Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

O que iremos comer amanhã? Uma história do futuro da alimentação

 

Sim, esse é um blog cujo tema principal é Planejamento e Gestão! Sim, você encontra por aqui diversas indicações de livros porque ler e se atualizar constantemente faz parte do cotidiano de quem trabalha com liderança. Mesmo para quem não trabalha com planejamento e gestão a leitura e atualização constante é muito relevante para vida profissional. Geralmente trago livros de diferentes profissões e profissionais porque planejamento e gestão é para todos e para todas as profissões. 

Sobre o aurtor: "Warren Belasco é um mestre espirituoso e maravilhosamente observador das esperanças e dos temores que toda era era projeta para seu futuro da alimentação. Este estudo esclarecedor funciona como uma viagem no tempo para os goumets." Lauro Shapiro, autora de Something from the Oven: Reinventing Dinner in 1950's America (Algo saindo do forno: reinventando a refeição nos Estados Unidos dos anos 1950).


Sobre o autor: "A erudição abrangente de Warren Belasco ofusca todos os pretensos futuristas, lembrando-nos que a nossa não é a primeira geração, nem provavelmente será a última, a discutir inconclusivamente sobre se podemos alimentar melhor o mundo com menos colheres, melhores maneiras ou uma torta maior. Educa sem ser maçante; uma leitura maravilhosa!" Joan Dye Gussow, autora de This Organic Life (Essa vida orgânica).

Nota da edição brasileira: "O homem pe aquilo que come?"  E como será o homem num futuro não muito distante, quando questões mundiais - a mudança do clima, a escassez de água e energia, a degradação ambiental e a diferença cada vez mais gritante da distribuição de renda do mundo - ameaçam sua própria existência? Hipócrates talvez falasse dos cuidados com a saúde, mas com a mesma afirmação (agora irônica) nos vemos envolvidos com a sobrevivência. A questão do alimento no futuro tem ocupado as mídias, o "alimento seguro" tem sido fator de negociações internacionais e alternativa estratégica para o desenvolvimento econômico para diversos países.

Difícil e arriscado é prever o futuro da alimentação, mas podemos estar alertas em relação às várias interpretações que nos são oferecidas. Entre catastróficas e ultramodernas ou futuristas, muitos interesses estão em jogo, orientando pesquisas nem sempre de caráter  altruísta."


Sobre o autor: "Warren Belasco serve um banquete intelectual, dissecando brilhantemente dois séculos de expectativas quanto ao futuro da alimentação e à fome. O que iremos comer amanhã? é um referência essencial para se pensar com clareza sobre a preocupante questão se o mundo pode algum dia ser alimentado de maneira adequada e equitativa." Joseph J. Corn, coautor de Yesterday's Tomorrows: Past Visions of the American Future (Amanhãs dos ontens: olhando do passado para o futuro americano).

O Livro é dividido em três partes:

Parte I: A batalha dos think tanks sobre o futuro da alimentação

1. A centralidade da carne
2. O mundo esgotará seus alimentos?
3. A profunda estrutura do debate

Parte II: Ficção especulativa sobre o futuro da alimentação

4. A advertência utópica: por que estudar as utopias e as distopias?
5. Distopias

Parte III: As coisas que virão: três cenários de abundância

6. O futuro clássico
7. O futuro moderno
8. O futuro recombinante


Sobre o autor: Esta crítica astuciosa, envolvente e calorosamente humana as questões básicas do estômago - que têm preocupado os norte-americanos, definindo-os política, social e economicamente nos últimos duzentos anos - é arrasadora. O importante livro de Warren Belasco, repleto de conhecimento, é absolutamente necessário para um entendimento de onde estamos agora." Betty Fussell, autora de My Kitchen Wars (Guerras em minha cozinha).


Livro: O que iremos comer amanhã? : uma história do futuro da alimentação
Autores: Warren Belasco
Editora: Senac São Paulo
Número de páginas: 415
ISBN: 978-85-7359-886-5
Edição: 2009.



