Este é um blog dedicado a Planejamento e Gestão isso quer dizer: Educação estratégica e gerencial. Aqui, você encontrará várias indicações de livros, pois ler é essencial para todas as profissões. A leitura e a atualização constantes são fundamentais para o desenvolvimento profissional e para a tomada de decisões mais acertadas. Especialmente para quem trabalha com planejamento e gestão, áreas que são o foco principal do blog, a leitura é ferramenta valiosa. Profissionais que atuam nesses campos, geralmente, lideram equipes e precisam estar sempre bem informados e preparados. Para isso, participo de duas blogagens coletivas mensais, e uma delas é esta.
Uma vez por mês, durante os doze meses do ano, desde 2021, nos reunimos para fazer nossa blogagem coletiva que se chama: Esmaltes e Livros. O esmaltes e livros foi criado para evidenciarmos a importância da auto estima e da leitura em nossas vidas. Esse ano somos em três parceiras nessa postagem: eu - Danielle SV, Blog Mãe Literatura e Leticia Leonardi.
E nossa terceira esmaltes e livros do ano, chegou! Chegou com o tema: Roxo. E para ela trouxe esse livro: Técnicas básicas de Design para empreendedores: conceitos e ferramentas práticas para empreendedores organizarem a identidade visual de seus negócios. De: Alan bruno e editora: Mutualab. É um livro útil e com ensinamentos práticos para sair aplicando. Eu li em formato e-book! Roxo Profundo da Avon Pro color 60 segundos. Realmente, seca muito rápido.
A você, empreendedor brasileiro, que mesmo com todas as dificuldades e falta de incentivo não desiste de correr atrás de seus sonhos.
A sétima maior economia mundial está passando por um momento complicado e, antes de 2020, o Brasil cairá para a oitava colocação do ranking, segundo previsão do FMI. O PIB decresceu 3% em 2016, ao passo que o desemprego vem crescendo e o Brasil será, em 2017, responsável por 35% dos desempregados no mundo, segundo dados divulgados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). O choro aparentemente é geral, o clima parece não ser o mais favorável, mas que tal para de reclamar e colocar a mão a na massa? Ou, como vi num cartaz pela internet esses dias: "A melhor forma de reclamar é fazendo".
A solução pode estar no empreendedorismo. Em 2016, a Endeavor divulgou um estudo sobre as scale-ups brasileiras - empresas que têm alto crescimento em um curto espaço de tempo. Na época, elas representavam apenas 1% das empresas nacionais, porém eram responsáveis por 5% do PIB. Sim, os números são impressionantes. Ainda segundo o mesmo estudo, enquanto uma empresa normal emprega um funcionário ao ano, uma scale-up emprega uma média de 30 pessoas. Apesar dos grandes números, 92% dessas empresas são pequenas ou médias e a maioria tem mais de 10 anos de experiência no mercado.
Porém, dentro da realidade brasileira, sabemos o quão difícil é uma empresa se manter por dez anos. Uma pesquisa do IBGE mostrou que, num panorama geral, 48% das empresas brasileiras não conseguem completar três anos de existência, e o SEBRAE descobriu os motivos. Entre eles está a negligência com o negócio: falta planejamento e controle financeiro, mas, principalmente falta um modelo de negócios inovador e comunicação eficaz.
Com um ecossistema externo desfavorável à empresa - por exemplo, a economia do país -, para nos tornarmos uma scale-up precisamos de inovação e comunicação! Precisamos cuidar e fortalecer a cultura interna da empresa, ajustada aos nossos valores, e comunicá-los aos clientes e a todos os envolvidos com o nosso negócio. É notável que empresas com uma cultura bem enraizada, com propósito muito bem definido e valores percebidos por todos os stakeholders, têm mais chances de prosperarem nos mais diversos ecossistemas e contribuírem para a salvação de uma nação com ideias inovadoras e valores de transformação.
Neste livro, estaremos a maior parte do tempo focados no visual do seu negócio e como ele pode te ajudar a comunicar o que sua empresa tem de melhor. Mas, agora, quero convidar você a olhar para dentro e fazer uma análise sincera dos valores que você quer deixar com o seu negócio para seus filhos e netos. Ouvi numa palestra de Ana Couto Branding uma boa sugestão para começarmos esta transformação por quem está hoje à sua volta, seus stakeholders. Pergunte-se: - Como posso motivar meus colaboradores e criar uma cultura de transformação?
Sumário
Sobre o autor
Prefácio
Introdução
O que é Design?
Design para transformação
Um passo atrás
Preliminares
ferramentas
Comunicação visual
O que é comunicação visual?
Território Visual
Exercício 1
Exercício 2
A imagem que se vê
Gestalt
As leis da Gestalt
A imagem que se ouve
Semiótica
Exercício 03
Ferramentas
Cores para empreendedores
Psicologia da cor
Teoria da cor
Exercício 04
Escolhas tipográficas
Ferramentas
Brand Character
A personalidade da sua marca
Prancha conceitual
Mãos à massa
Prova real
Conclusão
Exercício bônus
Redes sociais
Referências bibliográficas
Sobre o autor: Graduado em comunicação Visual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013), atua no mercado como designer freelancer desde 2010. Trabalhou no Laboratório Memória, Design & Emoção (PUC-Rio) como bolsista PIBIC/CNPq, onde teve a oportunidade de estudar a relação entre o ser humano, a sociedade e os objetivos que estão ao seu redor e que nos ajudam a contar nossa história. O trabalho mais relevante que desenvolveu nesse laboratório foi um paper sobre a relação estabelecida entre as pessoas e os objetos como forma de auto-expressão, publicado na 9ª Conferência Internacional da Academia Europeia de Design (Porto - Portugal,2011).
Trabalhou em uma agência de comunicação no Centro do Rio de Janeiro desenvolvendo campanhas promocionais para a área de parcerias e negócios do Walmart.com, terceiro maior varejista do país. Como freelancer fez trabalhos para diversos ramos empresariais, incluindo confeitaria, sistemas de ensino, escritório de advocacia, cervejaria e outros.
Hoje, está à frente da Mútua Lab, escritório de design que tem o propósito de contribuir com empreendedores que buscam construir marcas com valores de transformação.
Livro: Técnicas básicas de Design para empreendedores
Autores: Alan Bruno Santos
Editora: MutuaLab
Número de páginas: 88
ISBN: ISBN 000-00-0000-000-0
Edição do Kindle.
Edição: 2017
Abaixo as indicações valiosas das queridas Mãe Literatura e Lele Leonardi, não vai perder!
"Escolhi dois esmaltes, Beterraba e Audrey, ambos da @Impala. Fácil de esmaltar, boa cobertura, passei uma camada de cada, na foto parece bem menos roxo que ao vivo. Combinou bem com a capa do livro, Difamação, de Renée Knight . Para compor a foto, minha poltrona e almofada roxas." @maeliteratura
"Minha escolha de esmalte foi o Sal rosa, da @risqueoficial! Passei duas camadas e gostei do resultado. Um animal selvagem, do Jöel Dicker é a minha leitura hoje!" @leleonardi
Acima o calendário do ano com os temas que vamos abordar! Não vai perder.

Posts Relacionados
Abaixo banner da evino que é um anunciante aqui do blog. A evino é uma loja de vinhos online que oferece grandes descontos em produtos altamente compativeis. Venha experimentar um novo conceito de saborear o sabor da vida. Clica no banner e vai espiar!
Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:
Instagram: @svdanielle
Bom trabalho!
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!
Felicidades!