Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Mailchimp intuitivo

Feliz Ano Velho - Aliança dos Blogs 7/12: Não Ficção


Sim, esse é um blog cujo tema principal é Planejamento e Gestão! Sim, você encontra por aqui diversas indicações de livros porque ler e se atualizar constantemente faz parte do cotidiano de quem trabalha com liderança. Mesmo para quem não trabalha com planejamento e gestão a leitura e atualização frequente é muito relevante para vida profissional. Por isso, participo de duas blogagens coletivas mensais e uma delas é esta. E ainda, para colaborar com você no final do texto vou deixar o link para que você possa adquirir o livro na Amazon.

Chegamos na nossa sétima postagem do ano. A Aliança dos Blogs é uma blogagem coletiva  que acontece uma vez por mês e para isso temos um tema para cada versão e o de Julho é:  Não ficção. Para essa edição escolhi: Feliz Ano Velho de Marcelo Rubens Paiva. Na contracapa do livro diz: Marcelo tocava guitarra, jogava futebol e estudava engenharia agrônoma. Aos vinte anos sofreu um acidente que o deixou paralítico. Feliz Ano Velho repensa sua vida. A aliança dos blogs é composta por quatro blogs queridos: o meu Danielle SVLeitor dos Sonhos, MãeLiteratura e Tom Dutra

Seguindo a contracapa do livro: Dizer que é um relato de vida comovente é fazer um pacto com o lugar comum. Mas e daí? Lugar comum também não pode ser uma imagem que bate fundo no coração de todos, que pega, pela emoção, cada um de nós? Que é comum a todos? Coisas da vida, da morte, do amor, quando narradas sem pieguice, são comoventes. Sem embargo do lugar comum. 

Feliz Ano Velho fez 40 anos de 2022 e foi um clássico dos anos 80. Inclusive, foi feito um filme baseado nele cujo nome é o mesmo do livro e com atores consagrados como: Malu Mader, Marco Nanini, Eva Wilma, Odion Wagner, Lisandra Souto, Betty Gofman e tantos outros. O livro é de fácil leitura e muito bom. 

O índice está dividido da seguinte forma (24º edição)

1. Prefácio - Luís Travassos

2. Biiiiiiin

3. Do lado de cá dos trilhos

4. UTI - Unidade de terapia intensiva

5. Hospital Paraíso, São Paulo

6. Apartamento

7. Uma paulista chamada avenida

8. Início de dezembro 1980



Acima os temas do ano de 2023 da nossa Aliança dos Blogs! Para que você possa nos acompanhar e sugerir títulos de livros. Qual livro eu devo ler esse ano? deixa nos comentários. Vou adorar saber sua sugestão.

Livro: Feliz Ano Velho
Autor: Marcelo Rubens Paiva
Editora: Brasiliense
Número de páginas: 229
Edição: 1983

Como prometi, abaixo segue o link da Amazon para que você possa adquirir o livro que citei acima. O blog é parceiro Amazon então quando você se inscreve e compra com meu link (clicando nos links que indico aqui no blog) apoia o conteúdo para que ele siga existindo cada vez mais e melhor:





Te convido a passar nos blogs amigos para conferir outros bons títulos sobre o tema:



"Quem acompanha o Leitor dos Sonhos sabe que eu realmente leio de tudo, inclusive livros de não ficção sobre os mais diversos assunto. E como este mês o tema da Aliança dos Blogs é justamente essa categoria de livros, resolvi trazer uma lista de indicações temática sobre eles."



"O tema deste mês é NÃO FICÇÃO, um tema que eu gosto muito e costumo intercalar com as leituras de ficção. Por isso selecionei cinco livros, da minhas leituras mais recentes, para apresentar para vocês. Vamos conferir?"



"Olá, gente amiga! O tema do mês para a nossa Aliança dos Blogs é NÃO FICÇÃO, e para isso eu trouxe um documentário muito curioso que vi um tempo atrás, eu diria inclusive que é um filme bom pra cachorro (mas para humanos também)!"





Posts Relacionados:




















Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

No Instagram: @svdanielle

No Facebook: @svdanielle (Descontos e informações)

No Facebook: @sobremarmita (Marmita: para levar para o trabalho e ou piquenique)

No Facebook: @dsegundamao (Sustentabilidade)

Bom trabalho!


Comentários

  1. Que interessante, Dani! Nunca tinha ouvido falar desse livro.

    ResponderExcluir
  2. Dani querida, ótima escolha! Eu li há 40 anos, aos 14! E até hoje lembro dele com muito carinho. Sou apaixonada pela escrota do Marcelo e li quase todos os seus livros. Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!
Felicidades!

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

  1 - Lembre que ela é coletiva e não apenas sua:  Os bons hábitos de higiene e limpeza devem prevalecer em uma geladeira coletiva . Mas se você não tem bons hábitos de higiene e limpeza não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2- Armazene os seus alimentos em um espaço específico dentro da geladeira. Um alimento em cada canto, não: ok? Uma maçã em uma prateleira, um pote em outra e a garrafinha em outra: não é prático. Se todos os alimentos estiverem concentrados apenas em um canto da geladeira será mais fácil administrar a validade deles. 3 - Consuma apenas o que é seu!  Pode parecer estranho para alguns essa colocação mas para outros não! É muito comum uns consumirem os lanches dos outros sem permissão? Sim! Não deveria ser assim? Não! Mas sempre é tempo de aprender e ter atitudes melhores . Principalmente, na geladeira coletiva da empresa.  4 - Derramou algo? no mesmo momento: limpe. Cada um deve limpar

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras, por alguns motivos, são muito  importantes - aqui destaco dois deles: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira coletiva da empresa ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa maneira não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de trab

Geladeira coletiva da empresa: não deixe comida velha!

Assunto que pode parecer um pouco estranho para alguns - já para outros nem tanto! É muito comum, inclusive, as empresas abolirem a geladeira em virtude dos maus hábitos dos colaboradores. Se você é a pessoa que esquece comida dentro da geladeira e nunca mais lembra até criar mofo: anote na agenda uma vez por semana fazer uma limpa ou melhor tenha um dia especial para fazer a limpeza em seus alimentos. Quem sabe todas as sextas-feiras, assim, não fica comida ruim na geladeira no final de semana. A geladeira da empresa é um utensílio coletivo que deve ser tratado com educação e cuidado por todos. Deixar os alimentos envelhecerem dentro dela é o verdadeiro descaso com o resto dos colegas. Não espere que um colega lhe avise que tem algo ruim seu na geladeira. A responsabilidade por manter limpo o que usa é de cada um. Assuma as responsabilidades que são suas e evite estresses desnecessários com os colegas ou com os superiores. Ambiente coletivo todos devem ser colaborativos