Eu indico um livro para você e você indica um pra mim: se você é da área da área da alimentação e tem um livro para me indicar deixa nos comentários vou gostar muito de fazer essa troca com você!



Posts Relacionados:















Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Instagram: @svdanielle

Facebook: @svdanielle (Descontos e informações)

Tik Tok: @sv.danielle

Facebook: @sobremarmita (Marmita: para levar para o trabalho e ou piquenique)

Facebook: @dsegundamao (Sustentabilidade)

Bom trabalho!

Abaixo banner da Eleve Life que é um anunciante aqui do blog e que é uma loja online.A Eleve foi idealizada com o principal objetivo de promover qualidade de vida, saúde e bem-estar dos clientes, a Eleve é uma empresa voltada para a fabricação e o fornecimento de produtos naturais inovadores, que transformam a vida de seus consumidores e proporcionam uma experiência única de ter uma vida mais leve e feliz.Clica no banner e vai lá espiar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

A forma como equipes compartilham recursos simples, como uma geladeira, revela muito sobre sua capacidade de organização e convivência. Pequenos hábitos refletem diretamente na produtividade e na eficácia gerencial. Por isso, este guia conecta práticas cotidianas com princípios da educação estratégica e gerencial : respeito ao espaço coletivo, disciplina e gestão eficiente. 7 regras essenciais para a geladeira coletiva 1. Lembre-se: a geladeira é de todos Respeitar o espaço compartilhado fortalece a convivência e evita conflitos desnecessários.  2. Organize seus alimentos em um único espaço Facilita o controle da validade e mantém a geladeira práticas para todos. 3. Consuma apenas o que é seu Evita mal-entendidos e reforça a confiança entre colegas. 4. Derramou algo? Limpe na hora Higiene imediata garante um ambiente limpo e agradável para o próximo usuário. 5. Não deixe alimentos estragarem   Escolha um dia fixo da semana para revisar seus itens e evitar desperdício.  6....

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

🕒  Tempo de leitura: de 4 a 5 minutos  - Você tem uma geladeira coletiva na empresa e está se perguntando se precisa de regras? A resposta é sim - e não apenas por questões de organização, mas por respeito à convivência e à cultura da empresa.  Por que regras são necessárias?    1. Cultura organizacional em todos os espaços Ambientes compartilhados, como a cozinha e a geladeira, também refletem os valores da organização. Regras claras e visíveis reforçam comportamentos desejados e mostram que o cuidado com o coletivo está em cada detalhe. 2. Normas garantem bom funcionamento  Quando várias pessoas utilizam o mesmo espaço, é essencial que haja orientações prévias sobre como se comportar. Essas regras devem ser comunicadas antes do "jogo começar", para que todos saibam o que é esperado e possam contribuir com o bom uso do ambiente.  Sugestão prática Fixar um Guia de uso  na porta da geladeira ou próximo a ela é extremamente útil. Esse tipo de mater...

Não seja leva e traz!

O "leva e traz" é mais comum do que se imagina nos ambientes de trabalho. Mas afinal, quem é essa pessoa? Trata-se do colega que não se considera fofoqueiro, mas vive compartilhando informações que ouviu de outros, acreditando estar "ajudando" ou "alertando" a equipe. Na prática, ele manipula e desagrega, usando informações privilegiadas como forma de influência. Quem é o leva e traz Está sempre mais atento à vida dos outros do que ao próprio trabalho. Circula informações desnecessárias, muitas vezes destorcidas. Gosta de se apresentar como "pessoa de confiança", mas não poupa ninguém - nem colegas, nem líderes. Conta algo que ouviu de alguém e, logo em seguida, leva sua opinião de volta para essa pessoa, gerando conflitos. Lembrete do dia Desconfie da pessoa que se interessa demais pela vida alheia no trabalho e está sempre metida em confusões. Colegas assim raramente contribuem para a equipe - mantenha distância e foque no seu trabalho. Impac...