Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

A bagunça não é mais do que decisões adiadas

 

Sim, bagunça tem a ver com a falta de decisões! Não é nada fácil se dar conta de que decisões foram adiadas: a cada papel empilhado e a cada gaveta entulhada de coisas que nem se sabe porque estão ali. Pensar o que poderia ter sido feito, também, não levará a lugar algum. O pensamento é: o que posso fazer com essa bagunça a partir de hoje. Pense no presente e não no passado da bagunça.

Comece decidindo (dando fluxo) em pequenos espaços: uma pilha de papéis, uma gaveta, uma caixa pequena ou qualquer espaço de pequeno porte. Não resolva fazer tudo de uma única vez pois a probabilidade de abandonar o serviço pela metade é grande. Organizar bagunça é exercitar a tomada de decisão: o que será feito? como será feito? onde vou guardar? porque será guardado? para quem será doado? e assim as decisões vão sendo tomadas uma a uma. 

Para quem tem dificuldades com decisão é um ótimo exercício mas em doses pequenas todos os dias por um tempo pré determinado. Escolha, por exemplo, uma gaveta e coloque um prazo com data específica para iniciar e data específica para terminar. Uma gaveta em 5 dias: isso significa começar no dia 01.08 e terminar no dia 05.08, por exemplo. Organize em uma hora por dia pois para quem tem dificuldades com decisões será o suficiente para se cansar e querer adiar para o próximo dia. O importante é começar e observar como o planejamento das datas será importante para a gestão do trabalho naqueles 5 dias. Sim, porque você precisará organizar o fluxo de trabalho para servir em 5 dias e terminar a gaveta. Uma atitude simples, do cotidiano e que planejamento e gestão é o caminho.


Posts Relacionados:

Eu mando para todos os meus clientes

Aspirações e Empenho

Super simples mas nada simples

Disciplina: planejamento e gestão

Esmaltes e Livros 8/12 Bebidas - Livro da Adega



Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

No Instagram: @svdanielle

No Facebook: @svdanielle

No Facebook: @sobremarmita (Marmita: para levar para o trabalho e ou piquenique)

No Facebook: @dsegundamao (Sustentabilidade)

Bom trabalho!

Gosto muito de um cafezinho, principalmente, quando estou trabalhando e perto de papéis e eletrônicos é importante que o café esteja acondicionado em um recipiente com tampa. Abaixo o banner da Stanley que tem produtos de excelente qualidade para armazenar o café de todo dia.



Abaixo o banner da Stanley que é um anunciante aqui do blog. A Stanley é uma marca de produtos térmicos que oferece uma ampla gama de equipamentos de alta qualidade. São opções ideais para qualquer momento, seja no escritório ou em viagens de aventura. Há mais de 100 anos, o pilar da marca é o com nossos valores fundamentais: durabilidade, que temos e comprometimento. Os produtos são feitos para durar. Se é feito para durar tem tudo a ver aqui com o blog! Clica no banner e vai lá espiar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

A razão pela qual incluímos um guia como este em um blog focado em Educação Estratégica e Gerencial é que a organização e o respeito ao espaço coletivo são aspectos essenciais em qualquer ambiente de trabalho. Bons hábitos e práticas de convivência podem influenciar significativamente a produtividade e a harmonia entre as equipes, refletindo diretamente na eficácia gerencial e no sucesso organizacional.  Assim, mesmo dicas como o uso adequado da geladeira coletiva contribuem para um ambiente de trabalho mais eficiente e colaborativo, alinhando-se perfeitamente com os princípios da Educação estratégica e gerencial que promovemos. 1. Lembre-se: a geladeira é coletiva, não apenas sua Bons hábitos de higiene e limpeza são essenciais em uma geladeira compartilhada. Mas se você ainda não tem, não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2. Armazene seus alimentos em um espaço específico Colocar uma maça em uma pratel...

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

🕒  Tempo de leitura: de 4 a 5 minutos  - Você tem uma geladeira coletiva na empresa e está se perguntando se precisa de regras? Sim, precisa - e não apenas por questões de organização, mas por respeito à convivência e à cultura da empresa.   Regras são fundamentais por pelo menos dois motivos principais:  1. A cultura da empresa deve estar presente em todos os espaços.  Ambientes compartilhados, como a cozinha e a geladeira, também refletem os valores da organização. Regras claras e visíveis reforçam comportamentos desejados e mostram que o cuidado com o coletivo está em todos os detalhes. 2. Toda atividade coletiva exige normas para funcionar bem. Quando várias pessoas utilizam o mesmo espaço, é essencial que haja orientações prévias sobre como se comportar. Preferencialmente, essas regras devem ser comunicadas antes do "jogo começar", para que todos saibam o que é esperado e possam contribuir com o bom uso do ambiente.  📌Uma sugestão prática: ter um Gui...

Não seja leva e traz!

Situação muito mais comum do que se imagina é a do " leva e traz" . Mas o que significa uma pessoa "leva e traz"? é o colega de trabalho que não se sente um fofoqueiro (mas é) e entende que contando assuntos que sabe é uma forma de alertar ou mesmo "ajudar" os colegas de trabalho . Essa pessoa gosta, geralmente, de manipular os outros por intermédio da informação privilegiada. Fique atento com esse colega pois, muitas vezes, ele está disposto a levar e trazer um assunto desnecessário. Dificilmente ele está concentrado em seu trabalho e sabe tudo que acontece com os outros dentro da empresa. Lamentavelmente, alguns líderes têm essa pessoa como "pessoa de confiança" mal sabem eles que esse colaborador (que não colabora de forma nenhuma) leva e traz informações inclusive do chefe e da empresa . Ele não poupa ninguém. Se você tem um colega que com frequência conta histórias que soube de outros colegas ou do chefe: desconfie! pois ele nã...