento que eles proporcionam. Por isso, criamos essa seção dedicada para reunir e recomendar obras que podem transformar perspectivas e agregar valor. Com o apoio da Disal Distribuidora, na nossa página, você encontra uma lista com os títulos de todos os livros sugeridos, e cada título é clicável, levando diretamente ao texto completo sobre o livro escolhido.

Uma vez por mês, durante os doze meses do ano, desde 2021, nos reunimos para fazer nossa blogagem coletiva que se chama: Esmaltes e Livros. O esmaltes e livros foi criado para evidenciarmos a importância da auto estima e da leitura em nossas vidas. Esse ano somos em três parceiras nessa postagem: eu - Danielle SV,  Blog Mãe Literatura  e Leticia Leonardi.  

E nossa sexta esmaltes e livros do ano, chegou! Chegou com o tema, cor: vermelho. E para ele trouxe o livro - O lado fatal de Lya Luft da Editora Record. O Lado Fatal, da Lya Luft, é um livro de poemas que toca fundo. Nele, a autora transforma a dor da perda de seu marido em versos intensos e delicados, compartilhando com o leitor um luto que é ao mesmo tempo pessoal e universal. Publicado em 1988, o livro é como um desabafo poético, onde Lya fala sobre ausência, saudade e a difícil tarefa de seguir em frente. É uma leitura que emociona, acolhe e nos lembra da força que a palavra tem para atravessar até os momentos mais sombrios. Para este tema "vermelho" escolhi o esmalte tomate cremoso da Impala e base unhas de ferro da Anita.


Porque ele morreu - abriu-se em meu peito esse buraco: através dele arrancaram-me o coração e colocaram o estranho maquinismo cheio de lâminas e pontas que me recorta e preserva - pois se de um lado a morte me abraça, do outro a vida me chama. 

Fenômeno editorial e escritora muito respeitada, com romances traduzidos para vários países e constantemente reeditados no Brasil, objeto de dissertações de mestrado e teses de doutorado aqui e lá fora, pensadora atenta e autora de ensaios e crônicas, além de livros de poesia, é neste conjunto de poemas de 1988 sobre a morte que Lya Luft tenta elaborar a mais solitária emoção humana, a perda maior: o luto. 

O lado fatal nos atinge por sua pungência e precisão, elaborando perdas em geral, especialmente a perda pela morte de alguma pessoa querida. Parece que todos estivemos ali. Todos estaremos ali. Mais uma vez, a autora fala por nós, neste livro sobre morte, dor e recuperação.


Nesses poemas o encantamento das palavras reforça a intensidade da dor, e intensifica a perplexidade: e agora? Ao verbalizar essa dramática emoção, a autora (e nós com ela) tenta também reestruturar sua vida. Passo a passo, pequenos atos do cotidiano que trazem alívio e conforto em sua previsibilidade fazem retornar, pela sua constância, alguma ordem.

Pela simplicidade de linguagem, pela recuperação lírica, mas também muito lúcida, das vivências de uma perda, pela narração fragmentária e ao mesmo tempo concatenada, estes poemas são mais que uma leitura obrigatória: são um estudo da alma humana, diante da fragilidade e ao mesmo tempo força do coração - o nosso lado fatal. 


Lya Luft começou a carreira em 1980, aos 41 anos, com a publicação do romance As parceiras, seguido por A asa esquerda do anjo (1981), Reunião de família (1982), Mulher no palco (1984), O quarto fechado (1984), Exílio (1987), O lado fatal (1988), A sentinela (1994), O rio do meio (1996, Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes), Secreta mirada (1997), O ponto cego (1999), Histórias do tempo (2000), Mar de dentro (2002), Perdas & Ganhos (2003), Pensar é transgredir (2004) e, no mesmo ano, Histórias de Bruxa Boa, sua estreia na literatura infantil, tema que retomaria em 2007 com A volta da Bruxa Boa

Em 2005, publicou o volume de poesias Para não dizer adeus e, em 2006, a reunião de crônicas Em outras palavras. Em 2008, lançou o livro de contos O silêncio dos amantes. Em 2009 voltou à literatura infantil, publicando com seu filho, o filósofo Eduardo Luft, Criança pensa, seguindo a linha de pensamento que busca estimular na infância e adolescência a observação, a análise e o discernimento. 


Lançou em seguida os livros de ensaios Múltipla escolha (2010) e A riqueza do mundo (2011). Formada em letras anglo-germânicas e com mestrados em Literatura Brasileira e Linguística Aplicada, Lya foi professora titular de Linguística de 1970 a 1980. Depois disso, dedicou-se unicamente à tradução e à literatura. Desde os 20 anos atua como tradutora de alemão e inglês, e já verteu para o português obras de autores consagradados, como Virginia Woolf, Günter Grass, Thomas Mann e Doris Lessing, além de ter recebido o Prêmio União Latina de melhor tradução técnica e científica em 2001 por Lete: Arte e crítica do esquecimento, de Harald Weinrich. Desde 2004, assina a coluna Ponto de vista, da revista Veja.

