Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Mailchimp intuitivo

Sobre: Análises, planejamento e gestão


Vamos permear um pouco por alguns detalhes do cotidiano desses três temas e ainda vou acrescentar equipe no meio de tudo isso. Para tal vou dividir em sete tópicos:

1) Analisar o trabalho que é feito: analisar é de suma importância para que se consiga melhorar os processos mas para analisar esses processos eles devem estar feitos e organizados. Quando o processo começa a ser desenhado já se pensa o que será analisado. Isso, de acordo com a estratégia de quem fez o planejamento.

2) Essas análises podem ser feitas em qualquer profissão? sim, devem! Analisar o que é feito para melhorar e atingir objetivos. Todo trabalho pode ser potencializado por intermédio de planejamento e gestão. Planejar não é uma perda de tempo! Bem pelo contrário: é um ganho de tempo. Se um projeto tem planejamento ele sai do âmbito do abstrato para ir ao concreto e virar ação.

3) Se o planejamento foi feito é possível ter o quê gerir com clareza. Com planejamento feito! Tem alguma parte do trabalho do gestor que não está coerente com o plano? É possível saber exatamente qual é, rever e melhorar. Todos os processos de execução serão baseados no plano que foi feito para atingir o objetivo.

4) Perceba a importância do planejamento e gestão andarem juntos ao longo do processo. Com o plano em mãos é possível contratar pessoas que executem o plano. Observe que aqui existe um grandioso "limbo". Pois quando não existe um plano bem feito e em detalhes. Não se sabe ao certo quais pessoas são necessárias para executar. Pode ser que sejam contratadas pessoas erradas ou que falte pessoas para concretizar. 

5) No caso desse "limbo" acontecer. É o que comumente vemos nas equipes: pessoas despreparadas, no cargo equivocado e/ou sobrecarregadas. Empresas que alcançam o objetivo desejado e crescem tem o plano traçado com riqueza de detalhes. E vão melhorando ele ao longo da jornada.  Pois é com esse plano que todo o resto vai acontecer em prol do objetivo.

6) Já ouviu a afirmação (dita, geralmente, em um sentido pejorativo): "não é pago para pensar e sim para executar"? Isso quer dizer: não foi contratado para o planejamento e sim para execução.  Essa afirmação pode ser avaliada por diferentes ângulos e perspectivas mas aqui vamos por uma delas, apenas. Se o chefe ou o líder tem um plano muito bem traçado com riqueza de detalhes: é bem claro que a equipe será contratada para executar esse plano e isso não tem nenhum demérito. Bem pelo contrário: que maravilha, uma pessoa ou uma equipe de sócios criou um negócio, traçou um plano e está contratando.

7) Porém, se o planejamento não foi feito ou não foi feito com riqueza de detalhes caímos naquele "limbo" . A pessoa foi contratada. Não sabe direito o que é para executar, faz perguntas mas as respostas não são claras, começa a executar por si e como acha que deve. Confusão feita! tudo em função da falta de planejamento ou da precariedade do planejamento. 

Nada impede de um gestor ou os gestores serem contratados para participar ou ajudar no planejamento. Também, pode ser enriquecedor mas esse assunto seguimos em próximo texto.










Posts Relacionados:


O que quer dizer planejamento e gestão?

Quem é Danielle SV?

BEDA (blog every day august) 2022

Dia específico para demandar tarefas de terceiros

Como fazer as coisas acontecerem



Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

No Instagram: @svdanielle

No Facebook: @svdanielle (Promoções e informações)

No Facebook: @sobremarmita (Receitas saudáveis, reflexões, produtos e livros)

No Facebook: @dsegundamao (Sustentabilidade)

Bom trabalho!


Participem, também, do BEDA: MãeLiteratura





 

Abaixo o banner da Stanley que é um anunciante aqui do blog. A Stanley é uma marca de produtos térmicos que oferece uma ampla gama de equipamentos de alta qualidade. São opções ideais para qualquer momento, seja no escritório ou em viagens de aventura. Há mais de 100 anos, o pilar da marca é o com nossos valores fundamentais: durabilidade, que temos e comprometimento. Os produtos são feitos para durar. Se é feito para durar tem tudo a ver aqui com o blog! Clica no banner e vai lá espiar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

  1 - Lembre que ela é coletiva e não apenas sua:  Os bons hábitos de higiene e limpeza devem prevalecer em uma geladeira coletiva . Mas se você não tem bons hábitos de higiene e limpeza não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2- Armazene os seus alimentos em um espaço específico dentro da geladeira. Um alimento em cada canto, não: ok? Uma maçã em uma prateleira, um pote em outra e a garrafinha em outra: não é prático. Se todos os alimentos estiverem concentrados apenas em um canto da geladeira será mais fácil administrar a validade deles. 3 - Consuma apenas o que é seu!  Pode parecer estranho para alguns essa colocação mas para outros não! É muito comum uns consumirem os lanches dos outros sem permissão? Sim! Não deveria ser assim? Não! Mas sempre é tempo de aprender e ter atitudes melhores . Principalmente, na geladeira coletiva da empresa.  4 - Derramou algo? no mesmo momento: limpe. Cada um deve limpar

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras, por alguns motivos, são muito  importantes - aqui destaco dois deles: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira coletiva da empresa ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa maneira não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de trab

Geladeira coletiva da empresa: não deixe comida velha!

Assunto que pode parecer um pouco estranho para alguns - já para outros nem tanto! É muito comum, inclusive, as empresas abolirem a geladeira em virtude dos maus hábitos dos colaboradores. Se você é a pessoa que esquece comida dentro da geladeira e nunca mais lembra até criar mofo: anote na agenda uma vez por semana fazer uma limpa ou melhor tenha um dia especial para fazer a limpeza em seus alimentos. Quem sabe todas as sextas-feiras, assim, não fica comida ruim na geladeira no final de semana. A geladeira da empresa é um utensílio coletivo que deve ser tratado com educação e cuidado por todos. Deixar os alimentos envelhecerem dentro dela é o verdadeiro descaso com o resto dos colegas. Não espere que um colega lhe avise que tem algo ruim seu na geladeira. A responsabilidade por manter limpo o que usa é de cada um. Assuma as responsabilidades que são suas e evite estresses desnecessários com os colegas ou com os superiores. Ambiente coletivo todos devem ser colaborativos