Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Mailchimp intuitivo

Vinho Branco: o prazer é todo seu: 100 fichas de degustação para você preencher

     

Sim, esse é um blog cujo tema principal é Planejamento e Gestão! Sim, você encontra por aqui mais de uma centena de indicações de livros porque ler e se atualizar constantemente faz parte do cotidiano de quem trabalha com liderança. Mesmo para quem não trabalha com planejamento e gestão a leitura e atualização frequente é muito relevante para vida profissional. Ler diversos e diferentes temas colabora com a visão ampla tão importante para tomada de decisão.

Um ponto forte desse livro é que ele ensina um pouquinho de cada tipo de uva e com qual tipo de comida elas combinam. Ensina, também, alguns detalhes de degustação para que se possa usar as 100 fichas de anotações disponíveis que vem no livro. É um livro com 175 páginas, que aborda de forma direta e objetiva o assunto.


Contracapa: Terceiro volume de uma série de obras bem objetivas, este é um livro para o registro metódico do delicioso exercício da degustação.

Para essa prazerosa prática, Sérgio Inglez de Sousa, renomado enófilo, lança seu novo trabalho: um roteiro facilitador de degustação de vinhos brancos para uma apreciação completa da bebida. Degustar um vinho branco é um deleite que pode ser ampliado à medida que se desenvolve a memória gustativa pessoal. Cem fichas cuidadosamente elaboradas, que serão preenchidas pelo leitor, permitem a iniciantes e iniciados organizarem seu próprio banco de dados.

A parte inicial do livro oferece as bases conceituais para que o leitor possa conduzir bem cada degustação. A instituição dessa padronização, pela construção da memória gustativa, constitui uma fonte de consulta que possibilita ao degustar acompanhar seu desenvolvimento sensorial, e deliciar-se muito mais a cada nova - ou renovada - experiência.

Uma dica para você usar o livro: esse livro é um sucesso para uma descontração com amigos. Imprimir mais fichas, escolher um vinho, combinar com um dos pratos e fazer as anotações nas fichas. Nada profissional, é claro! Apenas mais um motivo para confraternização com os amigos! 


Sumário

1. Depende só de você
Entenda a degustação
Escolha um ambiente propício

2. O que é importante saber
Nas videiras, a qualidade da uva
Na uva, a qualidade do vinho
Principais uvas e seus vinhos brancos
Sauvignon Blanc
Chardonnay
Chein Blanc
Sémillon
Riesling do Reno
Gewürztraminer 
Riesling Itálico
Trebbiano
Viognier
Pinot Gris (Pinot Grigio)
Moscato Bianco
Silvaner 
Malvasia de Cândia
Müller - Thurgau
Pinot Blanc
Grüner Veltliner
Torrontés
Arinto
Os rótulos revelam quase tudo
O enólogo e os vinhos brancos
Vinho branco e o carvalho
Vinhos brancos orgânicos
Vinho Kosher

3. Tirando o máximo dos brancos
O prazer da abertura da garrafa
Temperatura e serviço do vinho branco
Cálices acentuam o prazer

4. Ritual simples para dominar a degustação: ficha de anotações
Primeira parte
Campos a preencher com a leitura do rótulo
Segunda parte 
Degustação, registrando suas impressões e dando notas
Impressões visuais
Impressões olfativas
Natureza dos aromas
Impressões gustativas (sabores do vinho branco)

5. Criando sua cultura própria
Exemplos de preenchimento das fichas

6. Caderno de exercícios para seu autodesenvolvimento

7. Vinhês - a linguagem do vinho 



Sobre o autor: Sérgio Inglez de Souza é diretor da Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho; Secretário - Geral da Associação Brasileira dos Jornalistas e Escritores de Vinho - ABJEV; fundador e conselheiro do Insituto Paulista de Vitivinicultura SPVINHO. Ministra cursos, palestras e painéis sobre vinho, treinamento em restaurantes e lojas especializados. Coordena eventos e degustações com harmonização enogastronômica. Presta assessoria de planejamento empresarial, marketing e lançamentos para importadoras e vinícolas. É autor dos livros Vinho tinto - o prazer é todo seu (Marco Zero), Espumante - o prazer é todo seu (Marco Zero) e Vinho - aprenda a degustar (Ed. Market Press). 

