Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Mailchimp intuitivo

Autogerenciamento: Ser voltada para solução por intermédio do autogerencimento e como isso interfere em uma liderança sadia?


No momento em que essa Live foi ao ar: estou participante ativa do Grupo Mulheres do Brasil - como uma das líderes do comitê 80 em 8 Porto Alegre junto com Janaína Lima. Esse texto de hoje foi a minha participação online no evento de maio do comitê via Facebook do Mulheres do Brasil Porto Alegre. Se você não assistiu clica aqui para acompanhar: Mesa Redonda Autogerenciamento.


Autogerenciamento - é a capacidade de gerenciar a si sem a necessidade de um comando de outra pessoa ou instruções. Eu acredito em desenvolvimento e que os profissionais podem desenvolver habilidades e podem ficar um pouco melhor todos os dias por intermédio do treinamento contínuo. Quando se é funcionário e tem um líder de fato ele pensa constantemente em como pode colaborar para  aprimoramento e o desenvolvimento de cada colaborador. Demanda as tarefas certas das pessoas certas e essa ação é de extrema relevância para o colaborador. Porém, alguns profissionais desejam ser tomar rédeas de sua vida profissional e passam a precisar da habilidade de autogerenciamento pois ela é necessária para concretizar objetivos. Isso quer dizer: o autogerenciamento é fundamental para os resultados que se deseja alcançar. Um livro que fala sobre propósito e eu indicaria nessa etapa  é Ikigai

Autoconhecimento é a primeira etapa para um autogerenciamento de qualidade. Primeiro é preciso conscientizar os pontos que podem ser melhorados em si para depois começar a trabalhar um por um com dedicação e constância. Durante o autoconhecimento é possível observar o poder da autorresponsabililidade, disciplina e constância. Nessa etapa eu indico para auxiliar nessa etapa o livro: A mente vencendo o humor.

Após começar essa jornada de autoconhecimento e entendermos qual a prioridade da vida em um determinado momento é possível começar o autogerenciamento de qualidade. Observar qual a visão que temos sobre: vida profissional, vida privada ,cobranças internas e externas. Observando esse tripé dentro do autoconhecimento é possível listar as tarefas importantes e possíveis para o próprio desempenho. Após entender como e quais são essas tarefas assim como você lida com as cobranças internas e externas começará a próxima etapa do autogerenciamento.

O que dessas tarefas são de emergência (solução imediata) e Urgência (atendimento a curto prazo). Entendido essa etapa? passamos para a próxima: planejamento (curto, médio e longo prazo). Quando a pessoa chega nessa etapa é possível ser um líder de fato isso quer dizer: está pronto para colaborar com a função de cada colaborador visando o desenvolvimento e os resultados da vida profissional. Com o autogerenciamento ela consegue dar atenção de qualidade para cada etapa em seu tempo e por isso passa a ter uma liderança voltada para solução de forma sadia e calcada em resultados possíveis e palpáveis. 

"A mensagem de High Flyers" diz ele, "é que a capacidade de liderança pode ser aprendida, que a criação de um contexto que apoia o desenvolvimento do talento pode se tornar uma fonte de vantagem competitiva e que o próprio desenvolvimento de líderes é uma responsabilidade da liderança." - Livro: Mindset





Posts Relacionados:

Recomece quantas vezes forem necessárias

Livro: Minset

Retrospectiva profissional

Avaliando minha vida profissional

Orgulho de ser um bom profissional



Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Instagram: @svdanielle

Facebook: @svdanielle (Descontos e informações)

Tik Tok: @sv.danielle

Facebook: @sobremarmita (Marmita: para levar para o trabalho e ou piquenique)

Facebook: @dsegundamao (Sustentabilidade)

Bom trabalho!


Abaixo banner da evino que é um anunciante aqui do blog. Se você gosta de vinhos assim como nós: vai gostar de ver a variedade de rótulos que a evino oferece. Clica no banner e vai ver!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

  1 - Lembre que ela é coletiva e não apenas sua:  Os bons hábitos de higiene e limpeza devem prevalecer em uma geladeira coletiva . Mas se você não tem bons hábitos de higiene e limpeza não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2- Armazene os seus alimentos em um espaço específico dentro da geladeira. Um alimento em cada canto, não: ok? Uma maçã em uma prateleira, um pote em outra e a garrafinha em outra: não é prático. Se todos os alimentos estiverem concentrados apenas em um canto da geladeira será mais fácil administrar a validade deles. 3 - Consuma apenas o que é seu!  Pode parecer estranho para alguns essa colocação mas para outros não! É muito comum uns consumirem os lanches dos outros sem permissão? Sim! Não deveria ser assim? Não! Mas sempre é tempo de aprender e ter atitudes melhores . Principalmente, na geladeira coletiva da empresa.  4 - Derramou algo? no mesmo momento: limpe. Cada um deve limpar

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras, por alguns motivos, são muito  importantes - aqui destaco dois deles: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira coletiva da empresa ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa maneira não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de trab

Como resolver um problema?

As vezes resolver problemas não é nada fácil! O mais importante é focar na solução pois o problema  existe. Então fiz quatro folhas (planners) para ajudar você a ponderar as possíveis soluções e ver qual será a mais acertada para aquele momento de vida.  Todas as folhas estão disponíveis para impressão só clicar nos títulos: 1) Folha 1 a) Preencha seu nome e data do dia.  b) Título do Problema: escreva o nome que você deu para esse problema. c) Resumo do Problema: escreva brevemente o que está acontecendo.  d) Possível Solução 1: Descreva a primeira forma de solucionar o problema que você pensou. e) A favor (prós) da solução 1: Relacione todos os pontos que são favoráveis a essa decisão. f) Contras da solução 1: Relacione todos os ponto que são desfavoráveis a essa decisão. g) A solução 1 atende ou não as minhas expectativas? por quê?: Compare os prós e contras e faça uma observação crítica dos dois e reflita qual o que mais atende a suas expectativas.