Sim, bagunça tem a ver com a falta de decisões! Não é nada fácil se dar conta de que decisões foram adiadas: a cada papel empilhado e a cada gaveta entulhada de coisas que nem se sabe porque estão ali. Pensar o que poderia ter sido feito, também, não levará a lugar algum. O pensamento é: o que posso fazer com essa bagunça a partir de hoje. Pense no presente e não no passado da bagunça.
Comece decidindo (dando fluxo) em pequenos espaços: uma pilha de papéis, uma gaveta, uma caixa pequena ou qualquer espaço de pequeno porte. Não resolva fazer tudo de uma única vez pois a probabilidade de abandonar o serviço pela metade é grande. Organizar bagunça é exercitar a tomada de decisão: o que será feito? como será feito? onde vou guardar? porque será guardado? para quem será doado? e assim as decisões vão sendo tomadas uma a uma.
Para quem tem dificuldades com decisão é um ótimo exercício mas em doses pequenas todos os dias por um tempo pré determinado. Escolha, por exemplo, uma gaveta e coloque um prazo com data específica para iniciar e data específica para terminar. Uma gaveta em 5 dias: isso significa começar no dia 01.08 e terminar no dia 05.08, por exemplo. Organize em uma hora por dia pois para quem tem dificuldades com decisões será o suficiente para se cansar e querer adiar para o próximo dia. O importante é começar e observar como o planejamento das datas será importante para a gestão do trabalho naqueles 5 dias. Sim, porque você precisará organizar o fluxo de trabalho para servir em 5 dias e terminar a gaveta. Uma atitude simples, do cotidiano e que planejamento e gestão é o caminho.
Posts Relacionados:
Eu mando para todos os meus clientes
Super simples mas nada simples
Disciplina: planejamento e gestão
Esmaltes e Livros 8/12 Bebidas - Livro da Adega
Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?
No Instagram: @svdanielle
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!
Felicidades!