Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Mailchimp intuitivo

O que é ser um amador? (Material de apoio exclusivo na Loja)


Algumas frases comuns: "que trabalho de amador", "nossa! que amadorismo", "não consegue fazer porque é um amador", "o amadorismo não deixa as pessoas evoluírem" etc. Mas o que é ser um amador? é aquele que não domina a atividade para qual se propôs. Isso quer dizer: a pessoa entende mas superficialmente da atividade que escolheu. Porque muitas pessoas seguem amadoras? porque não fazem uma autocrítica em relação ao seu trabalho e acabam não treinando as habilidades necessárias para desenvolver. No livro "A sorte segue a coragem!" de Mario Sergio Cortella ele diz: Por isso, carreira é um processo, até o término da vida, lembrando que carreira não se dá só no emprego, sendo também o modo como "pela vida corro e percorro". 



Ir em busca de autoconhecimento é um ponto comum para toda pessoa que deseja deixar o amadorismo de lado e ser um profissional. Principalmente, olhar para si e observar o que não está bom e ir atrás de melhorar: menos comparações ajuda bastante nesse processo. Colocar menos a culpa nos outros também colabora deveras - frases comuns de quem coloca a culpa nos outros ao invés de olhar para si: "aquele cliente é muito chato", "muito detalhista", "sempre procurando pelos em ovos", "não sabe fazer e quer dar ordens" etc. Lembre: não temos gerência sobre a vida e nem o pensamento dos outros - podemos olhar para nós mesmos e melhorar sempre. Dê o melhor de si! O autoconhecimento é de extrema relevância para quem deseja ir de encontro ao desenvolvimento.

Para que você possa fazer essa auto avaliação profissional é importante refletir e desenvolver: características pessoais, características profissionais, características interpessoais e características técnicas. Quando você pensar em desenvolvimento lembre de fazer um plano de ação para que possa concretizar e que esteja escrito com data para começar e para terminar. Na loja, está o material de apoio que fiz exclusivo para que você possa exercitar a autoavaliação profissional e fazer o plano de ação baseado em suas reflexões e em melhoria contínua. O material consiste em três folhas em formato PDF. Se tiveres dúvidas ou apontamentos: escreva nos comentários.






Posts Relacionados:










Material de Apoio do texto: "O que é ser um amado?"




     Abaixo tem mais sobre o tema "amador" - clica no banner






Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:



Abaixo o banner da Baggio Café que é um anunciante aqui do blog. Desde 1886 produzem o café brasileiro para você. São milhares de sacas ao ano, de fazendas espalhadas por São Paulo, Paraná e sul de Minas Gerais. A empresa utiliza um delicado processo para torrar grãos produzidos nessas fazendas a fim de transformá-los no saboroso e diferenciado café gourmet que chega até a sua mesa. A Baggio Café é reconhecida e premiada – no Brasil e exterior - pela qualidade de seus produtos e processos. Aliam tradição secular com a busca por novas tecnologias priorizando a qualidade da maior paixão: o café .Clica no banner e fique por dentro dos maravilhosos cafés!

Comentários

  1. Amei o texto e o conceito, é muito bacana entender que todo mundo algum dia vai ser amador ou já foi, até ter experiência e definição no assunto a ser elaborado. Mas, precisamos sempre dá o nosso melhor e fazer o nosso máximo pra cada vez aprender e saber passar o nosso conhecimento.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz que você gostou do texto Vanessa! Sim, o mais importante é darmos o nosso melhor ao longo da jornada profissional. Beijos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!
Felicidades!

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

  1 - Lembre que ela é coletiva e não apenas sua:  Os bons hábitos de higiene e limpeza devem prevalecer em uma geladeira coletiva . Mas se você não tem bons hábitos de higiene e limpeza não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2- Armazene os seus alimentos em um espaço específico dentro da geladeira. Um alimento em cada canto, não: ok? Uma maçã em uma prateleira, um pote em outra e a garrafinha em outra: não é prático. Se todos os alimentos estiverem concentrados apenas em um canto da geladeira será mais fácil administrar a validade deles. 3 - Consuma apenas o que é seu!  Pode parecer estranho para alguns essa colocação mas para outros não! É muito comum uns consumirem os lanches dos outros sem permissão? Sim! Não deveria ser assim? Não! Mas sempre é tempo de aprender e ter atitudes melhores . Principalmente, na geladeira coletiva da empresa.  4 - Derramou algo? no mesmo momento: limpe. Cada um deve limpar

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras, por alguns motivos, são muito  importantes - aqui destaco dois deles: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira coletiva da empresa ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa maneira não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de trab

Como resolver um problema?

As vezes resolver problemas não é nada fácil! O mais importante é focar na solução pois o problema  existe. Então fiz quatro folhas (planners) para ajudar você a ponderar as possíveis soluções e ver qual será a mais acertada para aquele momento de vida.  Todas as folhas estão disponíveis para impressão só clicar nos títulos: 1) Folha 1 a) Preencha seu nome e data do dia.  b) Título do Problema: escreva o nome que você deu para esse problema. c) Resumo do Problema: escreva brevemente o que está acontecendo.  d) Possível Solução 1: Descreva a primeira forma de solucionar o problema que você pensou. e) A favor (prós) da solução 1: Relacione todos os pontos que são favoráveis a essa decisão. f) Contras da solução 1: Relacione todos os ponto que são desfavoráveis a essa decisão. g) A solução 1 atende ou não as minhas expectativas? por quê?: Compare os prós e contras e faça uma observação crítica dos dois e reflita qual o que mais atende a suas expectativas.