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Liderando Mudança: Um plano de ação do mais notável especialista do mundo em liderança nos negócios

 


Sim, esse é um blog cujo tema principal é Planejamento e Gestão! Sim, você encontra por aqui diversas indicações de livros porque ler e se atualizar constantemente faz parte do cotidiano de quem trabalha com liderança. Mesmo para quem não trabalha com planejamento e gestão a leitura e atualização constante é muito relevante para vida profissional. 

Sobre o autor: John P. Kotter é professor de Liderança Konosuke Matsushita na Harvard Business School e fundador e diretor da Kotter Associates, em Cambridge, Massachusetts. Graduado no MIT e em Harvard, faz parte da Harvard Business School desde 1972. Em 1980, aos trinta e três anos, recebeu o título de professor catedrático da escola, tornando-se um dos mais jovens da história de Harvard a receber tal honra.

O professor Kotter é o autor de The General Managers (1982), Power and influence: Beyond Formal Authority  (1985), The Leadership Factor (1987), A Force for Change: How Leadership Differs from Management (1990), Corporate Culture and Performance (com James L. Heskett,1992) e The New Rules: How to Succeed in Today's Post-Corporate World (1995), todos best-sellers entre os livros de negócios nos Estados Unidos. Kotter também criou dois vídeos bastante elogiados dirigidos a executivos, Leadership (1991) e Corporate Culture (1993). Seus artigos na Harvard Business Review, nos últimos vinte anos, venderam cerca de um milhão de exemplares.

As várias honras recebidas pelo professor Kotter incluem um Exxon Award por Inovação em Projeto de Currículos de Cursos de Administração; um Johnson, Smith & Knisely Award por Novas Perspectivas de Liderança Empresarial; e um McKinsey Award pelo melhor artigo da Harvard Business Review.

O professor Kotter é um orador constante em reuniões de altos executivos no mundo inteiro.

O livro está dividido em 3 partes (Sumário) são elas:

Parte I

Mudança: O Problema e a Solução

1. Organizações em transformação: Por que as Empresas falham

2. A mudança bem-sucedida e sua força motriz

Parte II

O processo de oito etapas

3. Estabelecimento de um senso de urgência

4. Criação de uma coalizão administrativa

5. Desenvolvimento de uma visão e estratégica 

6. Comunicação da visão da mudança

7. Como investir de Empowerment os funcionários para Ações abrangentes

8. Realização de conquistas a curto prazo

9. Consolidação de ganhos e produção de mais mudanças

10. Estabelecimento de novos métodos na cultura 

Parte III

As consequências para o século XXI

11. A organização do futuro

12. Liderança e Aprendizado vitalício


Sobre o Livro: "Liderando Mudança oferece conselhos valiosos que irão beneficiar qualquer organização que esteja planejando ou efetuando mudanças importantes para se colocar em posição de concorrer e ter êxito no mercado global hoje e no século XXI." Stanley C. Gault, presidente do Conselho The Goodyear Tire and Rubber Company.

Orelha do livro: "A Velocidade da mudança não vai diminuir no futuro próximo. Ao contrário, a concorrência na maioria dos setores provavelmente só vai aumentar nas próximas décadas." 

Quanto tempo vai levar para você projetar sua organização com sucesso no século XXI? O maior especialista do mundo em liderança nos negócios destila vinte e cinco anos de experiência e sabedoria com base nas lições que ele aprendeu em registros de organizações e empresas para escrever este guia visionário.

O resultado é um livro bastante pessoal, que é ao mesmo tempo inspirador, de orientação clara e repleto de implicações importantes para o futuro. As pressões sofridas pelas organizações para efetuar mudanças só tendem a aumentar nas próximas décadas. Mesmo assim, os métodos que os executivos têm usado na tentativa de transformar suas empresas em concorrentes mais fortes - gestão da qualidade total, reengenharia, rightsizing, reestruturação, transformação cultural e turnarounds - não são suficientes, diz Kotter, porque eles não conseguem mudar o comportamento. 
Ao enfatizar cada vez mais a necessidade crítica da liderança para fazer com que a transformação aconteça, Liderando Mudança oferece a experiência e os modelos de papéis positivos já vivenciados por outrem para que os líderes os imitem. O livro identifica um processo de oito etapas pela qual toda empresa deve passar para atingir sua meta, e mostra onde e como as pessoas - as boas pessoas - muitas vezes se desencaminham. 

Ler este livro com acentuado tom pessoal é como passar um dia com John Kotter. Ele revela o que ele viu, ouviu, experimentou e conclui em muitos anos de trabalho com empresas nos seus processos de criação da transformação duradoura. O livro é um recurso inspirador, embora prático, para todos aqueles que têm interesse em conduzir mudanças em sua organização. Em Liderando Mudança, temos um acesso sem precedentes ao mestre da liderança de nossa geração. 


Sobre o livro: "Todo líder de negócios pode aprender muito com o pensamento de Kotter sobre a mudança." Larry Bossidy: presidente e CEO AlliedSignal Inc.




Sobre o livro: "Um livro sensacional que atende às necessidades das empresas e dos indivíduos no ambiente de negócios em rápida transformação de hoje em dia." Ernest I. Glickman, CEO Harbridge House, divisão da Coopers & Lybrand L.L.P.

Alugumas partes do livro:

"As verdadeiras transformações levam tempo. Esforços complexos voltados para estratégias de mudança ou reestruturação dos negócios correm o risco de perder o impulso se não houver metas a curto prazo para serem atingidas e comemoradas. A maioria das pessoas não acompanhará a longa batalha se dentro de seis a dezoito meses não encontrarem provas de que a jornada está produzindo os resultados esperados. Sem vitórias a curto prazo, muitos funcionários irão desistir ou resistir ativamente."

"Aqueles de nós conscientes dos custos irão apontar corretamente que a comunicação não é gratuita. Embora as empresas ocasionalmente gastem a comunicação não é gratuita. Embora as empresas ocasionalmente gastem muito dinheiro na comunicação da visão, a maioria dos esforços de transformação bem-sucedidos que vi explora o fato de que muitas informações inúteis normalmente obstruem os dispendiosos canais de comunicação. Um terço ou mais do programa da reunião anual da gerência quase sempre é ditado pela tradição, embora não seja mais relevante ou esteja lá para massagear o ego de alguém, ou seja de alguma outra forma uma perda de tempo."


Livro: Liderando Mudança
Autor: John P. Kotter
Editora: Elsevier
Número de páginas: 188
ISBN: 85.352.0193.9
Edição: 1997 - (17º edição)





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