Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Técnicas básicas de Design para empreendedores - Esmaltes e livros - Roxo

 


Este é um blog dedicado a Planejamento e Gestão isso quer dizer: Educação estratégica e gerencial. Aqui, você encontrará várias indicações de livros, pois ler é essencial para todas as profissões. A leitura e a atualização constantes são fundamentais para o desenvolvimento profissional e para a tomada de decisões mais acertadas. Especialmente para quem trabalha com planejamento e gestão, áreas que são o foco principal do blog, a leitura é ferramenta valiosa. Profissionais que atuam nesses campos, geralmente, lideram equipes e precisam estar sempre bem informados e preparados. Para isso, participo de duas blogagens coletivas mensais, e uma delas é esta.

Uma vez por mês, durante os doze meses do ano, desde 2021, nos reunimos para fazer nossa blogagem coletiva que se chama: Esmaltes e Livros. O esmaltes e livros foi criado para evidenciarmos a importância da auto estima e da leitura em nossas vidas. Esse ano somos em três parceiras nessa postagem: eu - Danielle SV,  Blog Mãe Literatura  e Leticia Leonardi.  

E nossa terceira esmaltes e livros do ano, chegou! Chegou com o tema: Roxo. E para ela trouxe esse livro: Técnicas básicas de Design para empreendedores: conceitos e ferramentas práticas para empreendedores organizarem a identidade visual de seus negócios. De: Alan bruno e editora: Mutualab. É um livro útil  e com ensinamentos práticos para sair aplicando. Eu li em formato e-book! Roxo Profundo da Avon Pro color 60 segundos. Realmente, seca muito rápido.  


A você, empreendedor brasileiro, que mesmo com todas as dificuldades e falta de incentivo não desiste de correr atrás de seus sonhos.

A sétima maior economia mundial está passando por um momento complicado e, antes de 2020, o Brasil cairá para a oitava colocação do ranking, segundo previsão do FMI. O PIB decresceu 3% em 2016, ao passo que o desemprego vem crescendo e o Brasil será, em 2017, responsável por 35% dos desempregados no mundo, segundo dados divulgados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). O choro aparentemente é geral, o clima parece não ser o mais favorável, mas que tal para de reclamar e colocar a mão a na massa? Ou, como vi num cartaz pela internet esses dias: "A melhor forma de reclamar é fazendo".

A solução pode estar no empreendedorismo. Em 2016, a Endeavor divulgou um estudo sobre as scale-ups brasileiras - empresas que têm alto crescimento em um curto espaço de tempo. Na época, elas representavam apenas 1% das empresas nacionais, porém eram responsáveis por 5% do PIB. Sim, os números são impressionantes. Ainda segundo o mesmo estudo, enquanto uma empresa normal emprega um funcionário ao ano, uma scale-up emprega uma média de 30 pessoas. Apesar dos grandes números, 92% dessas empresas são pequenas ou médias e a maioria tem mais de 10 anos de experiência no mercado.


Porém, dentro da realidade brasileira, sabemos o quão difícil é uma empresa se manter por dez anos. Uma pesquisa do IBGE mostrou que, num panorama geral, 48% das empresas brasileiras não conseguem completar três anos de existência, e o SEBRAE descobriu os motivos. Entre eles está a negligência com o negócio: falta planejamento e controle financeiro, mas, principalmente falta um modelo de negócios inovador e comunicação eficaz.

Com um ecossistema externo desfavorável à empresa - por exemplo, a economia do país -, para nos tornarmos uma scale-up precisamos de inovação e comunicação! Precisamos cuidar e fortalecer a cultura interna da empresa, ajustada aos nossos valores, e comunicá-los aos clientes e a todos os envolvidos com o nosso negócio. É notável que empresas com uma cultura bem enraizada, com propósito muito bem definido e valores percebidos por todos os stakeholders, têm mais chances de prosperarem nos mais diversos ecossistemas e contribuírem para a salvação de uma nação com ideias inovadoras e valores de transformação. 

Neste livro, estaremos a maior parte do tempo focados no visual do seu negócio e como ele pode te ajudar a comunicar o que sua empresa tem de melhor. Mas, agora, quero convidar você a olhar para dentro e fazer uma análise sincera dos valores que você quer deixar com o seu negócio para seus filhos e netos. Ouvi numa palestra de Ana Couto Branding uma boa sugestão para começarmos esta transformação por quem está hoje à sua volta, seus stakeholders. Pergunte-se: - Como posso motivar meus colaboradores e criar uma cultura de transformação?


Sumário

Sobre o autor
Prefácio

Introdução
O que é Design?
Design para transformação

Um passo atrás
Preliminares 
ferramentas 

Comunicação visual
O que é comunicação visual? 
Território Visual
Exercício 1
Exercício 2

A imagem que se vê
Gestalt 
As leis da Gestalt 

A imagem que se ouve 
Semiótica 
Exercício 03
Ferramentas

Cores para empreendedores 
Psicologia da cor
Teoria da cor
Exercício 04

Escolhas tipográficas
Ferramentas

Brand Character
A personalidade da sua marca

Prancha conceitual
Mãos à massa
Prova real

Conclusão
Exercício bônus
Redes sociais
Referências bibliográficas


Sobre o autor: Graduado em comunicação Visual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013), atua no mercado como designer freelancer desde 2010. Trabalhou no Laboratório Memória, Design & Emoção (PUC-Rio) como bolsista PIBIC/CNPq, onde teve a oportunidade de estudar a relação entre o ser humano, a sociedade e os objetivos que estão ao seu redor e que nos ajudam a contar nossa história. O trabalho mais relevante que desenvolveu nesse laboratório foi um paper sobre a relação estabelecida entre as pessoas e os objetos como forma de auto-expressão, publicado na 9ª Conferência Internacional da Academia Europeia de Design (Porto - Portugal,2011).

