Este é um blog dedicado a Planejamento e Gestão isso quer dizer: Educação estratégica e gerencial. Aqui, você encontrará várias indicações de livros, pois ler é essencial para todas as profissões. A leitura e a atualização constantes são fundamentais para o desenvolvimento profissional e para a tomada de decisões mais acertadas. Especialmente para quem trabalha com planejamento e gestão, áreas que são o foco principal do blog, a leitura é ferramenta valiosa. Profissionais que atuam nesses campos, geralmente, lideram equipes e precisam estar sempre bem informados e preparados.
O Calendário do Advento de livros celebra a contagem regressiva para o Natal, proporcionando diariamente uma nova recomendação de leitura de 1º a 24 de Dezembro. Esta iniciativa visa incentivar a leitura, um dos valores do nosso blog, especialmente importante em um cenário onde mais da metade dos brasileiros não lê livros, conforme aponta a pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil". Com o apoio da Disal Distribuidora, transformamos essa tradição em uma jornada literária enriquecedora, ideal para expandir sua biblioteca pessoal e encontrar inspiração para o próximo ano. Junte-se a nós nessa celebração do amor pela leitura!
Desde o seu lançamento nos Estados Unidos em 1981, o livro "Gestor pela primeira vez" ajudou centenas de milhares de profissionais que não tinham nenhuma experiência prévia em gestão de empresas e pessoas a lidarem com as novas responsabilidades no ambiente de trabalho.
Com uma linguagem bastante acessível e capítulos curtos que vão direto ao ponto, o livro aborda temas fundamentais para gestores, como contratação e demissão de funcionários, treinamento de membros da equipe, liderança, motivação, inteligência emocional, funcionários-problema e como lidar com eles, delegação de funções, entre outros.
Além disso, a sétima edição desta obra e a primeira publicada no Brasil, traz informações importantes sobre as diferenças entre as gerações, estímulo à iniciativa e à inovação, uso de ferramentas on-line, mídias sociais no ambiente de trabalh, gerenciamento de funcionários em trabalho remoto e muito mais.
O que um líder recém-promovido deve fazer? Diante de novas responsabilidades e precisando de orientação rápida e confiável, ele não pode se dar ao luxo de aprender por tentativa e erro. Gestor pela primeira vez é a resposta perfeita. Verdadeiro clássico da gestão, o livro aborda temas essenciais para quem deseja potencializar suas habilidades profissionais no novo cargo.
"A confiança é construída sobre o sucesso, então seu trabalho como líder é dar aos funcionário tarefas nas quais possam se sair bem."
"Muitos gestores, tanto novos quanto experientes, falam demais e não escutam o suficiente. Você aprende pouquíssimo enquanto está falando, mas pode aprender muito enquanto escuta."
Sumário
Prefácio à sétima edição norte-americana
Agradecimentos
Introdução
Parte I
Então você vai gerenciar pessoas
1. A estrada para o gerenciamento
2. O começo
3. A construção da confiança
4. Mostre sua satisfação
5. Seja um ouvinte ativo
6. O trabalho de um novo gestor e as armadilhas a evitar
7. O trato com seus superiores
8. A escolha de um estilo gerencial próprio
Parte II
O enfrentamento de novos deveres
9. A construção de uma dinâmica de equipe
10. Gerenciamento versus liderança
11. O gerenciamento de funcionários-problema
12. Contratação e entrevista
13. O treinamento dos membros da equipe
14. Gerenciamento de mudanças: como lidar com a resistência
15. A criação de disciplina nos funcionários
16. "Ah, meu Deus! Não consigo demitir ninguém!"
17. Tenha consciência jurídica
Parte III
Trabalhar com pessoas, construir relacionamentos e gerenciar riscos
18.Sem segredos
19. O departamento de recursos humanos
20. O estado atual da lealdade
21. Motivação existe?
22. Entenda a inclinação ao risco
23. Estímulo à iniciativa e à inovação
24. Melhore os resultados
25. A distância entre gerações
26. Gerenciamento de funcionários em trabalho remoto
27. Mídias sociais no ambiente de trabalho
Parte IV
Descrição de cargo, avaliações de desempenho e administração de salários
28. Descrições de cargo
29. Avaliações de desempenho
30. Administração de salários
Parte V
Evolução e desenvolvimento pessoal
31. Inteligência emcional
32. Desenvolva uma autoimagem positiva
33. Gerencie seu próprio tempo
34. A palavra escrita
35. A rádio corredor
36. Sua melhor amiga: a delegação
37. Senso de humor
38. Gerir, participar de e liderar reuniões
39. Você no centro do palco: o papel de falar em público em sua carreira
40. Alguns insights sobre linguagem corporal
Parte VI
A pessoa completa
41. Aprenda a lidar com o estresse
42. O equilíbrio em sua vida
43. Um toque de classe
Conclusão
Loren B. Belker é executivo e trabalhou quase trinta anos em uma companhia de seguros de vida. Suas áreas de conhecimento englobam gestão empresarial, gestão de pessoas e políticas públicas. Entre as suas obras, destaca-se "Gestor pela primeira vez".
Jim McCormick é fundador e presidente do Research Institute for Risk Intelligence e ex-diretor operacional de um dos maiores escritórios de arquitetura dos Estados Unidos. Ele é palestrante e consultor organizacional. Sua vasta lista de clientes inclui: Accenture, Bank of America, FedEx, Hewlett-Packard, PepsiCo e Verizon. Ele vive em Estes Park, Colorado, e dá aulas em um MBA na Universidade da Califórnia, em Irvine.
Gary S. Topchik é sócio-gerente da SilverStar Enterprises, Inc., uma empresa de consultoria especializada no desenvolvimento de gestão de pessoas no ambiente de trabalho. Ele também é palestrante internacional e autor do livro "Managing Workplace Negativity.
Livro: Gestor pela primeira vez
Autor: Loren B. Belker, Jim McCormick, Gary S. Topchik
Número de páginas: 326
ISBN: 978-65-5837-124-3
Edição: 2022
E lembre de se inscrever no blog. Enviamos uma Newsletter duas vezes ao mês para os inscritos, mantendo-os próximos e constantemente lembrados da importância da educação estratégica e gerencial para alcançar seus objetivos.
Posts Relacionados
Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:
Instagram: @svdanielle
Aqui no Blog você encontra, Também:
Bom trabalho!
Educação Estratégica e Gerencial
Mentoria e Desenvolvimento Profissional
Você já me conhece!
Eu sou Danielle SV
A Dani do Planejamento e Gestão
Abaixo o banner da Droga Raia que é um anunciante aqui do blog. Droga Raia tem mais de 600 lojas espalhadas pelo Brasil e faz parte do grupo Raia Drogasil S/A, com mais de 1.400 lojas. A farmácia Raia foi fundada em 3 de agosto de 1905.
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!
Felicidades!