Este é um blog dedicado a Planejamento e Gestão isso quer dizer: Educação estratégica e gerencial. Aqui, você encontrará várias indicações de livros, pois ler é essencial para todas as profissões. A leitura e a atualização constantes são fundamentais para o desenvolvimento profissional e para a tomada de decisões mais acertadas. Especialmente para quem trabalha com planejamento e gestão, áreas que são o foco principal do blog, a leitura é ferramenta valiosa. Profissionais que atuam nesses campos, geralmente, lideram equipes e precisam estar sempre bem informados e preparados.
O Calendário do Advento de livros celebra a contagem regressiva para o Natal, proporcionando diariamente uma nova recomendação de leitura de 1º a 24 de Dezembro. Esta iniciativa visa incentivar a leitura, um dos valores do nosso blog, especialmente importante em um cenário onde mais da metade dos brasileiros não lê livros, conforme aponta a pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil". Com o apoio da Disal Distribuidora, transformamos essa tradição em uma jornada literária enriquecedora, ideal para expandir sua biblioteca pessoal e encontrar inspiração para o próximo ano. Junte-se a nós nessa celebração do amor pela leitura!
Baseado na maior pesquisa de neuromarketing já realizada, "A lógica do consumo" revela verdades surpreendentes sobre o que atrai nossa atenção e captura nosso dinheiro.
- Sexo na propaganda não vende. Modelos em trajes mínimos e poses provocantes não nos convencem a comprar nada.
- Apesar de toda a polêmica, a propaganda subliminar está em toda a parte.
- As cores são símbolos tão poderosos que podem aumentar significativamente o ritmo cardíaco de uma pessoa.
- Os métodos persuasivos das agências de publicidade podem ser muito parecidos com os da religião, e isso sem o menor pudor.
O fato é que muito daquilo que conhecíamos sobre os nossos motivos de consumo estava equivocado. Por meio de uma pesquisa mundial de três anos e sete milhões de dólares, as descobertas do guru das marcas Martin Lindstrom vão cativar qualquer um que já tenha se rendido aos esforços persistentes dos profissionais de marketing para ganhar nossa lealdade, nosso dinheiro e nossas mentes.
"Menino prodígio do mundo do marketing , Martin Lindstrom mostra que o futuro do consumo está dentro das nossas cabeças." - The Sunday Times
"Lindstrom é original, um investigador de primeira. Seu novo livro apresenta um olhar fascinante sobre como os consumidores percebem e reagem aos anúncios, logos, marcas e produtos." Time
A publicidade está presente em nossa vida diariamente, vinda de todas as direções , a todo momento. Pode ser encontrada de forma mais óbvia nos intervalos comerciais de um programa de tevê ou nos outdoors espalhados pelas ruas, ou inesperadamente no meio de uma cena de novela ou filme. Pode até passar despercebida, vítima do nosso ritmo de vida acelerado, mas ela ainda está lá, tentando chamar nossa atenção. Essa onipresença não é novidade para ninguém, mas muitos talvez se surpreendam com o fato de a maioria desses anúncios surtir pouco efeito sobre seus possíveis consumidores.
Você consegue se lembrar dos comerciais a que assistiu ontem à noite na tevê? Você se lembra de que marcas eram esses comerciais?
Em "A lógica do consumo", o renomado consultor de marcas Martin Lindstrom revela que as estratégias tradicionais que os profissionais de marketing têm utilizado para atrair nosso interesse e estimular nosso consumo não são de fato eficazes. Por um lado, estamos simplesmente saturados de informações; por outro, nossa memória seletiva nos ajuda a filtrar apenas aquilo com que nos identificamos e sentimos que precisamos. Onde estariam errando esses profissionais de merketing? Por que suas empresas perdem rios de dinheiro em campanhas publicitárias malsucedidas, ano após ano?
Por meio de uma pesquisa ambiciosa e pioneira na área da neurociência, este livro mostra que nem sempre aquilo que dizemos corresponde ao que pensamos de fato. Não dizemos tudo o que pensamos, e constantemente nossos desejos estão em conflito com nossos próprios valores morais. Lidstrom, então, emprega a mais recente tecnologia de varredura do cérebro em cerca de dois mil voluntários de todo o mundo para desvendar suas reações aos mais diversos estímulos visuais - de uma caixa de cigarros à logomarca vermelha da empresa de refrigerantes mais conhecida do mundo.
As descobertas são surpreendentes. Por exemplo: a insinuação do sexo nas propagandas não ajuda a promover uma marca, simplesmente porque o sexo só promove a si mesmo; muitas vezes a publicidade de uma marca assume características típicas dos rituais religiosos, estabelecendo rotinas e garantindo a fidelidade de seu consumidor; contra todas as regulamentações, as mensagens subliminares ainda não foram completamente extintas - mas como saber ao certo?
Repleto de informações sobre como respondemos a produtos e empresas mundialmente conhecidos, como Marlboro, Calvin Klein, Ford e Coca-cola, "A lógica do consumo" é um livro fascinante, capaz de beneficiar tanto aqueles que trabalham com marketing quanto os consumidores, que estarão mais atentos às estratégias persuasivas das grandes marcas e aprenderão a diferenciar entre aquilo que são levados a querer e o que realmente querem.
Sobre o autor: Martin Lindstrom é diretor-executivo e presidente da Lindstrom Company. Como um dos mais respeitados gurus do marketing mundial, presta consultoria a executivos de alta patente de empresas como a McDonald's Corporation, Nestlé, Nokia, Microsoft e GlaxoSmithKline. Lindstrom já escreveu para inúmeras publicações, incluindo a USA Today, Fortune e Washington Post. Seu livro anterior, BrandSense, foi considerado pelo Wall Street Journal um dos dez melhores livros de marketing já publicados. Seus livros sobre branding foram traduzidos para dezenove línguas, e ele fala para um público global que beira um milhão de espectadores.
Simário
Prefácio
Por Paco Underhill
Introdução
1: Um afluxo de sangue para a cabeça
O maior estudo de neuromarketing já realizado
2: Deve ser este o lugar
Merchandising, American Idol e o erro multimilionário da Ford
3: Quero o mesmo que ela pediu
Os neurônios-espelho em ação
4: Não consigo mais ver com clareza
Mensagens subliminares, vivas e fortes
5: Você acredita em magia?
Ritual, superstição e por que compramos
6: Façamos uma rápida prece
Fé, religião e marcas
7: Por que escolhi você?
O poder dos marcadores somáticos
8: Uma sensação de deslumbramento
Vendendo para os sentimentos
9: E a resposta é...
Neuromarketing e previsão do futuro
10. Vamos passar a noite juntos
Sexo na publicidade
11. Conclusão
Um novo dia
Apêndice
Agradecimentos
Notas
Bibliografias Índice remissivo
Livro - A lógica do consumo: verdades e mentiras sobre por que compramos
Autor: Martin Lindstrom
Editora: Harper Collins
Número de páginas: 207
ISBN: 978-85-950-8266-3
Edição: 2016
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