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Estilo participativo de gerenciamento


Estilo participativo de gerenciamento acontece quando o líder envolve a equipe no processo de tomada de decisão. Trazer a equipe para junto do ambiente de decisões colabora demais com o bom andamento das tarefas do cotidiano e por consequência dos resultados mensais e anuais. Estilo participativo de gestão é mais uma prática que pode ser exercitada por empreendedores ou setores de uma grande empresa pois essa prática pode, inclusive, ser uma vantagem competitiva por intermédio da gestão de pessoas. Abaixo destacarei um exemplo dentro do empreendedorismo mas a gestão colaborativa pode ser estendida à diversos tipos de equipe. No último parágrafo citarei algumas atividades para instituir o estilo de gerenciamento participativo.

No livro Empreendedorismo de Robert D. Hisrich, Michael P. Peters e Dean A. Shepherd os autores trazem a seguinte conclusão sobre o tema: Um estilo participativo de gerenciamento é aquele em que o empreendedor envolve outras pessoas no processo de tomada de decisão. Há diversas vantagens no uso desse estilo de gerenciamento quando uma empresa está crescendo. Primeiro, a complexidade da expansão de uma empresa e o gerenciamento da mudança aumentam as demandas de processamento de informações sobre o empreendedor. A participação de outras pessoas no processo de tomada de decisão é uma maneira de reduzir essas demandas. Segundo, gerentes e empregados altamente qualificados são recursos importantes que ajudam a propor novas alternativas de combate aos problemas atuais. Terceiro, ao participar do processo de tomada de decisão, os empregados ficam mais preparados e motivados para implementar o curso decidido de ações. Por último, na maioria das culturas, os empregados desfrutam da responsabilidade extra da tomada de decisão e de iniciativa. Nesse caso, um estilo participativo aumentará a satisfação no trabalho. 

Seguindo com os autores acima eles sugerem cinco atividades para implantar o gerenciamento participativo. 1. Estabelecer um espírito de equipe 2. Manter comunicação com os empregados 3. Fornecer avaliação (feedback) 4. Delegar responsabilidade para os outros e 5. Oferecer treinamento contínuo aos empregados. Nesse estilo de gerenciamento é importante que o gestor tenha facilidade em se comunicar e em ouvir de forma ativa. Escuta ativa é quando, durante o diálogo, o gestor volta toda a sua atenção para o interlocutor e assim consegue manter a conversa eficiente possibilitando compreender os apontamentos e observações do membro da equipe. Estilo participativo de gerenciamento: pode ser um grande desafio para quem não tem facilidade ou desenvoltura com a comunicação e com a escuta ativa.




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