Colunista e articulista das revistas Vinho Magazine, Vinho & Cia., Bon Vivant, Manual do Churrasco, Miscellaneous Mulher, escreve também para outros veículos da mídia impressa, bem como para sites diversos. Pelo trabalho na imprensa em prol do vinho foi agraciado com o Troféu Vitis 2002, da Associação Brasileira de Enologia - ABE. Participa de painéis de degustação da revista Vinho Maganize, da Hyatt Wine Awards, da ABE e da SBAV entre outros. 

Sérgio Inglez de Souza é antes de mais nada um amante do vinho, tendo realizado muitos estágios, cursos, palestras e visitas técnicas a vinícolas e entidades vitivinícolas dos principais países da América, Europa, África e Oceania. É também engenheiro pela Universidade Federal do Paraná. 



Livro - Vinho branco: o prazer é todo seu: 100 fichas de degustação para você preencher 
Autor: Sérgio Inglez de Souza
Editora: Marco Zero
Número de páginas: 175
ISBN: 85-279-0401-2
Edição: 2006





Post Relacionado:










abia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:



Abaixo o banner da Baggio Café que é um anunciante aqui do blog. Desde 1886 produzem o café brasileiro para você. São milhares de sacas ao ano, de fazendas espalhadas por São Paulo, Paraná e sul de Minas Gerais. A empresa utiliza um delicado processo para torrar grãos produzidos nessas fazendas a fim de transformá-los no saboroso e diferenciado café gourmet que chega até a sua mesa. A Baggio Café é reconhecida e premiada – no Brasil e exterior - pela qualidade de seus produtos e processos. Aliam tradição secular com a busca por novas tecnologias priorizando a qualidade da maior paixão: o café .Clica no banner e fique por dentro dos maravilhosos cafés!

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

  1 - Lembre que ela é coletiva e não apenas sua:  Os bons hábitos de higiene e limpeza devem prevalecer em uma geladeira coletiva . Mas se você não tem bons hábitos de higiene e limpeza não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2- Armazene os seus alimentos em um espaço específico dentro da geladeira. Um alimento em cada canto, não: ok? Uma maçã em uma prateleira, um pote em outra e a garrafinha em outra: não é prático. Se todos os alimentos estiverem concentrados apenas em um canto da geladeira será mais fácil administrar a validade deles. 3 - Consuma apenas o que é seu!  Pode parecer estranho para alguns essa colocação mas para outros não! É muito comum uns consumirem os lanches dos outros sem permissão? Sim! Não deveria ser assim? Não! Mas sempre é tempo de aprender e ter atitudes melhores . Principalmente, na geladeira coletiva da empresa.  4 - Derramou algo? no mesmo momento: limpe. Cada um deve limpar

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras, por alguns motivos, são muito  importantes - aqui destaco dois deles: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira coletiva da empresa ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa maneira não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de trab

Como resolver um problema?

As vezes resolver problemas não é nada fácil! O mais importante é focar na solução pois o problema  existe. Então fiz quatro folhas (planners) para ajudar você a ponderar as possíveis soluções e ver qual será a mais acertada para aquele momento de vida.  Todas as folhas estão disponíveis para impressão só clicar nos títulos: 1) Folha 1 a) Preencha seu nome e data do dia.  b) Título do Problema: escreva o nome que você deu para esse problema. c) Resumo do Problema: escreva brevemente o que está acontecendo.  d) Possível Solução 1: Descreva a primeira forma de solucionar o problema que você pensou. e) A favor (prós) da solução 1: Relacione todos os pontos que são favoráveis a essa decisão. f) Contras da solução 1: Relacione todos os ponto que são desfavoráveis a essa decisão. g) A solução 1 atende ou não as minhas expectativas? por quê?: Compare os prós e contras e faça uma observação crítica dos dois e reflita qual o que mais atende a suas expectativas.