Este é um blog dedicado a Planejamento e Gestão isso quer dizer: Educação estratégica e gerencial. Aqui, você encontrará várias indicações de livros, pois ler é essencial para todas as profissões. A leitura e a atualização constantes são fundamentais para o desenvolvimento profissional e para a tomada de decisões mais acertadas. Especialmente para quem trabalha com planejamento e gestão, áreas que são o foco principal do blog, a leitura é ferramenta valiosa. Profissionais que atuam nesses campos, geralmente, lideram equipes e precisam estar sempre bem informados e preparados. Para isso, participo de duas blogagens coletivas mensais, e uma delas é esta.
Fazemos essa blogagem coletiva desde 2021, o que significa que estamos entrando em nosso quarto ano juntos - a alegria e a riqueza dessa relação cultural só aumentam. Aos amigos blogueiros
maeliteratura.com e
tomdutra.com, saibam que é sempre bom estarmos juntos. E a você, leitor, obrigada por estar aqui conosco!
Neste romance experimental, acompanhamos Merci numa caleidoscópia jornada em busca de quem é e da própria história. Sua voz questiona desde seu passado à forma como as pessoas reagem ao seu modo singular de ser e estar no mundo, e nos faz submergir numa personalidade moldada num contexto de brutalidade e delicadeza.
A epígrafe de Anaïs Nin - "Não vemos as coisas como elas são, mas como nós somos" - revela a chave deste hábil romance, no qual leitores e protagonistas são expostos a ambiguidades e (in)definições a partir do olhar do outro. Mesmo a personagem-título tem em relação a si, muitas vezes, um ponto de vista exteriorizado ("Eu sou pura ingratidão/Merci é pura ingratidão"), e seu nome, não à toa, evita caracterização feminina ou masculina.
Aliás, nenhuma palavra com flexão de gênero lhe é dedicada. Resta a quem lê desenhar a imagem fugidia de Merci, que transita por diferentes âmbitos da sexualidade, da indetidade de gênero, da moral e da espiritualidade (com rezas para entidades alternadas).
Sua história é disparada a partir da revelação da mulher responsável por sua criação (a quem chama de "a mãe que conheci) de que sua mãe biológica, por quem buscava ("a mãe que não conheci"), está morta há dez anos. Essa fratura faz seu passado irromper: o abandono após o nascimento, a evitação do pai, as agressões físicas e os abusos sexuais na escola, a fuga de casa, o trânsito por casas de prostituição e outras condutas desviantes.
Trata-se de uma vida orientada por fraturas, por ciclos de violência replicados da biografia da mãe e das de outras mulheres. O próprio corpo do texto é marcado por rupturas e incompletudes, em sua estrutura quebrada em versos e com cenas e discursos interrompidos. Robertson Frizero mostra, neste seu segundo romance, que linguagem, narrativa e vida formam um único organismo, ainda que múltiplo.
Rafael Gallo
Recentemente , tive a oportunidade de participar do lançamento do livro Merci, escrito por Robertson Frizero, na Livraria Paralelo 30 em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Publicado pela Editora Dublinense, o evento foi um verdadeiro sucesso! A atmosfera era extremamente agradável e tivemos a chance de tirar fotos e interagir com o autor. Voltei para casa com um exemplar autografado do livro, o que tornou a experiência ainda mais especial.
Robertson Frizero é escritor e tradutor, mestre em Teoria da Literatura pela PUCRS. Seu romance de estreia, "Longe das aldeias", foi finalista do Prêmio São Paulo e teve os direitos de tradução vendidos para o persa e o árabe. Nascido no subúrbio do Rio de Janeiro em 1969, iniciou sua carreira literária em Porto Alegre, adotando a cidade como seu lugar no mundo. Hoje vive em Florianópolis.
Sobre a Editora Dublinense: Fundada em 2009, a Dublinense nasceu com o objetivo de se permitir experimentar e navegar livremente por gêneros. Depois de muitas experiências, a editora atualmente se concentra na ficção e não ficção literárias, além de manter uma linha de títulos sobre psicanálise. Gostamos de obras que conversem com temas importantes do nosso tempo, através de vozes diversas do exterior e da nova literatura nacional. Ou seja: livros bons, divertidos, emocionantes e relevantes.
Além disso, tivemos a satisfação de participar de um encontro virtual com Robertson Frizero. A conversa foi incrível e cheia de insights sobre o processo criativo e as inspirações do autor. Você pode conferir esse bate-papo no canal do Youtube da Mãe Literatura.
Clique na imagem e vá direto para o Vídeo.
Livro: Merci
Capa e projeto gráfico: Luísa Zardo
Autor: Robertson Frizero
Editora: Dublinense
Número de páginas: 96
ISBN: 978-65-5553-119-0
Edição: 2024
Na sequência os amigos Blogueiros, que você precisa conhecer, pontuam suas escolhas para o tema ilustrações/quadrinhos:
O tema deste mês é MERCI, livro lançado este ano pelo @RobertsonFrizero, edição linda da Editora @Dublinense. Conversamos com Frizero, autor deste livro tão interessante e compartilhamos com vocês este bate-papo pra lá de especial! Vamos conferir?
Olá, gente amiga! Vamos de Blogagem Coletiva e dessa vez ela é super especial! Fizemos uma leitura coletiva da obra "Merci", escrita por Robertson Frizero e tivemos a honra de conversar com esse autor tão querido! Confiram em meu blog um trecho da entrevista com ele onde várias curiosidades sobre sua obra são reveladas!
Acima nosso calendário desse primeiro semestre do ano para que você possa nos acompanhar e sugerir temas para nossas leituras. Lembre de acompanhar os blogs amigos!
Posts Relacionados
Para sempre Alice - Aliança dos Blogs: Filme
Música e história - Aliança dos Blogs
Prólogo, ato, epílogo: memórias/Fernanda Montenegro - Aliança dos Blogs
Bowie: uma biografia - Aliança dos Blogs
Bridget Jones: Louca pelo garoto - Aliança dos Blogs: Adaptação de livro
Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:
Instagram: @svdanielle
Aqui no Blog você encontra, Também:
Bom trabalho!
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!
Felicidades!