Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Mailchimp intuitivo

O que iremos comer amanhã? Uma história do futuro da alimentação

 

Sim, esse é um blog cujo tema principal é Planejamento e Gestão! Sim, você encontra por aqui diversas indicações de livros porque ler e se atualizar constantemente faz parte do cotidiano de quem trabalha com liderança. Mesmo para quem não trabalha com planejamento e gestão a leitura e atualização constante é muito relevante para vida profissional. Geralmente trago livros de diferentes profissões e profissionais porque planejamento e gestão é para todos e para todas as profissões. 

Sobre o aurtor: "Warren Belasco é um mestre espirituoso e maravilhosamente observador das esperanças e dos temores que toda era era projeta para seu futuro da alimentação. Este estudo esclarecedor funciona como uma viagem no tempo para os goumets." Lauro Shapiro, autora de Something from the Oven: Reinventing Dinner in 1950's America (Algo saindo do forno: reinventando a refeição nos Estados Unidos dos anos 1950).


Sobre o autor: "A erudição abrangente de Warren Belasco ofusca todos os pretensos futuristas, lembrando-nos que a nossa não é a primeira geração, nem provavelmente será a última, a discutir inconclusivamente sobre se podemos alimentar melhor o mundo com menos colheres, melhores maneiras ou uma torta maior. Educa sem ser maçante; uma leitura maravilhosa!" Joan Dye Gussow, autora de This Organic Life (Essa vida orgânica).

Nota da edição brasileira: "O homem pe aquilo que come?"  E como será o homem num futuro não muito distante, quando questões mundiais - a mudança do clima, a escassez de água e energia, a degradação ambiental e a diferença cada vez mais gritante da distribuição de renda do mundo - ameaçam sua própria existência? Hipócrates talvez falasse dos cuidados com a saúde, mas com a mesma afirmação (agora irônica) nos vemos envolvidos com a sobrevivência. A questão do alimento no futuro tem ocupado as mídias, o "alimento seguro" tem sido fator de negociações internacionais e alternativa estratégica para o desenvolvimento econômico para diversos países.

Difícil e arriscado é prever o futuro da alimentação, mas podemos estar alertas em relação às várias interpretações que nos são oferecidas. Entre catastróficas e ultramodernas ou futuristas, muitos interesses estão em jogo, orientando pesquisas nem sempre de caráter  altruísta."


Sobre o autor: "Warren Belasco serve um banquete intelectual, dissecando brilhantemente dois séculos de expectativas quanto ao futuro da alimentação e à fome. O que iremos comer amanhã? é um referência essencial para se pensar com clareza sobre a preocupante questão se o mundo pode algum dia ser alimentado de maneira adequada e equitativa." Joseph J. Corn, coautor de Yesterday's Tomorrows: Past Visions of the American Future (Amanhãs dos ontens: olhando do passado para o futuro americano).

O Livro é dividido em três partes:

Parte I: A batalha dos think tanks sobre o futuro da alimentação

1. A centralidade da carne
2. O mundo esgotará seus alimentos?
3. A profunda estrutura do debate

Parte II: Ficção especulativa sobre o futuro da alimentação

4. A advertência utópica: por que estudar as utopias e as distopias?
5. Distopias

Parte III: As coisas que virão: três cenários de abundância

6. O futuro clássico
7. O futuro moderno
8. O futuro recombinante


Sobre o autor: Esta crítica astuciosa, envolvente e calorosamente humana as questões básicas do estômago - que têm preocupado os norte-americanos, definindo-os política, social e economicamente nos últimos duzentos anos - é arrasadora. O importante livro de Warren Belasco, repleto de conhecimento, é absolutamente necessário para um entendimento de onde estamos agora." Betty Fussell, autora de My Kitchen Wars (Guerras em minha cozinha).


Livro: O que iremos comer amanhã? : uma história do futuro da alimentação
Autores: Warren Belasco
Editora: Senac São Paulo
Número de páginas: 415
ISBN: 978-85-7359-886-5
Edição: 2009.



Eu indico um livro para você e você indica um pra mim: se você é da área da área da alimentação e tem um livro para me indicar deixa nos comentários vou gostar muito de fazer essa troca com você!



Posts Relacionados:















Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Instagram: @svdanielle

Facebook: @svdanielle (Descontos e informações)

Tik Tok: @sv.danielle

Facebook: @sobremarmita (Marmita: para levar para o trabalho e ou piquenique)

Facebook: @dsegundamao (Sustentabilidade)

Bom trabalho!

Abaixo banner da Eleve Life que é um anunciante aqui do blog e que é uma loja online.A Eleve foi idealizada com o principal objetivo de promover qualidade de vida, saúde e bem-estar dos clientes, a Eleve é uma empresa voltada para a fabricação e o fornecimento de produtos naturais inovadores, que transformam a vida de seus consumidores e proporcionam uma experiência única de ter uma vida mais leve e feliz.Clica no banner e vai lá espiar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

  1 - Lembre que ela é coletiva e não apenas sua:  Os bons hábitos de higiene e limpeza devem prevalecer em uma geladeira coletiva . Mas se você não tem bons hábitos de higiene e limpeza não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2- Armazene os seus alimentos em um espaço específico dentro da geladeira. Um alimento em cada canto, não: ok? Uma maçã em uma prateleira, um pote em outra e a garrafinha em outra: não é prático. Se todos os alimentos estiverem concentrados apenas em um canto da geladeira será mais fácil administrar a validade deles. 3 - Consuma apenas o que é seu!  Pode parecer estranho para alguns essa colocação mas para outros não! É muito comum uns consumirem os lanches dos outros sem permissão? Sim! Não deveria ser assim? Não! Mas sempre é tempo de aprender e ter atitudes melhores . Principalmente, na geladeira coletiva da empresa.  4 - Derramou algo? no mesmo momento: limpe. Cada um deve limpar

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras, por alguns motivos, são muito  importantes - aqui destaco dois deles: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira coletiva da empresa ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa maneira não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de trab

Geladeira coletiva da empresa: não deixe comida velha!

Assunto que pode parecer um pouco estranho para alguns - já para outros nem tanto! É muito comum, inclusive, as empresas abolirem a geladeira em virtude dos maus hábitos dos colaboradores. Se você é a pessoa que esquece comida dentro da geladeira e nunca mais lembra até criar mofo: anote na agenda uma vez por semana fazer uma limpa ou melhor tenha um dia especial para fazer a limpeza em seus alimentos. Quem sabe todas as sextas-feiras, assim, não fica comida ruim na geladeira no final de semana. A geladeira da empresa é um utensílio coletivo que deve ser tratado com educação e cuidado por todos. Deixar os alimentos envelhecerem dentro dela é o verdadeiro descaso com o resto dos colegas. Não espere que um colega lhe avise que tem algo ruim seu na geladeira. A responsabilidade por manter limpo o que usa é de cada um. Assuma as responsabilidades que são suas e evite estresses desnecessários com os colegas ou com os superiores. Ambiente coletivo todos devem ser colaborativos