Trabalhou em uma agência de comunicação no Centro do Rio de Janeiro desenvolvendo campanhas promocionais para a área de parcerias e negócios do Walmart.com, terceiro maior varejista do país. Como freelancer fez trabalhos para diversos ramos empresariais, incluindo confeitaria, sistemas de ensino, escritório de advocacia, cervejaria e outros.

Hoje, está à frente da Mútua Lab, escritório de design que tem o propósito de contribuir com empreendedores que buscam construir marcas com valores de transformação.

Livro: Técnicas básicas de Design para empreendedores
Autores: Alan Bruno Santos
Editora: MutuaLab
Número de páginas: 88
ISBN: ISBN 000-00-0000-000-0
Edição do Kindle. 
Edição: 2017

Abaixo as indicações valiosas das queridas Mãe Literatura e Lele Leonardi, não vai perder!



 "Escolhi dois esmaltes, Beterraba e Audrey, ambos da @Impala. Fácil de esmaltar, boa cobertura, passei uma camada de cada, na foto parece bem menos roxo que ao vivo. Combinou bem com a capa do livro, Difamação, de Renée Knight . Para compor a foto, minha poltrona e almofada roxas." @maeliteratura



 "Minha escolha de esmalte foi o Sal rosa, da @risqueoficial! Passei duas camadas e gostei do resultado. Um animal selvagem, do Jöel Dicker é a minha leitura hoje!" @leleonardi 


Acima o calendário do ano com os temas que vamos abordar! Não vai perder.






Posts Relacionados


























Abaixo banner da evino que é um anunciante aqui do blog. A evino é uma loja de vinhos online que oferece grandes descontos em produtos altamente compativeis. Venha experimentar um novo conceito de saborear o sabor da vida. Clica no banner e vai espiar!





Sabia que aqui no blog tem mais de 200 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Bom trabalho!

Educação Estratégica e Gerencial
Mentoria e Desenvolvimento Profissional


Você já me conhece!
Eu sou Danielle SV
A Dani do Planejamento e Gestão





📄 Ficha Editorial

Título da publicação: Educação estratégica e gerencial
Tema central: planejamento, gestão e desenvolvimento profissional aplicados a todas as áreas de atuação
Editora responsável: Danielle SV
Formação: Bacharel em Administração
Periodicidade: Publicação contínua, com frequência mínima de 5 postagens semanais
Ano de criação do blog: Março de 2011
Início da publicação seriada com ISSN: 2025
Volume atual: Vol. 15 (2025)
Número desta edição: No. 55
Cidade e estado: Porto Alegre – RS, Brasil
E-mail de contato: daniellesv.contato@gmail.com
Site oficial: www.daniellesv.com.br




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

A forma como equipes compartilham recursos simples, como uma geladeira, revela muito sobre sua capacidade de organização e convivência. Pequenos hábitos refletem diretamente na produtividade e na eficácia gerencial. Por isso, este guia conecta práticas cotidianas com princípios da educação estratégica e gerencial : respeito ao espaço coletivo, disciplina e gestão eficiente. 7 regras essenciais para a geladeira coletiva 1. Lembre-se: a geladeira é de todos Respeitar o espaço compartilhado fortalece a convivência e evita conflitos desnecessários.  2. Organize seus alimentos em um único espaço Facilita o controle da validade e mantém a geladeira práticas para todos. 3. Consuma apenas o que é seu Evita mal-entendidos e reforça a confiança entre colegas. 4. Derramou algo? Limpe na hora Higiene imediata garante um ambiente limpo e agradável para o próximo usuário. 5. Não deixe alimentos estragarem   Escolha um dia fixo da semana para revisar seus itens e evitar desperdício.  6....

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

🕒  Tempo de leitura: de 4 a 5 minutos  - Você tem uma geladeira coletiva na empresa e está se perguntando se precisa de regras? A resposta é sim - e não apenas por questões de organização, mas por respeito à convivência e à cultura da empresa.  Por que regras são necessárias?    1. Cultura organizacional em todos os espaços Ambientes compartilhados, como a cozinha e a geladeira, também refletem os valores da organização. Regras claras e visíveis reforçam comportamentos desejados e mostram que o cuidado com o coletivo está em cada detalhe. 2. Normas garantem bom funcionamento  Quando várias pessoas utilizam o mesmo espaço, é essencial que haja orientações prévias sobre como se comportar. Essas regras devem ser comunicadas antes do "jogo começar", para que todos saibam o que é esperado e possam contribuir com o bom uso do ambiente.  Sugestão prática Fixar um Guia de uso  na porta da geladeira ou próximo a ela é extremamente útil. Esse tipo de mater...

Não seja leva e traz!

O "leva e traz" é mais comum do que se imagina nos ambientes de trabalho. Mas afinal, quem é essa pessoa? Trata-se do colega que não se considera fofoqueiro, mas vive compartilhando informações que ouviu de outros, acreditando estar "ajudando" ou "alertando" a equipe. Na prática, ele manipula e desagrega, usando informações privilegiadas como forma de influência. Quem é o leva e traz Está sempre mais atento à vida dos outros do que ao próprio trabalho. Circula informações desnecessárias, muitas vezes destorcidas. Gosta de se apresentar como "pessoa de confiança", mas não poupa ninguém - nem colegas, nem líderes. Conta algo que ouviu de alguém e, logo em seguida, leva sua opinião de volta para essa pessoa, gerando conflitos. Lembrete do dia Desconfie da pessoa que se interessa demais pela vida alheia no trabalho e está sempre metida em confusões. Colegas assim raramente contribuem para a equipe - mantenha distância e foque no seu trabalho. Impac...