Lya Luft faleceu em 30 de dezembro de 2021.

Livro: O lado fatal
Autor: Lya Luft
Editora: Record 
Número de páginas: 91
ISBN: 978-85-01-09531-2
Edição: 2011

Abaixo as indicações valiosas das queridas Mãe Literatura e Lele Leonardi, não vai perder!




O tema deste mês é vermelho, meu tom favorito, sempre! Escolhi o esmalte Vermelho Perfeito, da @AvonBrasil, Coleção Pro Color em 60 segundos. Adorei este esmalte. Fácil de esmaltar, boa cobertura, passei duas camadas, realmente seca muito rápido. Contrastou bem com a capa do livro, Monstros, de Claire Dederer, um lançamento muito atual da minha querida parceira, a @EditoraRecord. Para compor a foto, e proporcionar um belo contraste, uma das minhas pashiminas favoritas.@maeliteratura




"Minha escolha de esmalte foi o Carmim, um tom de vermelho lindo e que eu adoro, da @risqueoficial! Passei duas camadas e gostei muito do resultado. O Amante japonês, da Isabel Allende, @editorabertrand, é a minha leitura de hoje. A Isabel é a minha escritora favorita!" @leleonardi 


Acima nosso calendário de postagens do ano! 


E lembre de se inscrever no blog. Enviamos uma Newsletter duas vezes ao mês para os inscritos, mantendo-os próximos e constantemente lembrados da importância da educação estratégica e gerencial para alcançar seus objetivos.





Posts Relacionados














São  mais de 200 livros lidos e recomendados por aqui - cada um com algo especial para te inspirar.


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Bom trabalho!

Educação Estratégica e Gerencial
Mentoria e Desenvolvimento Profissional


Você já me conhece!
Eu sou Danielle SV
A Dani do Planejamento e Gestão





📄 Ficha Editorial

Título da publicação: Educação estratégica e gerencial
Tema central: planejamento, gestão e desenvolvimento profissional aplicados a todas as áreas de atuação
Editora responsável: Danielle SV
Formação: Bacharel em Administração
Periodicidade: Publicação contínua, com frequência mínima de 5 postagens semanais
Ano de criação do blog: Março de 2011
Início da publicação seriada com ISSN: 2025
Volume atual: Vol. 15 (2025)
Número desta edição: No. 97
Cidade e estado: Porto Alegre – RS, Brasil
E-mail de contato: daniellesv.contato@gmail.com
Site oficial: www.daniellesv.com.br






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

A razão pela qual incluímos um guia como este em um blog focado em Educação Estratégica e Gerencial é que a organização e o respeito ao espaço coletivo são aspectos essenciais em qualquer ambiente de trabalho. Bons hábitos e práticas de convivência podem influenciar significativamente a produtividade e a harmonia entre as equipes, refletindo diretamente na eficácia gerencial e no sucesso organizacional.  Assim, mesmo dicas como o uso adequado da geladeira coletiva contribuem para um ambiente de trabalho mais eficiente e colaborativo, alinhando-se perfeitamente com os princípios da Educação estratégica e gerencial que promovemos. 1. Lembre-se: a geladeira é coletiva, não apenas sua Bons hábitos de higiene e limpeza são essenciais em uma geladeira compartilhada. Mas se você ainda não tem, não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2. Armazene seus alimentos em um espaço específico Colocar uma maça em uma pratel...

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras, por alguns motivos, são muito  importantes - aqui destaco dois deles: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira coletiva da empresa ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa maneira não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de ...

Ambiente de Trabalho: Cozinha!

Vamos começar esclarecendo, que a cozinha da empresa é um ambiente coletivo ! Todo ambiente coletivo deve seguir regras para que funcione adequadamente. Se sua empresa não tem regras para a cozinha faça elas e exponha em lugar claro e visível para todos. Podes colocar mais de um cartaz com elas, porém atente para não passar de quatro. Mudar constantemente os cartazes é essencial: uma vez a cada 15 dias, por exemplo. Importante: Certificar-se que todos os usuários do ambiente sabem das regras e entenderam como funcionam. Saber não é o mesmo que entender, portanto seja claro em suas colocações . E se você é um usuário desse ambiente lembre, que deve ter educação. Lave tudo que você usar, não deixe migalhas espalhadas, se respingar algo no chão: limpe, lave a sua xícara com esponja e sabão para não ficar manchada de batom ou de café, retire toda água e sabão da esponja, não deixe a esponja dentro da pia e nunca deixe nada em cima da bancada. A cozinha segue sen...