Este é um blog dedicado a Planejamento e Gestão isso quer dizer: Educação estratégica e gerencial. Aqui, você encontrará várias indicações de livros, pois ler é essencial para todas as profissões. A leitura e a atualização constantes são fundamentais para o desenvolvimento profissional e para a tomada de decisões mais acertadas. Especialmente para quem trabalha com planejamento e gestão, áreas que são o foco principal do blog, a leitura é ferramenta valiosa. Profissionais que atuam nesses campos, geralmente, lideram equipes e precisam estar sempre bem informados e preparados. Para isso, participo de duas blogagens coletivas mensais, e uma delas é esta.
Uma vez por mês, durante os doze meses do ano, desde 2021, nos reunimos para fazer nossa blogagem coletiva que se chama: Esmaltes e Livros. O esmaltes e livros foi criado para evidenciarmos a importância da auto estima e da leitura em nossas vidas. Esse ano somos em três parceiras nessa postagem: eu -
Danielle SV,
Blog Mãe Literatura e
Leticia Leonardi.
E o tema deste mês é: Cinza. E para ela trouxe esse livro "O Inferno de Dante" em HQ. O Inferno é a primeira parte de "A Divina Comédia, poema originalmente em florentino, composto de cem cantos e escrito por Dante Alighieri entre 1303 e 1321. Em seguida, há o Purgatório e o Paradiso. É um HQ que vale a pena ler. Eu li em e-book imagino que ele deva ser muito bonita na versão impressa. Para esmalte escolhi esmalte Pro Gel granito da Avon que seca rápida.

Adaptar esse cânone da literatura mundial assinado por Dante (1265-1321) é, sem dúvida, um desafio. Em outras palavras e mais prosaicamente, alguns dirão: "Haja ousadia". No entanto, se conseguimos ousar, não foi sem hesitação. Quando a ideia nos foi incutida por nosso amigo Olivier Souillé, diretor da galeria de arte parisiense Daniel Maghen, sugiu uma grande dúvida. Nossa reticência se justificava pela densidade e profundidade do texto, no qual o autor menciona eventos e personalidades de sua época, esquecidos há tempos por muitos, exceto talvez pelos historiadores. Por outro lado, era indiscutível que os elementos da narrativa correspondiam a nosso gosto pela desmesura e pela tensão dramática. Em termos de atmosfera, da dimensão fantástica e da carga emocional que a obra apresenta, não havia como não ficarmos tentados. Tentação do inferno? Uma tentação única.

Precisávamos de tempo para pensar. A vida apronta das suas. As circunstâncias que acompanharam o ano de 2020 - a crise sanitária causada pela Covid-19 que nos obrigou ao confinamento - fizeram com que tivéssemos tempo para nos debruçar sobre essa ideia de modo pragmático. Antes de qualquer decisão, queríamos ganhar certa familiaridade com a obra de Dante e, em contrapartida, refletir sobre a forma que nosso trabalho poderia assumir. Era preciso elaborar uma abordagem que priorizasse a popularização; fazer um livro para um público amplo, correndo o risco de nos distanciarmos do meio intelectual. Em suma, nos manter modestos, mas tomando o cuidado, acima de tudo, de não trair o espírito do gênio italiano.

Como poderíamos popularizar e preservar a nobreza dessa obra de dimensão universal? Essa era a principal questão. No fundo, tratava-se de analisar, tirar o pó, selecionar, descartar e reinventar para escrever a adaptação, mas sempre mantendo a essência, o essencial. Chegamos a um acordo no sentido de tentar dar uma forma híbrida ao livro. Nem livro ilustrado nem história em quadrinhos. Ou, então, os dois ao mesmo tempo. A verdade é que este livro tem uma importância tão grande no plano simbólico que não deveria ser apenas mais uma história em quadrinhos num cenário tão prolífico.
A Divina Comédia de Dante é monumental. Embora a narrativa seja complexa, a ideia central é simples. Os protagonistas, Dante e Virgílio, atravessam o inferno e o purgatório para chegar ao paraíso e reencontrar Beatriz, musa inspiradora de Dante. Considerando a vasta extensão da obra, a escolha a princípio foi nos concentrarmos em sua primeira e mais célebre parte: o Inferno.
Livro: O inferno de Dante
Autores: Paul Brizzi e Gaëtan Brizzi
Editora: Nova Fronteira
Número de páginas: 155
ISBN: 978-65-5640-854-5
Edição: 2024
Formato: epub com 97.180kb
Título original: L'Enfer de Dante
Abaixo as indicações valiosas das queridas Mãe Literatura e Lele Leonardi, não vai perder!
Escolhi o esmalte Crochê, @Impala, um cinza bem bonito e estiloso. Combinou bem com o livro Ensaio sobre a cegueira, do Saramago, edição linda da Companhia das Letras . Para compor o tema, usei uma das minhas pashiminas favoritas, um coringa que combina com muitas das minhas roupas.
Escolhi do esmalte Lágrima de Vênus, da @Risqueoficial. Muito bom de esmaltar e deixou uma cor bem bonita! O livro é o Trama de meninos, João Anzanello Carrascoza, um livro lindo de contos, da Alfaguara. Desta vez a capa combina com o tema.
@leleonardi
Acima o calendário do ano com os temas que vamos abordar! Não vai perder.
Posts Relacionados
Abaixo banner da evino que é um anunciante aqui do blog. A evino é uma loja de vinhos online que oferece grandes descontos em produtos altamente compativeis. Venha experimentar um novo conceito de saborear o sabor da vida. Clica no banner e vai espiar!

Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:
Instagram: @svdanielle
Aqui no Blog você encontra, Também:
Bom trabalho!
Educação Estratégica e Gerencial
Mentoria e Desenvolvimento Profissional
Você já me conhece!
Eu sou Danielle SV
A Dani do Planejamento e Gestão
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!
Felicidades!